Mercado

Financiamentos do BNB crescem no Ceará e reforçam avanço da economia regional

Por Redação

31/10/2025 16h48

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Indústria, comércio e microcrédito puxam aumento das operações entre janeiro e setembro de 2025

As operações de financiamento pelo Banco do Nordeste (BNB) no Ceará cresceram 7,1% entre janeiro e setembro de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. No total, foram mais de um milhão de contratos assinados no estado até setembro, confirmando a ampliação do acesso ao crédito e o fortalecimento da economia local.

Segundo a superintendente do BNB no Ceará, Eliane Brasil, a indústria foi o setor que mais aumentou a procura por recursos no período, com destaque também para comércio, serviços e microcrédito. Esses segmentos seguem impulsionando o movimento de financiamentos e ampliando as oportunidades de investimento no estado. “Nós temos alguns setores e atividades que sempre estão tomando crédito. Em 2025, isso até tem aumentado. Casos de comércio e serviço, que contrataram R$ 1,95 bilhão, com alta de 13,4%, e o microcrédito, que contratou R$ 3,52 bilhões, crescendo 12,7%”, afirma.

Outro destaque foi a pecuária, que registrou crescimento tanto no volume de crédito quanto no número de operações.

A soma de todos os valores contratados pelo BNB em sua área de atuação (Nordeste e parte de Minas Gerais e Espírito Santo) chegou em bilhões. O valor é 16,2% acima do registrado nos nove primeiros meses de 2024. Em número de operações, o crescimento foi de 6,6%, na mesma comparação. Passou de 3,42 milhões de contratações para 3,65 milhões.