Após dois anos de hiato, o Carnaval de Salvador voltou com forte presença no digital e atraiu grandes patrocinadores.
Sinônimo de alegria e diversão, o Carnaval é, para muitos, a época mais esperada do ano. E para as marcas que buscam anunciar seus produtos, a época também se torna bastante atrativa. Para além do eixo Rio-São Paulo, onde a grande imprensa dedica maior atenção, em especial devido aos desfiles das escolas de samba, uma outra cidade brasileira tem voltado a se destacar e atraído a atenção de diversas marcas: Salvador.
Fora do radar de boa parte da grande imprensa há pelo menos 15 anos, o carnaval de Salvador registrou saldo positivo nas festividades do último mês e atraiu milhões de turistas.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), os hotéis da cidade registraram 96,5% de ocupação durante o Carnaval, número este superior ao período pré-pandemia e que chegou a ser ultrapassado em algumas redes hoteleiras que tiveram 100% dos leitos preenchidos. Em todo estado da Bahia foi registrada a visita de 2,7 milhões de turistas.
“A busca por camarotes durante o Carnaval de Salvador também exemplifica a alta demanda de foliões. Aqui, todos os camarotes anunciaram sold out e os produtos voltados para o evento foram rapidamente esgotados neste ano”, diz Filipe Ratz, CEO e diretor executivo da Pira, empresa especializada na criação e realização full service de projetos com foco na construção e fortalecimento de comunidades digitais.
Na mira das marcas digitais, Salvador foi a escolhida para receber a ação do gigante e maior player digital focado na geração Z, o TikTok, que além de patrocinar o camarote mais famoso do Carnaval de Salvador, o Camarote Salvador, também montou um bloco para desfilar passinhos virais com a presença de artistas como Luisa Sonza e Timbalada. As comunidades digitais também impulsionaram o evento de Salvador com mais de 100 milhões de menções na plataforma.
Diferentemente do que se via antes, hoje marcas varejistas de moda, como Riachuelo e C&A não mais se destacam entre os patrocinadores.Segundo pesquisas, cada vez mais players digitais voltarem a atenção para o evento em Salvador, como foi o caso do Tik Tok mencionado acima e também do iFood.
“As cervejarias continuam protagonistas quando falamos em patrocínio. Contudo, vale destacar que, mesmo sendo marcas tradicionais, muitas delas já se digitalizaram, o que reforça a tendência de digitalização de negócios e como estes têm visto no Carnaval de Salvador uma oportunidade para conversar com seu público de forma massiva”, diz Kim Nery, CCO e diretor de Criação da Pira. “Dados da Secretaria de Turismo apontam para mais de R$ 5 bilhões movimentados, sem contar com a arrecadação com as cotas de patrocínios, que somam de R$ 45 milhões, proporcionando um lucro de R$ 10 milhões, segundo a Prefeitura”, destaca.
Com recordes no número de turistas e também nos valores movimentados e arrecadados, o Carnaval de Salvador voltou a se destacar como praça essencial para promover a aproximação de marcas e consumidores. Para o próximo ano, espera-se um destaque ainda maior para a cidade, bem como maior demanda de turistas.