Pesquisa Kantar Brand Footprint Brasil aponta Fortaleza na 7ª posição e Richester na 17ª entre as marcas mais compradas no varejo digital
Logo no início da pandemia, a M. Dias Branco, além de garantir o abastecimento de alimentos para a população brasileira no varejo físico, gerou comodidade para que os consumidores encontrassem os produtos de suas marcas no e-commerce. A líder nacional em massas e biscoitos investiu em estratégia digital e na inclusão de produtos nos principais aplicativos de delivery do país, como Rappi, IFood e Cornershop. Os resultados já são percebidos: Fortaleza é a 7ª marca mais comprada no varejo online, enquanto Richester está na 17ª posição, de acordo com o ranking digital das 20 marcas preferidas pelos brasileiros, da Pesquisa Kantar Brand Footprint Brasil.
A mudança no comportamento do consumidor, que passou a comprar produtos do dia a dia no e-commerce, percebida nos últimos 18 meses, deu origem à edição do ranking digital Kantar Brand Footprint Brasil. Trata-se do desdobramento da pesquisa realizada no varejo físico, cuja metodologia leva em consideração a penetração (alcance da marca) e a frequência (número de vezes que é escolhida no ponto de venda) que, combinadas, geram o consumer reach point (CRP), o indicador das marcas mais escolhidas pelos brasileiros. Para avaliar o desempenho das marcas no ambiente online, o ranking digital levou em consideração as marcas que foram adquiridas a partir de meios eletrônicos.
A pesquisa avalia as marcas de bens de consumo massivo, que definem produtos como: alimentos embalados, bebidas, produtos de higiene pessoal, entre outros. Os meios eletrônicos avaliados pela Kantar foram divididos em quatro grandes grupos: o WhatsApp, para compras feitas pela rede social de mensagens; Aplicativos, como Rappi e Cornershop; Meios não puros, como os canais digitais de varejistas que também estão presentes no ambiente físico; e Meios puros, para nativos digitais como Amazon e Mercado Livre. A pesquisa avaliou o período entre agosto de 2020 e julho deste ano.
De acordo com Thierry Galves, gerente de E-commerce da M. Dias Branco, a líder nacional em massas e biscoitos reestruturou o time para atuar de forma dedicada e multifuncional, para estar presente em praticamente todas as plataformas com todas as marcas da Companhia.
“Nós mais do que dobramos nossas vendas no digital e seguimos com patamares muito mais altos mesmo com a flexibilização do isolamento social, que tem acontecido. A expectativa é continuar crescendo de maneira acelerada e refletir a liderança nas categorias de biscoitos e massas também nos canais digitais, a partir de resultados expressivos, como os de Fortaleza e Richester”, ressalta o executivo.
Além do investimento nos canais digitais, Richester e Fortaleza têm renovado seu portfólio, seguindo as preferências dos consumidores e as tendências de consumo que surgiram após a pandemia, como produtos indulgentes no caso da marca especializada em biscoitos recheados ou pacotes econômicos e para toda a família, o público-alvo de Fortaleza.
Fortaleza tem 68 anos de história e está fortemente presente na lembrança dos consumidores. A marca apresentou seu novo posicionamento no 2º semestre de 2020, com a assinatura “O amor fortalece”, que retrata de forma verdadeira o quanto a marca faz parte da vida de diferentes gerações, reforçando as relações familiares, a memória afetiva e os laços de carinho que se intensificam à mesa.
O portfólio de Fortaleza conta com sabores que acompanham a rotina da família, desde o café da manhã, passando pelo lanche, almoço e jantar. A marca faz parte da vida das pessoas, presente em momentos do dia a dia, que se tornam únicos e especiais. Exatamente para resgatar memórias afetivas, foi lançado o biscoito Sequilhos nas versões coco e leite, em embalagens de 250g. Um dos diferenciais do produto é a intensidade de sabor, além de derreter na boca, parecendo ter sido feito em casa. O cuidado está em todos os detalhes, como coco de verdade na formulação e a marca do garfinho, como aqueles sequilhos com receita de família.
Dentro da tendência de pacotes para toda a família, foi lançado o promopack de Torradas nos sabores Tradicional e Integral. A embalagem tem peso líquido de 284g, contendo dois pacotes de 142g. Na categoria de biscoitos doces, foi lançado o Fortaleza Cristal em pacotes de 450g. Além de derreter na boca, os bicoitos vêm com cristais de açúcar caramelizado, criando a união perfeita entre o doce e o salgado.
Já Richester, fundada na década de 70, é a segunda marca criada pela M. Dias Branco, logo após o sucesso de Fortaleza. Richester também passou por um reposicionamento importante. Para se estabelecer como a marca jovem da M. Dias Branco e estreitar o relacionamento com esse target, a marca criou a campanha “Bora Experimentar”, que expressa a intenção de estimular o contato entre os jovens a partir de novas experiências.
O portfólio conta com alguns dos biscoitos recheados mais amados e vendidos do Brasil, como Escureto e Amori e não para de renovar seu portfólio. O posicionamento da marca é “Bora Experimentar”, que expressa a intenção de estimular o contato entre os jovens a partir de novas experiências.
Richester acaba de lançar biscoitos por tempo limitado: Avelã e Brownie, os novos sabores dos biscoitos recheados Amori, que serão comercializados entre outubro deste ano e março de 2022. Os produtos estão disponíveis em embalagens de 86g. Além da inovação com os sabores, a edição limitada traz mais recheio e o casquinho mais fino e crocante, que oferece nova experiência de consumo.
Outra novidade é o Amori Chocowaffer, coberto com chocolate de verdade e recheado com finas camadas de wafer, em embalagens de 100,8g. A experiência proporcionada pela cobertura com chocolate 100% de verdade é tão diferenciada, que foi criada campanha especial para o produto, cobrindo uma cobertura de prédio com chocolate.
Com estrutura comestível, a ação brinca com a cobertura de chocolate de verdade, tornando o Chocowaffer o grande protagonista. Para apresentar o espaço e aproveitar a estadia da melhor maneira possível, os humoristas Álvaro e Lucas Veloso foram convidados a experimentar a novidade e seguir os desafios propostos pelas pessoas no digital, seja comer um pedaço da parede ou devorar a mesa de centro da sala. É tudo chocolate de verdade, assim como o novo Chocowaffer Amori, que se destaca ainda pelas quatro finas camadas de biscoito wafer. A ação ocorrerá até o mês de outubro.
“Fortaleza e Richester são marcas muito importantes e regionais, que ganham força nacional a partir do e-commerce. Estamos muito satisfeitos com o resultado da pesquisa Kantar Brand Footprint Brasil e a expectativa da M. Dias Branco é continuar crescendo de maneira acelerada a partir de todas as suas marcas, tanto nos canais físicos, como digitais”, ressalta André Azevedo, gerente de Marketing da M. Dias Branco.