Influência

Finfluencers: Conheça o segmento dos influenciadores de finanças do Brasil

Por Redação

16/08/2022 15h35

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

A FinTwit brasileira, como é chamada a comunidade que reúne investidores, especialistas e principalmente influencers financeiros no Twitter e demais redes sociais, não para de crescer. 

 

As principais vozes dessa ‘bolha digital financeira’ atingiram uma audiência de 91,5 milhões de pessoas em dezembro do ano passado, de acordo com o relatório Finfluence, da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

 

Esse alcance cresceu 23,6% em relação a fevereiro do mesmo ano, quando a primeira pesquisa sobre o poder dos ‘finfluencers’ foi divulgada.

 

Caso esse ritmo de crescimento seja mantido, os influencers de finanças caminham para atingir 100 milhões de seguidores nas plataformas digitais. O Brasil, em específico, se mostra um terreno mais fértil que a média para influenciadores: um estudo da plataforma de cupons CupomValido, com dados da Statista e da HootSuite, mostra que somos o país número um no ranking mundial em que influencers são relevantes em decisões de compra.

 

De acordo com o levantamento, 43% dos brasileiros já compraram algo por indicação de um influencer. Esse impacto supera até mesmo o que é visto na China, onde 34% da população já realizou compras por indicação de influenciadores, e nos Estados Unidos (17%), principal mercado do mundo.

 

Não importa a modalidade de investimento que você procura, nas redes você vai encontrar a conta de um especialista para te ajudar e muitos conteúdos grátis ou pagos. O problema, porém, é que muitos conselhos sobre dinheiro por aí carecem de substância ou são até mesmo absolutamente prejudiciais. 

 

É fundamental que os consumidores desses conteúdos sejam perspicazes e saibam diferenciar um verdadeiro influenciador de finanças, profissional e comprometido de uma pessoa tentando te vender algum produto ou conteúdo qualquer com qualidade questionável. 

 

A conquista da liberdade financeira que os influenciadores financeiros sérios tanto falam está relacionada ao hábito de gastar menos do que recebe, organização, planejamento financeiro e encontrar opções adequadas de investimento para o perfil de cada um. 

 

Portanto, não existe fórmula mágica. São hábitos e aprendizados que, se colocados em prática devidamente, poderá te ajudar a alcançar a liberdade financeira de forma gradativa, sem sistemas automáticos, sem robôs, sem jogos de aposta e sem nenhuma dessas promessas de dinheiro rápido que são a maior furada e ainda podem roubar dados, causar prejuízos e outras dores de cabeça para quem participa. 

 

Para te ajudar a encontrar influenciadores que realmente possam te proporcionar conteúdos e informações relevantes para sua vida financeira, nós fizemos uma lista com 10 influenciadores brasileiros que criam os melhores conteúdos da internet sobre finanças em diversos segmentos diferentes.

 

1- Bruno Perini – Você MAIS Rico (@bruno_perini)

 Bruno Perini é o fundador do canal Você MAIS Rico que começou como um blog em 2013. Posteriormente, em 2016, virou também canal no YouTube. Ambos foram criados com a finalidade de aumentar a renda rumo ao 1 milhão. O canal possui mais de meio milhão de inscritos e Bruno também é muito forte no Instagram com cerca de 1,9 milhões de seguidores. 

 

 

2- Thiago Nigro (@thiago.nigro)

 Fundador do canal Primo Rico, Nigro era sócio de uma empresa de assessoria de investimentos até vender sua parte no negócio, em 2017 – aproximadamente um ano após criar o canal que lhe deu fama. Atualmente, a sua empresa é conhecida como Grupo Primo e está em crescente expansão, incluindo a Finclass, uma plataforma de aulas sobre finanças e investimentos com alto nível de produção audiovisual, e a Staage, plataforma de marketing. 

 


3- Nathália Arcuri (@nathaliaarcuri) 

 Nathalia Arcuri é a fundadora do Me Poupe!, a primeira plataforma de entretenimento financeiro do Brasil. Seu império, que inclui cursos de finanças, canal no YouTube, dois livros, podcast e conteúdo para blog e redes sociais, impacta mais de 21 milhões de pessoas por mês e faturou R$ 22 milhões somente em 2019.  Com uma dose de humor, ela apresenta todo tipo de assunto sobre finanças de forma descomplicada. 

 

4- Charles Mendlowicz (@charles.wicz)

 Charles é a pessoa à frente do ‘’Economista sincero’’, considerado TOP 1 Influenciador de Investimentos do Brasil ANBIMA. Charles Mendlowicz é um economista formado pela UERJ. Além disso, ele tem MBA em Gestão Estratégica de Negócios (UFF) e MBA em Logística Empresarial (FGV). O conteúdo dele vai do básico ao avançado.

 


5- Gustavo Cerbasi (@gustavocerbasi)

 Gustavo Cerbasi é um consultor financeiro especialista em inteligência financeira. Autor de 15 livros, incluindo “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos”, que deu origem à trilogia “Até que a Sorte nos Separe”, Cerbasi é considerado a maior referência brasileira em educação financeira e oferece palestras e aulas tanto para quem quer saber como investir na bolsa quanto para quem quer negociar dívidas ou saber como organizar a vida financeira.

 


6- Tiago Reis (@tiagoreis)

 Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é o fundador da Suno Research. Atualmente ele é um dos principais analistas de investimentos do país e é um follow certeiro para quem é do mercado. 

 


7- Suriel Ports (@portstrader)

 Também conhecido como Ports Trader, Suriel Ports é um dos principais, se não for o principal, nome e referência nacional quando falamos de Day Trade. Ele trabalha defendendo a ideia de que qualquer pessoa pode se tornar um Trader, vivendo apenas disso ao longo de sua vida.

 


8- Café com Ferri (@cafecomferri)

 No Café com Ferri, o consultor de investimentos Rafael Ferri mantém uma plataforma diária com ideias de investimentos e defende que uma delas pode mudar o patamar de qualquer pessoa. Ideal para quem já entende um pouco do mercado e entende algumas siglas mais técnicas. 

 


09- Nath Finanças (@nathfinancas)

 Formada em Administração, Nathália Rodrigues é bastante famosa nas redes sociais como educadora financeira. Ela é seguida de perto por muita gente com um orçamento apertado e precisa organizar o dinheiro do mês. Conhecida como Nath Finanças, ela criou o podcast “Boletos Pagos”, onde dá dicas sobre organização financeira. Seu principal objetivo é que todas as pessoas tenham acesso à informação para ter liberdade financeira. 

 


10- Carlos Magno (@carlosmagno)

 O conteúdo de Carlos defende um estilo de vida novo para poder alcançar a liberdade financeira e ele relaciona diariamente o sucesso a estudo, organização, prática de hábitos saudáveis e inteligência financeira para aprender a poupar e investir. Ele é mentor do ‘’MVI’’, um dos mais concorridos programas de treinamento financeiro do país. Carlos tem seguidores muito fiéis que o seguem há bastante tempo e acompanharam a mudança de vida do rapaz que estudava direito e vivia na periferia para se tornar um homem multimilionário.  

 


Confira também:

Fortal 2022 bate recorde de público e Capuchino Press comemora retomada de eventos