Focados em facilitar suas vidas financeiras brasileiros realizam o download de aplicativos de fintech
Segundo um ranking produzido pela FinTech Global, os brasileiros realizaram, em 2021, mais de 20 milhões de downloads de aplicativos de fintech. O termo ‘fintech’ está relacionado a empresas ou startups que desenvolvem produtos financeiros totalmente digitais que agrupam finanças com tecnologia. Esses aplicativos oferecem ao usuário a facilidade de fazer desde pagamentos até um empréstimo por meio do celular, conquistando o espaço nos smartphones de brasileiros que preferem obter essas soluções financeiras disponíveis na palma da mão.
Em fevereiro de 2016, os aplicativos de bancos digitais não configuravam nem 10% dos downloads dos brasileiros, hoje correspondem a 48%. O crescimento veio com o aumento do uso de smartphones pelos brasileiros e pela maior facilidade no uso desses aplicativos.
Apesar da facilidade de acesso, é necessário garantir a segurança do uso dessas plataformas. Para isso, os bancos físicos e digitais têm investido em alternativas que garantem ao cliente a possibilidade de utilizar os aplicativos com a segurança como prioridade.
Diante disso, no ranking é possível concluir a preferência de escolha dos brasileiros:
- Nubank
Em primeiro lugar está a Nubank com 25,8 milhões de downloads. Pioneira no mercado, a startup brasileira foi fundada em 6 de maio de 2013 por David Vélez, Edward Wible e Cristina Junqueira focada no segmento financeiro.
- Pic Pay
O Pic Pay soma 21,9 milhões de downloads e está em segundo lugar. O aplicativo brasileiro é um mix de rede social com uma carteira digital e possui mais de 60 milhões de usuários.
- C6bank
Em terceiro lugar, o C6bank conquistou 14,9 milhões de downloads e existe desde março de 2018 criado por Marcelo Kalim, Carlos Fonseca, Leandro Torres e Marcelo Calicchio.
- Mercado Pago
Com 14,3 milhões de downloads, o Mercado Pago surgiu como um facilitador de pagamentos dentro do Mercado Livre e se transformou em um banco com quase 20 milhões de clientes ativos.
- Iti Itaú
Em quinto lugar, Iti Itaú é um aplicativo para transferir valores de maneira fácil e barata e soma 14 milhões de downloads pelos brasileiros.
- PagBank
Conquistando a sexta posição com 13,9 milhões de downloads, o Pagbank foi criado em 2019 e serve para o usuário uma conta digital que presta uma variedade de serviços bancários.
- Serasa
O Serasa soma 12,4 milhões de downloads. O aplicativo permite o pagamento de contas variadas, renegociação de dívidas, monitoramento de dados, acompanhamento do score e comparação de crédito.
Reforçando a importância do fator segurança, Giresse Contini, diretor de Canais Digitais da Serasa, reforça que “os meios digitais ainda trazem certa insegurança para alguns usuários, como o medo de cair em golpes. Neste sentido, é fundamental que o aplicativo vá além da economia de tempo e dinheiro, mas forneça toda a segurança da marca Serasa”.
- Inter
Com 12,1 milhões de downloads, o Inter é o antigo banco Intermedium. Em 2014 o Banco Inter lançou sua conta 100% digital. A conta digital ultrapassou os 8 milhões de clientes somente no último ano.
- Neon
É uma fintech brasileira fundada em 2016 autorizada pelo Banco Central do Brasil e já possui 8,6 milhões de downloads nos smartphones brasileiros.
- Will bank
Em décimo lugar, está o Will Bank. Criado em 2017 pelo Grupo Avista, empresa que atua há 15 anos no mercado financeiro, o Will Bank conquistou 5,7 milhões de downloads.
Confira também:
Pioneiro no mercado cearense, Iguatemi Fortaleza chega aos 40 anos de atuação e anuncia novidades
Confira o ranking dos influencers que mais lucram com o Instagram