Economia

Fortaleza lidera geração de empregos no Norte e Nordeste em setembro e consolida saldo positivo em 2025

Por Redação

30/10/2025 17h06

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Capital cearense figura entre as cinco que mais geraram empregos no país e responde por um terço das vagas criadas no Ceará

Fortaleza encerrou setembro de 2025 na liderança entre as capitais do Norte e Nordeste na geração de empregos formais, segundo dados do Novo Caged, divulgados nesta quarta-feira (30/10). O saldo positivo de 3.507 postos de trabalho colocou a capital cearense também entre as cinco que mais criaram vagas em todo o país — atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília.

No recorte regional, a cidade também ficou em 1º lugar em admissões (33.431) e em estoque de empregos formais (776.033) entre as capitais do Norte e Nordeste.

O desempenho de setembro foi puxado principalmente pelo setor de Serviços, que criou 1.316 novas vagas, seguido da Construção Civil (1.091), Comércio (627) e Indústria (472). Apenas Fortaleza respondeu por 33,2% das vagas geradas em todo o Ceará, que teve saldo global de 10.561 novos postos de trabalho.

“Esses números mostram que Fortaleza vive um momento de confiança e oportunidade. As políticas públicas de qualificação profissional, aliadas à aproximação com o setor produtivo, estão gerando resultados concretos na vida das pessoas”, destaca o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Antonio José Mota. “Cada emprego formal representa mais segurança, dignidade e renda circulando nos bairros da cidade”, completa

Entre janeiro e setembro de 2025, Fortaleza já acumula 22.146 empregos formais criados, consolidando-se como uma das capitais que mais geram oportunidades no Brasil. Em setembro, o desempenho do município superou inclusive o saldo de nove estados brasileiros — Maranhão, Rio Grande do Norte, Piauí, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre, Roraima, Tocantins e Amapá.