Destaque

Gal Kury compartilha detalhes do novo curso de pós-graduação em Data-Driven Marketing da Unifor

Por Lucas Abreu

23/07/2024 13h23

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Em entrevista exclusiva para o Nosso Meio, professora revelou os módulos que serão estudados e falou a respeito da importância dos dados no marketing atual

A Universidade de Fortaleza (Unifor) inaugura o seu novo curso de pós-graduação em Data-Driven Marketing. O objetivo geral é capacitar profissionais de diferentes segmentos para desenvolver estratégias de marketing orientadas por dados, combinando conhecimentos em tecnologia de análise de dados e marketing para impulsionar a inovação e o desempenho empresarial.

Além de adquirirem conhecimento sobre como aplicar técnicas estatísticas e de mineração para interpretar grandes conjuntos de dados, os alunos aprenderão a identificar tendências e extrair insights relevantes para realizar campanhas estratégicas. O curso de pós-graduação da Unifor também pretende proporcionar conhecimento sobre ferramentas e plataformas tecnológicas atuais como: CRM, automação de marketing, inteligência artificial e aprendizado de máquina.

Com mais de 30 anos de carreira em marketing, branding e comunicação, atuando como consultora de marketing e estratégia para empresas de todo Brasil, Gal Kury é a curadora do novo curso e também vai ministrar aulas. Em meio aos estudos do doutorado em Administração, a professora cedeu ao Nosso Meio um pouco do seu tempo, na última segunda-feira (22), para falar sobre o Data-Driven Marketing e os detalhes do novo curso de pós-graduação da Unifor. Confira a entrevista completa:

Nosso Meio: Professora Gal, por que os dados ganharam tanto valor estratégico no mercado atual?

Gal Kury: Quase todos os mercados são hipercompetitivos, ou seja, você está brigando pelo mesmo cliente com outras pessoas, outras empresas, outros profissionais, etc. Então, você tem que buscar oferecer alguma coisa relevante e ressonante para o consumidor, você precisa conhecer o consumidor. E para conhecer esse consumidor, você precisa de dados.

A era de você falar “eu acho”, hoje em dia, não existe mais, porque você não acha nada. Você estuda dados, você estuda o mercado, e, a partir daí, você tira conclusões. Então, a ideia é sempre partir de uma visão analítica. O conceito do que a gente chama de “inteligência de mercado” é fundamental, porque você compreende o mercado, compreende as demandas e compreende as especificidades dos consumidores.

Nosso Meio: Como a tendência do data-driven transformou o mercado?

Gal Kury: A gente tem um mercado muito dinâmico. O que você e eu consumíamos há uns três anos não é a mesma coisa do que nós consumimos hoje. Então, nós precisamos estar constantemente estudando o consumidor. Antigamente, a gente fazia planejamento de comunicação e marketing pra dois anos. Hoje em dia, não tem como a gente fazer isso, até porque você também tem concorrentes novos.

A gente tinha um modelo, onde você tinha as grandes plataformas de obtenção de dados, como RP e BI, sendo extremamente caras. Hoje, você consegue uma assinatura do Power BI, por exemplo, com menos de R$ 100,00 por usuário. Então, houve uma popularização dessas ferramentas, o que também agregou valor aos dados.

Nosso Meio: Qual a principal diferença do data-driven para as outras estratégias de marketing?

Gal Kury: Muitas empresas usam estratégias como a Análise SWOT, por exemplo, como uma espécie de tábua de salvação. O data-driven marketing, entretanto, já te traz inputs diferentes. É como se você abrisse uma caixa de ferramentas e não usasse apenas um martelo, mas uma gama de ferramentas que te dão uma inteligência.

Os dados te ajudam a errar menos, te ajudam a ser mais assertivo e te ajudam a compreender características e nuances que você, talvez, não tenha visto antes. Fora isso, quando você usa ferramentas automatizadas, por exemplo, elas conseguem fazer uma varredura em milhares de perfis ao mesmo tempo que seria uma verdadeira loucura se fosse feita manualmente.

Nosso Meio: De onde partiu a ideia de ter um curso de pós-graduação em data-driven na Unifor?

Gal Kury: Eu trabalho na Unifor há 20 anos e eu sempre tenho um caráter colaborativo de me sentar com os gestores e coordenadores para conversar. Então, me encomendaram uma pesquisa de mercado como consultora para compreender amplamente o mercado.

Entrevistamos vários profissionais de várias empresas para saber o que eles gostariam de aprender e quais suas demandas. Em seguida, fizemos um comparativo com os cursos ofertados por instituições de alto nível nacionais e internacionais e percebemos que havia essa lacuna de mercado aqui no Ceará. Após a análise e o diagnóstico, entre os dois cursos que a Unifor lançou para esse próximo semestre, temos o data-driven marketing, que está baseado nessa demanda do mercado, mas também na necessidade de acompanhar as novas tendências.

Nosso Meio: O que os participantes do curso podem esperar dele?

Gal Kury: Eu dividi esse curso em alguns módulos. Temos o Marketing e Estratégia, Negócios Digitais e Mobile, Consumidor e Inteligência e uma novidade que é o Lab e o Workshop, onde teremos um laboratório de 24 horas, onde os alunos escolherão um tema para se aprofundar e realizar uma mini pesquisa.

Estamos trazendo profissionais daqui e de fora com experiência prática de mercado muito forte, mas que também possuam uma base teórica para oferecermos um ensino de ponta e que dialogue com os novos conceitos do marketing atual. Além disso, queremos que as disciplinas tenham um nível de profundidade, com um tempo mínimo de 20 horas para que os participantes adquiram mais conhecimentos.

Uma coisa interessante sobre esse curso é que você não precisa conhecer dados para fazer parte dele. Você pode ser um engenheiro, um médico, um profissional de marketing, um profissional de comunicação etc. A ideia do curso é ser aberto para que todos possam conhecer as possibilidades e as aplicabilidades dos dados com o marketing.

Nosso Meio: E a mestra, como se sente com esse novo desafio?

Gal Kury: Eu estou muito feliz e honrada por ter sido convidada para fazer a curadoria desse curso. Já estou há cinco ou seis anos com essa atuação muito forte no segmento de dados e eu sou uma pessoa que sempre prega a seriedade em relação a esse tema.

Estou muito feliz por trazer profissionais de altíssimo nível para esse curso de transversalidades e por poder dar as aulas. Acho que vai ser uma troca muito bacana. Espero atrair alunos que percebam a importância desse momento e auxiliá-los a abrir perspectivas, abrir janelas e abrir a compreensão do que está acontecendo no mercado.

Temos também a ideia de, futuramente, abrir um laboratório de data-driven marketing, no qual os alunos possam retornar e explorar mais esse universo com a chancela da Unifor, que é uma das maiores e melhores universidades do Brasil.

Serviço

Curso de Pós-graduação em Data-Driven Marketing

Mais informações: (85) 3477.3174 – sejaposunifor@unifor.br