Premiação

Fetrans premia dez empresas de transporte do Ceará com troféu Melhoria da Qualidade do Ar

Por Redação

14/07/2025 16h19

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Entidade também homenageou o atual presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Romeu Aldigueri, com comenda “Destaque Ambiental”

Na tarde da última quarta-feira (9), foram anunciadas, na sede da Federação dos Transportes (Fetrans), as empresas vencedoras da 22ª edição do Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar (PMQA), promovido pela Fetrans, por meio do Programa Despoluir. O objetivo é incentivar, reconhecer e divulgar as ações e os projetos de empresas do transporte alinhadas com a agenda ESG (Ambiental, Social e Governança), sobretudo aquelas engajadas na redução da emissão de gases poluentes e demais impactos da atividade.

Na premiação principal, o Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar contou com 39 empresas concorrentes nesta edição. No Ceará, dez delas foram reconhecidas nas categorias Prata, Ouro e Diamante. Confira abaixo as empresas vencedoras do Ceará – aquelas que mais se destacaram ao longo do último ano em ações e projetos desenvolvidos nas áreas social, ambiental e de governança:

  • Categoria Prata
  • Auto Viação Fortaleza
  • Viação Princesa dos Inhamuns
  • Termaco Terminais Marítimos

  • Categoria Ouro
  • Auto Viação São José
  • Transportes Urbanos Aliança
  • Viação Urbana
  • Daniel Transportes

  • Categoria Diamante
  • Auto Viação Dragão do Mar
  • Expresso Guanabara
  • Organizações Guimarães

Para Mário Albuquerque, presidente em exercício da Fetrans, o PMQA não apenas premia projetos transformadores, mas também contribui diretamente para a construção de um setor mais consciente, inovador e comprometido com a sustentabilidade. “O transporte tem tido um papel muito importante nesse contexto, por isso não é possível discutir a Agenda ESG sem incluir o transporte como agente estratégico dessa transição. A atuação de cada organização é capaz de impactar diretamente não apenas a qualidade do ar, mas também a qualidade de vida das pessoas. E esse prêmio nos lembra que é possível e necessário fazer diferente”, comemorou.

Homenagem a Romeu Aldigueri

O evento que reuniu representantes de empresas do setor de transportes e de sindicatos filiados, além da diretoria da Federação, autoridades, especialistas e convidados, também homenageou o deputado estadual Romeu Aldigueri. O atual presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, com a comenda Destaque Ambiental, direcionada a líderes de diversos setores produtivos que, por meio do legado de suas carreiras e de suas organizações, contribuem para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“Quando a gente tem um Prêmio que está reconhecendo empresas, premiando servidores e colaboradores que querem efetividade e mostrando que cada uma delas está colocando o tijolinho na construção de uma sociedade melhor, isso é motivo de orgulho e sinal que nós estamos efetivamente tentando fazer a coisa certa. Eu, enquanto deputado, graças à boa vontade da maioria da população cearense, pela segunda vez, estou aqui para servir a população cearense. E agora, com a responsabilidade maior de estar como presidente da Assembleia, também estou tentando fazer parte dessa nossa construção”, afirmou Aldigueri.

O presidente do poder legislativo do Ceará falou ainda sobre a importância de criar organismos ambientais municipais que “existam de verdade, que sejam respeitados e considerados”:

“É muito importante, cada vez mais, criarmos mecanismos para efetivar secretarias municipais de meio ambiente, conselhos municipais de meio ambiente, deliberativos, paritários, portais municipais de licenciamento e fiscalização ambiental, para que cada munícipe saiba o que está acontecendo no seu município. É importante que a gente dê vazão a isso e que o município seja verdadeiro e participe disso. Que possamos fazer novos projetos, novas parcerias, novas legislações que possam conservar, proteger o meio ambiente e, principalmente, proteger a vida humana, proteger os 9 milhões de cearenses.”