Flamengo lança campanha ousada e faz petição para que a ONU o reconheça a nação rubro-negra

Por Victor Campos

12/09/2025 10h53

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A criação da campanha; “Nação na ONU”, é da agência Artplan e a agência Quintal assina estratégia de ação

O Clube de Regatas do Flamengo lançou, na última terça-feira (09/09), uma campanha inédita que reforça a potência de sua marca e da relação com sua torcida: uma petição para que a ONU reconheça oficialmente a Nação Rubro-Negra como a primeira “Nação simbólico-cultural” do planeta.

A iniciativa faz parte de uma provocação criativa que traduz, em linguagem de marca, um fato já conhecido: a torcida do Flamengo ultrapassa os 45 milhões de pessoas. Se fosse um país, teria a 36ª maior população do mundo. Mais do que números, trata-se de uma cultura compartilhada, com símbolos, rituais e um senso de pertencimento que vai além do esporte. A campanha teve criação da agência Artplan, enquanto a agência Quintal foi responsável pela estratégia de conteúdo e seus desdobramentos nos diversos meios.

O projeto foi lançado em pronunciamento especial de Zico, maior ídolo da história do clube e embaixador da marca, transmitido pela FlamengoTV. A escolha reforça a estratégia de storytelling e endosso de autoridade: Zico dá voz ao sentimento de milhões, transformando-o em narrativa institucional.

“O Flamengo não é apenas um clube, é uma Nação”, afirmou Zico no vídeo-manifesto, que já começou a ser replicado em múltiplas plataformas e desdobrado em conteúdo para redes sociais.

A campanha foi criada para gerar engajamento massivo, ampliar a percepção da marca Flamengo como um ativo global e colocar o clube em diálogo com cases internacionais de marketing esportivo e cultural. O projeto ainda envolve ativações digitais, mobilização da torcida por meio de uma petição e ações integradas de conteúdo, com foco em repercussão orgânica e cobertura espontânea.

Confira:

FICHA TÉCNICA DA CAMPANHA:

Equipe Flamengo

Diretora de Comunicação e Marcas – Flávia da Justa

Gerente de Marca e Comunicação – Flávia Bittencourt

Coordenadora de Comunicação – Fernanda de Lima

Analista de Comunicação Sênior – Luísa Lougue

Coordenador de Comunicação – Moisés Aben

Coodenador de operações: Rafael Neves

Coordenador de Mídia: Osmar Galvão

Edição e finalização- Victor Borges, Bruno Nin e Sol Galvão

Designer de Branding – Gustavo Desenho

Designer Gráfico – Joshua Ferreira e Leandro Suares

Captação de imagens – Victor Borges e Gabriel Baron

Produção – Anna Olivia Wermelinger e Thayná Silveira

Agência Artplan

CCOs Grupo Dreamers: Rafael Gil e Rodrigo Almeida

CCOs Artplan: Rodrigo Almeida, Rafael Gil e Marcello Noronha

Direção Executivo de Criação: Ricardo Weitsman

Direção de Criação: Felippe Mendonça, Eric Ribeiro e Rafael Jardim
Criação: Ricardo Weitsman, Felippe Mendonça, Raphael Brick, Thiago Alves, Gonzaga Neto e Gabriel Lopes.

Diretora Geral Artplan RJ: Ana Paula Sanchez

Head de Negócios e Atendimento: Cristiana Miranda
Diretora de Negócios: Thais Casaes
Atendimento: Thais Casaes e Naiara Dantas
Head Nacional de Planejamento: Paula Lagrotta
Diretor Geral de Planejamento RJ: Lucas Cassol
Diretora de Operações e Projetos: Cristiane Vianna
Diretora de Projetos: Aurora Blotta

Gerente de Projetos: Carmen Menezes Cardoso

Diretora Geral de Produção: Camila Naito

Head Audiovisual: Felipe Cunha
Gerente Audiovisual: Patricia Cortes

Diretora de Creative Data: Carolina Amorim
Supervisor de Creative Data: Gabriel Barros

RP: Cláudia Nascimento e Luciana Thomaz

Agência: Quintal

Planejamento: Leonardo Brossa

Criação: Rafael Ferrer, Felipe Bichara, Luiz Eduardo Kühner e Giovanna Zettermann

Direção de Criação: Rafael Ferrer e Daniel Ferreira

Atendimento: Camilla Oliveira e Giovanna Zettermann

Produtora : SquarePixel

Direção: Raphael Dias
Produção Executiva: Aramis Barros e Raphael Dias
Atendimento: Marcelo Vidal
Direção de Fotografia: Leo Angeli

Diretor de Produção: Vitória Capuchinho
Head de Pós-produção: Marcelo Vidal

Montador: Hugo Freitas

Color Grading: Fred Toscano
Motion Graphics: Aleff Maurício                      

Produtora de Áudio: Halley Sound
Direção Musical: David Bessler
Composição e Produção Musical: David Bessler e Mike Vlcek
Sound Design e Mixagem: Lucas Fasano e Wilson Silva
Coordenação: Ingrid Mabelle
Produção Executiva de Som: Thereza Helena
Violino: Michel Bessler
Locução: Rodrigo Almeida (Monte)