Junto com a agência Africa Creative a ação coloca a Amazônia no ranking anual dos mais ricos do mundo da Forbes
De maneira inédita, a Natura, junto com a agência Africa Creative, colocou uma brasileira na capa da edição anual do ranking dos mais ricos do mundo da Forbes nas versões digital e para assinantes. Segundo dados recentes do relatório do Banco Mundial, a Amazônia foi considerada a mais rica da lista, com uma riqueza avaliada em US$317 bilhões. O estudo ainda destaca que o lucro proveniente da preservação da floresta em pé supera em sete vezes o obtido por meio das diferentes atividades de exploração econômica da região, as quais dependem da destruição da Amazônia.
Desde sua fundação, a Natura é parte importante da engrenagem dessa bioeconomia que ajuda a manter a floresta em pé e torná-la mais produtiva. Dedicando grande parte da sua jornada em pesquisa e inovação a partir dos bioativos da região, a marca trabalha junto com as comunidades locais, tornando indispensável a conservação e regeneração da floresta ao tornar a venda dos frutos típicos da região para a indústria cosmética mais valiosa do que a derrubada de árvores para o uso da indústria da madeira, por exemplo.
A Natura, que mantém relação com mais de 10 mil famílias de 44 comunidades fornecedoras da Amazônia, compartilhou R$42,8 milhões em recursos diretos para as comunidades e contribuiu para a preservação de 2,2 milhões de hectares da Amazônia apenas em 2023.
“Para nós, da Africa Creative, é uma conquista incrível conseguir mostrar na Capa da Forbes Bilionários do Ano quanto vale a Amazônia em pé. Todos já sabemos da importância da Amazônia para o planeta, mas é fundamental falar sobre o valor monetário de quando ela é conservada. E ninguém melhor que a Natura, que está comemorando 55 anos e dedicou grande parte da sua jornada a regenerar a valorizar a Amazônia, para fazer isso”, destaca Joanna Monteiro, co-CCO da Africa Creative.
O estudo feito destaca que o lucro proveniente da preservação da floresta em pé supera em sete vezes o obtido por meio das diferentes atividades de exploração econômica da região, as quais dependem da destruição da Amazônia.
“Ao longo de mais de 20 anos de atuação intensa na Amazônia, tivemos o privilégio de demonstrar para o mundo que é possível respeitar a sociobiodiversidade da região e valorizar o conhecimento das comunidades tradicionais.. Agora, mais uma vez, damos destaque para a riqueza incomparável proveniente da floresta em pé, alcançada por meio do desenvolvimento sustentável da região amazônica, que nos viabiliza a criação de produtos de alta performance a partir da bioinovação e da biodiversidade”, afirma Tatiana Ponce, CMO e head de Inovação global da Natura.
A marca trabalha junto com as comunidades locais, tornando indispensável a conservação e regeneração da floresta ao tornar a venda dos frutos típicos da região para a indústria cosmética mais valiosa do que a derrubada de árvores para o uso da indústria da madeira, por exemplo.
“A Amazônia está no topo da lista dos mais ricos do mundo. Colocamos a nossa floresta na capa da Forbes para mostrar que nenhuma fortuna é maior do que a riqueza que a Amazônia viva é capaz de produzir. A ação faz parte do início das comemorações dos 55 da Natura”, disse a companhia em post nas redes sociais.
Antes da edição ser lançada, internautas já comentavam nas redes sobre a primeira brasileira a liderar o ranking dos mais ricos.
FICHA TÉCNICA
Título: Amazônia – A mais rica do mundo
Agência: Africa Creative
Anunciante: Natura
Produto: Institucional – 55 anos
CCO: Sergio Gordilho
CO-CCO: Joanna Monteiro
ECD: Mihail Aleksandrov
Diretores de Criação: Eduardo Ferraz e Milena Zindeluk
Criação: Eduardo Ferraz, Milena Zindeluk, Ricardo Montes, Adriana Martins e Gustavo Giorelli
Head de Conteúdo Criativo: Natália Fava
Head de Estratégia de Conteúdo: Aline Khoury
Content: Giovanna Sanches e Marcel Rodrigues
Talents: Fernando Alonso, Paola Arnelas e Luiz Filho
Co-COO: Verônica Gordilho Araújo
Atendimento: Caroline Fadel e Bárbara Bellacosa
Mídia: Pedro Eustachio, Thiago Martinez, Caroline de Campos, Caio Augusto, Maria Fernanda Núncio e Thais Moreira
CSO: Ana Paula Kuroki
Planejamento: Pedro Paulo Fernandes e Guilherme Godinho
Projetos especiais: Juliana Leite e Raquel Martins
Fotografia: Rodrigo Pirim
PR: Loures e Valerie Silverman Kerr
Aprovação/cliente: João Paulo Ferreira, Tatiana Ponce, Isabela Massola Mendes, Renato Winnig, Marcel Vieira, Paula Marsilli, Vanessa Giosa, Aline Verissimo, Maisa Delgado, Karina Vaz Guimarães, Laura Doubek, Marilia Melhado, Daniela Aguinsky, Marina Bustamante, Lygia Rebello e Karen Silva Couto