A criação da campanha; “Nação na ONU”, é da agência Artplan e a agência Quintal assina estratégia de ação
O Clube de Regatas do Flamengo lançou, na última terça-feira (09/09), uma campanha inédita que reforça a potência de sua marca e da relação com sua torcida: uma petição para que a ONU reconheça oficialmente a Nação Rubro-Negra como a primeira “Nação simbólico-cultural” do planeta.
A iniciativa faz parte de uma provocação criativa que traduz, em linguagem de marca, um fato já conhecido: a torcida do Flamengo ultrapassa os 45 milhões de pessoas. Se fosse um país, teria a 36ª maior população do mundo. Mais do que números, trata-se de uma cultura compartilhada, com símbolos, rituais e um senso de pertencimento que vai além do esporte. A campanha teve criação da agência Artplan, enquanto a agência Quintal foi responsável pela estratégia de conteúdo e seus desdobramentos nos diversos meios.
O projeto foi lançado em pronunciamento especial de Zico, maior ídolo da história do clube e embaixador da marca, transmitido pela FlamengoTV. A escolha reforça a estratégia de storytelling e endosso de autoridade: Zico dá voz ao sentimento de milhões, transformando-o em narrativa institucional.
“O Flamengo não é apenas um clube, é uma Nação”, afirmou Zico no vídeo-manifesto, que já começou a ser replicado em múltiplas plataformas e desdobrado em conteúdo para redes sociais.
A campanha foi criada para gerar engajamento massivo, ampliar a percepção da marca Flamengo como um ativo global e colocar o clube em diálogo com cases internacionais de marketing esportivo e cultural. O projeto ainda envolve ativações digitais, mobilização da torcida por meio de uma petição e ações integradas de conteúdo, com foco em repercussão orgânica e cobertura espontânea.
Confira:
FICHA TÉCNICA DA CAMPANHA:
Equipe Flamengo
Diretora de Comunicação e Marcas – Flávia da Justa
Gerente de Marca e Comunicação – Flávia Bittencourt
Coordenadora de Comunicação – Fernanda de Lima
Analista de Comunicação Sênior – Luísa Lougue
Coordenador de Comunicação – Moisés Aben
Coodenador de operações: Rafael Neves
Coordenador de Mídia: Osmar Galvão
Edição e finalização- Victor Borges, Bruno Nin e Sol Galvão
Designer de Branding – Gustavo Desenho
Designer Gráfico – Joshua Ferreira e Leandro Suares
Captação de imagens – Victor Borges e Gabriel Baron
Produção – Anna Olivia Wermelinger e Thayná Silveira
Agência Artplan
CCOs Grupo Dreamers: Rafael Gil e Rodrigo Almeida
CCOs Artplan: Rodrigo Almeida, Rafael Gil e Marcello Noronha
Direção Executivo de Criação: Ricardo Weitsman
Direção de Criação: Felippe Mendonça, Eric Ribeiro e Rafael Jardim
Criação: Ricardo Weitsman, Felippe Mendonça, Raphael Brick, Thiago Alves, Gonzaga Neto e Gabriel Lopes.
Diretora Geral Artplan RJ: Ana Paula Sanchez
Head de Negócios e Atendimento: Cristiana Miranda
Diretora de Negócios: Thais Casaes
Atendimento: Thais Casaes e Naiara Dantas
Head Nacional de Planejamento: Paula Lagrotta
Diretor Geral de Planejamento RJ: Lucas Cassol
Diretora de Operações e Projetos: Cristiane Vianna
Diretora de Projetos: Aurora Blotta
Gerente de Projetos: Carmen Menezes Cardoso
Diretora Geral de Produção: Camila Naito
Head Audiovisual: Felipe Cunha
Gerente Audiovisual: Patricia Cortes
Diretora de Creative Data: Carolina Amorim
Supervisor de Creative Data: Gabriel Barros
RP: Cláudia Nascimento e Luciana Thomaz
Agência: Quintal
Planejamento: Leonardo Brossa
Criação: Rafael Ferrer, Felipe Bichara, Luiz Eduardo Kühner e Giovanna Zettermann
Direção de Criação: Rafael Ferrer e Daniel Ferreira
Atendimento: Camilla Oliveira e Giovanna Zettermann
Produtora : SquarePixel
Direção: Raphael Dias
Produção Executiva: Aramis Barros e Raphael Dias
Atendimento: Marcelo Vidal
Direção de Fotografia: Leo Angeli
Diretor de Produção: Vitória Capuchinho
Head de Pós-produção: Marcelo Vidal
Montador: Hugo Freitas
Color Grading: Fred Toscano
Motion Graphics: Aleff Maurício
Produtora de Áudio: Halley Sound
Direção Musical: David Bessler
Composição e Produção Musical: David Bessler e Mike Vlcek
Sound Design e Mixagem: Lucas Fasano e Wilson Silva
Coordenação: Ingrid Mabelle
Produção Executiva de Som: Thereza Helena
Violino: Michel Bessler
Locução: Rodrigo Almeida (Monte)