A agência cearense G Marketing inovou em seu portfólio e realizou em 2022 dois projetos de comunicação sinalética. Um deles foi com a Universidade de Fortaleza (Unifor), que tinha blocos universitários sinalizados apenas por letras.
O diretor executivo da G Marketing, Carlos Gama, explica que mesmo identificados, não havia a ordem alfabética das letras, o que fazia com que alunos e visitantes se perdessem ou demorassem para se localizar no campus.
“Realizamos, então, um projeto para divisão por bairros identificados por cores. Atribuímos, também, numeração para as vias de acesso ao campus como mais uma forma de facilitar a identificação e a geolocalização das pessoas no espaço”, conta Carlos.
A nova identificação dos blocos da Unifor foi colocada em prática no segundo semestre de 2022.
“Usar cores é uma das formas mais didáticas e rápidas de sinalizar e facilitar a comunicação. Esteticamente é uma estratégia muito boa, pois deixa o ambiente mais acolhedor e divertido”, complementa o publicitário. O projeto irá, futuramente, aplicar sinalizações em braille e na língua inglesa.
Parque das Águas
Outro projeto de sinalética assinado pela G Marketing foi o do Parque das Águas de São Lourenço, localizado em Minas Gerais. As placas foram divididas em três objetivos: O de direcionar, para facilitar o acesso dos visitantes; Identificar; apresentando o local em que as pessoas estão naquele momento; e localizar, permitindo que o visitante se situe de forma geral e perceba a dimensão do parque.
O projeto de marketing 360 agregou a cada uma das placas de sinalização QRCodes por intermédio dos quais os visitantes acessam vídeos educativos e explicativos sobre a origem e os objetivos de cada uma das atrações, aumentando significativamente, o tempo de permanência no parque e o grau de satisfação em relação às atrações e a cada uma das fontes de água que existe no parque.
“O Parque das Águas de São Lourenço é um parque enorme com 430 metros quadrados, lindo, com grande potencial, mas quando não tinha as sinalizações adequadas os visitantes não conseguiam conhecer todo o espaço e passar por todas as experiências que o local oferecia. Com o projeto de sinalética foi possível proporcionar uma melhor geolocalização através da comunicação para os visitantes. Tudo isso sem falar no ícone que posicionamos na entrada do parque e que se transformou em um ponto para registro da passagem dos turistas não só pelo parque, mas pela cidade já que o parque empresta o seu nome para a cidade”, finaliza Carlos Gama.
O publicitário ainda destaca que, em ambos os projetos, uma equipe multidisciplinar formada por profissionais de design, história, arquitetura, redação, produção e engenharia, atuaram conjuntamente para buscar o melhor resultado.
“Trabalhamos com profissionais de várias áreas mas com a consciência de que se tratava de um projeto, antes de tudo, de comunicação. Ou seja, o brilho do projeto, antes mesmo de ter um design bacana e da eficiência na indicação e identificação das localidades, está no planejamento eficiente que reorganizou os espaços”.