Movimentos do mercado

Fortaleza recebe modelo inédito de dark kitchen

Por Redação

22/10/2020 12h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

O formato favorece o aumento de faturamento com custos menores, além de proporcionar eficiência logística.

O grupo Menu Brands, empresa que atua há sete anos no mercado delivery, inaugura no dia 26 deste mês um novo hub logístico no shopping Red Mall, na Parangaba, ampliando sua atuação para mais 24 bairros de Fortaleza. O local disponibilizará, inicialmente, as marcas Soodeli, Típico, Delivery Menu e Rotisserie.

O novo hub funcionará como uma dark kitchen híbrida, isto é, além de atuar como uma central de produção e distribuição de marcas de alimentação via delivery, terá também atendimento no local. De acordo com o CEO do grupo, Tiago Diógenes, o novo espaço receberá os clientes presencialmente, mas o foco é a logística do delivery que, com essa inauguração, passará a atender um total de 74 bairros.

“Será para o público presencial uma loja do Menu, mas no O2O (online to offline) estaremos com várias das nossas marcas atendendo uma área antes não trabalhada”, explica. Atualmente, o Grupo recebe via Ifood e por ligação cerca de 30 mil pedidos mensais. A ideia é que os pratos estejam disponíveis em toda a cidade e, até 2022, o atendimento seja estendido para outros estados.

O conceito dark kitchen surgiu nos Estados Unidos junto ao crescimento dos atendimentos via aplicativo. Os empresários passaram a montar mais de uma operação em uma única cozinha, sem a necessidade de fachada no local e sem atendimento presencial. Aqui no Brasil, o Grupo Menu Brands foi pioneiro em aderir à tendência quando, ainda em 2016, instalou o primeiro hub, no bairro Aldeota.

Novos rumos

Mesmo com a pandemia, a empresa segue em expansão. Segundo Tiago, quem já estava bem posicionado no mercado delivery cresceu. Por outro lado, muitos que entraram no segmento para encontrar uma saída emergencial se depararam com um cenário de altíssima concorrência.“Esse mercado tem muitas barreiras de entrada, mas o mais importante, acredito que não somente para os serviços de entrega, é o aprendizado de que a busca pelo omnichannel (tendência do varejo que integra lojas físicas, virtuais e compradores) é o melhor caminho. Nós apostamos em negócios híbridos entre o presencial e o digital, uma tendência que ainda está para chegar”, pontua. Para o próximo ano, o Menu Brands ainda prevê uma nova inauguração na região sul da cidade.

Serviço:

Parangaba recebe hub de alimentação inédito em Fortaleza

Quando: 26 de outubro

Horário de funcionamento: 10h30 às 23h00

Onde: Shopping Red Mall, na Parangaba

Como: Pedidos via Ifood e presencial

*Texto Divulgação