Mercado

Fórum ‘Novo Mercado, Novos Métodos’ trouxe pautas sobre a gestão e preparou os profissionais para o mercado do futuro

Por Redação

27/01/2023 11h13

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Promovido pela Gomes de Matos, o Fórum reuniu mais de 800 participantes no Teatro Rio Mar Fortaleza

 

O Fórum ‘Novo Mercado, Novos Métodos’, promovido pela Gomes de Matos Consultoria, aconteceu nesta quinta-feira (26) no Teatro Rio Mar Fortaleza. O evento, que é considerado o maior fórum de gestão do Nordeste, reuniu mais de 800  participantes e trouxe para o palco grandes nomes do mercado como Eduardo Gomes de Matos, Patriciana Rodrigues, Renata Spallici, Felipe César, Flávio Santos.

 

Abrindo a programação, Eduardo Gomes de Matos, sócio fundador da Gomes de Matos Consultoria, esteve no palco e levantou reflexões interessantes para o público. O empresário mostrou como o mercado de trabalho vem se transformando e o que isso exige dos profissionais do futuro.

 

“De 400 a 800 milhões de pessoas poderão ser desfalcadas pela automação e até 2030 essas pessoas precisarão desenvolver novas habilidades. Uma vez que as habilidades que temos hoje não serão mais necessárias e adequadas até nos próximos sete anos. E, isso tem acontecido com as empresas e com os profissionais”, pontuou Eduardo.

 

 

Patriciana Rodrigues também palestrou pela manha. A executiva faz parte da segunda geração da família a frente da Pague Menor, começou sua carreira na empresa aos 19 anos no setor de serviços especiais. Em 2020, após mais de 25 anos de atuação na rede, assumiu o cargo de presidente do Conselho de Administração da Pague Menos. Segundo Patriciana, um dos principais pilares que aprendeu com o pai, Francisco Deusmar de Queirós, foi a necessidade de investir em “governança”

 

“Ele sempre nos ensinou que não tinha como cumprir o propósito, se tudo não estivesse bem estruturado. Hoje tenho o privilegio de ter o Deusmar como meu mentor, que tem uma experiência gigantesca, e que nos ajuda a seguir com esse processo de sucessão”, afirma a executiva. 

 

Durante a tarde, foi a vez de ouvir Renata Spallici, vice-presidente executiva da Apsen Farmacêutica.  A escritora e mentora explanou como liderou um planejamento responsável por um faturamento de 1bi de reais. Agora, Renata se prepara para dobrar novamente o faturamento e chegar aos 2 bilhões de reais nos próximos cinco anos. Sua aapresentação teve como tema ‘Como ter times apaixonados’

 

“Eu acredito que meus concorrentes possuem times engajados, mas eu tenho um time APAIXONADO. E times apaixonados vão além, são times que mergulham com tudo, e é com esse espírito que nós da Apsen temos conquistado nossos objetivos nos últimos anos”, afirmou. 

 

 

Felipe Caesar, CEO da HubLocal, startup top 3 do ano de 2022 pela ABstartups, foi o palestrante seguinte. A HubLocal já fatura mais de 1 Milhão por mês, e o CEO mostrou ao publico como transformar uma startup em um unicórnio de sucesso.

 

“Existe diversos pontos na subida de nível de uma startup. A cada rodada, novos investidores ficam mais exigentes, porque querem ter certeza de que vale a pena investir na sua ideia”, comentou. 

 

 

E para fechar o dia,  o empresário, comunicador CEO da MField, Flávio Santos, trouxe a perspectiva dos produtores de conteúdo para o fortalecimento de marca das empresas.

“O influenciador não está alugando aqueles milhões de seguidores, ele sabe exatamente quem é aquela audiência e o que elas preferem. É uma via de mão dupla, onde o influenciador fala e a audiência reage, e o conteúdo produzido é feito especificamente para aquela audiência. A marca que não leva em consideração as ideias e referências de um influenciador, está fadada a produzir campanhas que não falam com a audiencia que ele quer alcançar”, conclui o empresario. 

 

Feira de negócios

O Nosso Meio foi patrocinador do evento e pode estar presente com um stand na feira de negócios. Com isso, a 6° edição do impresso Nosso Meio chegou nas mãos dos profissionais presentes no Fórum. Na ocasião, a diretora executiva do Nosso Meio, Tamires Soares Brito, falou sobre a importância de paticipar de movimentos que colocam a inovação em primeiro lugar.

 

“Faz parte do Nosso Meio encorajar movimentos que apontam para o futuro, por isso, vimos a oportunidade de estarmos presentes no Fórum com o propósito de apresentar para mais de 800 pessoas a nova edição do impresso Nosso Meio e respirar esse ecossistema de inovação e conhecimento”, conta Tamires.