Criado pela G Marketing, produzido pela Terravista Filmes e parte integrante da estratégia de comunicação da Engaja para o digital, o vídeo disparou entre os mais acessados do país na categoria de filme institucional no Youtube
O Grupo Edson Queiroz iniciou em 2020 o fortalecimento da imagem do conglomerado empresarial cearense que reúne 15 empresas, em 6 negócios, e mais de 10 mil colaboradores por todo o país, já pensando em celebrar o seu aniversário de 70 anos. Para isso, o filme institucional criado pela G Marketing e produzido pela Terravista Filmes narra o pioneirismo do industrial Edson Queiroz e a administração das gerações que o sucederam até os dias atuais.
Com imagens captadas nas filiais do GEQ e das pessoas que escrevem essa trajetória de sucesso, o projeto ainda marcou o pontapé para o “Ideal 2025: planejamento estratégico do Grupo Edson Queiroz para os próximos 5 anos”, uma iniciativa de alinhamento dos objetivos dos negócios nos mais diferentes segmentos de atuação em torno de um objetivo comum.
Publicado em 31 de janeiro de 2020 no Youtube, o filme garantiu posição de destaque entre as produções institucionais das empresas brasileiras em um pouco mais de um ano e meio de exibição.
“O vídeo institucional com maior número de visualizações no YouTube foi criado por nós da G Marketing. Se fosse Cannes, éramos Leão de Ouro”, comemora Carlos Gama, diretor da agência G Marketing Comunicação. Para o gestor, o grande diferencial é o storytelling desenvolvido ao redor da vida e obra do empresário Edson Queiroz. Foram dois anos de produção e 6 meses gravando nas unidades do Grupo Edson Queiroz por todo o Brasil.
Nos bastidores, a grandiosidade do projeto garantiu outro surpreendente número: em uma linha reta, o percurso feito em ônibus pela caravana das gravações poderia ligar Fortaleza a Roma. “Estamos falando de uma trajetória encantadora. Conseguimos imprimir emoção na narrativa, apesar de remontar uma história empresarial. Além disso, o roteiro garantiu um ar atemporal, contando sobre a formação das empresas sem datar números e dados no off. Desse filme, derivaram também outros vídeos institucionais menores para cada negócio do GEQ, aprofundando essa linha do tempo”, ressalta Carlos Gama sobre a concepção do filme.
Em comparação, temos:
Grupo J. Macêdo – 5.360 visualizações – publicação em 6 de outubro de 2014
(99) J. Macedo – Filme institucional 75 anos – YouTube
Todeschini – 89.586 visualizações – publicação em 24 de abril de 2017
(99) Vídeo Institucional Todeschini – YouTube
Vale do Rio Doce – 18.519 visualizações – publicação em 29 de dezembro de 2017
(99) Institucional Vale do Rio Doce – YouTube
Tramontina – 25.403 visualizações – publicação em 8 de janeiro de 2018
(99) Conheça nossa fábrica Farroupilha | Tramontina – YouTube
XP Investimentos – 161.328 visualizações – publicação em 21 de março de 2019
Enel Brasil – 1.985 visualizações 2 de ago. de 2019
(99) Vídeo Institucional Enel X Whats Your Power 2019 – YouTube
Votorantim – 1.732 visualizações – publicação em 26 de setembro de 2019
(99) Somos Votorantim – YouTube
- Dias Branco – 11 933 visualizações – publicação em 13 de junho de 2019
(99) Conheça a M. Dias Branco – YouTube
Para entender a dimensão da visibilidade da marca Grupo Edson Queiroz neste vídeo, podemos exemplificar com uma campanha da Apple, veiculada há 7 anos, que alcança hoje o número de 850.103 visualizações, somente um pouco mais de views do que o filme do GEQ em um período bem maior de tempo de circulação.
Apple Diversity — Inclusion inspires innovation – 850.103 visualizações – publicação em 02 de setembro de 2014 :
Estratégia de comunicação
Em 2019, o Grupo Edson Queiroz passou a investir em Talent Acquisition e Employer Branding no LinkedIn. No mesmo ano, conquistou resultados impressionantes: foram mais de 200 mil fãs na company page do Grupo no LinkedIn, com cerca de 30 mil visualizações por mês. O impacto garantiu o LinkedIn Talent Awards 2019, prêmio que destaca as empresas com os melhores resultados na maior plataforma profissional do mundo.
O GEQ concorreu na categoria Rising Star, que revela as empresas com desempenho promissor nos quesitos de utilização das ferramentas de soluções da rede social para recrutamento e contratação de novos talentos e employer branding, com até um ano de parceria com a plataforma. Em um universo de 1200 empresas concorrentes em todo o país, o Grupo foi o único representante do Nordeste.
O esforço de trazer ao GEQ a reputação de marca empregadora querida pelo público é um dos fatores que impulsionou a visualização do filme institucional, que foi divulgado na Company Page e extremamente compartilhado pelos colaboradores. Por meio de uma produção de conteúdo relevante, de valor e com recorrência a rede conseguiu engajar os seguidores de forma surpreendente. À época, a Engaja Comunicação era responsável pela produção de conteúdo da marca no ambiente digital.