As inscrições para a primeira turma de 50 pessoas já estão aberta e podem ser feitas por meio da página do Ford
A Ford lançou, na última quinta-feira (7), o Ford na Bahia, programa que capacita pessoas de baixa renda para o mercado de tecnologia, com foco na empregabilidade dos participantes. O anúncio foi feito em um evento no SENAI CIMATEC Orlando Gomes, em Salvador, um dos parceiros dessa iniciativa.
O Ford foi criado pela Ford e pelo Ford Philanthropy, braço filantrópico da empresa, e é desenvolvido no Brasil em parceria com o Global Giving, SENAI-BA, SENAI-SP e Rede Cidadã. O curso de programação front-end é totalmente gratuito e não exige conhecimento prévio em programação. Os alunos recebem ainda ajuda de custo para alimentação e transporte, suporte pedagógico e assistência social, além de apoio na preparação para entrevistas de emprego e um diploma emitido pelo SENAI.
“É uma grande satisfação lançar o Ford na Bahia, que há mais de 20 anos é a sede do nosso Centro de Desenvolvimento e Tecnologia na América do Sul”, diz Pamela Paiffer, diretora de Comunicação e Responsabilidade Social da Ford América do Sul. “Esse programa dá aos participantes a oportunidade de construir uma carreira qualificada, desenvolver o seu potencial e conquistar uma vida melhor por meio da educação, o que está totalmente alinhado ao compromisso social da Ford de promover o desenvolvimento das comunidades onde está presente”.
Trilha de Capacitação
O Ford Bahia oferecerá 300 vagas ao longo de 2025. As inscrições para a primeira turma de 50 pessoas já estão abertas e podem ser feitas por meio da página do Ford. Para participar é preciso ter 16 anos ou mais, ensino médio em curso (a partir do 2º ano) ou completo e renda familiar de até quatro salários mínimos. As aulas começam em janeiro de 2025.
O principal diferencial do programa é o foco na inserção dos participantes no mercado de trabalho. Por isso, ele oferece uma trilha completa de aprendizagem que inclui capacitação técnica, comportamental e o encaminhamento ativo para o mercado. Além da formação em desenvolvimento de software front-end, estão inclusas aulas de inglês técnico, lógica, habilidades comportamentais, sessões de mentoria e palestras sobre temas em alta na área de tecnologia. A Rede Cidadã será responsável pela captação dos alunos, formação comportamental e empregabilidade.
“Esse projeto vai proporcionar a oportunidade de uma formação técnica de qualidade, aliada à formação socioemocional com encaminhamento e acompanhamento no trabalho. A Rede Cidadã se integra a essa iniciativa com grandes parceiros e sua metodologia da Trilha de Desenvolvimento, trazendo ganhos também para as empresas, que receberão um profissional melhor preparado e com uma visão diferenciada de vida e trabalho”, diz Keure Oliveira, diretora de Assistência Social da Rede Cidadã.
Ao todo, o curso possui 300 horas, com aulas presenciais de segunda a sexta-feira em dois locais de Salvador, que o aluno pode escolher no momento da inscrição. As aulas serão realizadas na sede do CIMATEC, no bairro de Piatã, e no CIMATEC Digital, no Pelourinho, novo campus em parceria com a Prefeitura de Salvador e a Neoenergia Coelba, que integra o Programa Salvador do Futuro.
“O SENAI CIMATEC é responsável pela capacitação técnica, com uma metodologia própria de ensino que combina plataformas tecnológicas de aprendizado e desafios práticos. Os cursos gratuitos serão ofertados pelo SENAI-BA e operados pelo SENAI CIMATEC”, afirma Leone Andrade, diretor-geral do SENAI CIMATEC.