Responsabilidade

Galo da Madrugada possui mais de 90% da sua estrutura fruto de descarte e reaproveitamento de materiais

Por Redação

08/02/2024 09h51

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Para este ano, o maior bloco de rua do mundo traz o Galo Gigante da Paz, um convite ao combate a todos os tipos de violência e preconceito

Evocando a união, a convergência e a gentileza entre os povos, a famosa escultura de arte contemporânea do Galo da Madrugada, que reina anualmente sobre o rio Capibaribe –  epicentro do Carnaval pernambucano – já mostra toda a sua majestade na Ponte Duarte Coelho, em Recife. Para este ano, o maior bloco de rua do mundo traz o Galo Gigante da Paz, um convite ao combate a todos os tipos de violência e preconceito.

O prefeito de Recife, João Campos, antecipou a subida do protagonista do carnaval pernambucano. Na noite da última quarta-feira (7), a Orquestra do Frevo animou o público presente e antecipou o início do Carnaval.

A alegoria é assinada pelo artista plástico, designer e consultor Leopoldo Nóbrega, com produção executiva de Germana Xavier. E conta com o apoio e a consultoria de cores da Coral, marca de tintas decorativas da AkzoNobel. Ao todo, foram utilizados 720 litros de tintas, tendo suas cores representando os cinco continentes: amarelo (Ásia), preto (África), vermelho, (América), azul (Europa) e verde (Oceania). Outro destaque é a crista do Galo que, pela primeira vez, traz o branco e prata dos foliões grisalhos e grisalhas, evocando o respeito e a inclusão no Carnaval.

“A ideia do Galo para o Carnaval deste ano surgiu a partir de temas como gentileza, ancestralidade, sustentabilidade e inclusão e se torna um mensageiro divino da esperança de paz para o nosso tempo. A obra também homenageia seres iluminados que dedicaram sua existência pela paz no mundo, como Dom Hélder Câmara, Cacique Raoni, Madre Teresa de Calcutá e Martin Luther King, entre outros. E marca, ainda, os 79 anos da Organização das Nações Unidas (ONU) em sua missão de paz pelo mundo”, pontua o artista plástico Leopoldo Nóbrega. As penas do rabo de sua majestade, por sua vez, trazem a palavra “Paz” escrita em 16 idiomas distintos.

Este é o segundo ano consecutivo em que a Coral participa do Galo Gigante e traz alegria para os foliões com suas cores.

“Estamos muito felizes em contribuir novamente com a confecção desse verdadeiro símbolo da cultura brasileira e recifense, dessa vez ampliando nossa participação nos eventos relacionados ao Galo da Madrugada, levando mais cor e a energia do time da Coral às festividades”, comenta Tamara Lacivita de Goes, gerente de marketing Brasil da AkzoNobel. “É um orgulho colaborar com o processo de construção e escolha de cores do maior bloco de Carnaval do planeta, de acordo com o Guiness book”, completa. Este ano, além de disponibilizar as tintas, a marca também patrocina o Camarote Oficial do Galo da Madrugada.

Um trabalho de muitas mãos e muitas cores

As tintas colorem o Galo Gigante da Paz em várias estruturas da escultura de oito toneladas e 28 metros de altura.

“Mais um ano em que a Coral está conosco na confecção do Galo e nas oficinas. A qualidade das tintas acrílicas base água com cores personalizadas são um diferencial. Criatividade e escolha consciente de produtos de base água, aplicados sobre lonas descartadas. Uma inovação presente principalmente na pintura das penas do manto sagrado que adorna o Galo da Paz”, comenta Nóbrega.

“O vermelho presente com mais ênfase na gola faz alusão ao manto Tupinambá. Utilizamos as tintas na arte de plumaria e também na calda do Galo, com tons mais luminosos e muito branco, evocando a paz. Nas pernas, as cores dos continentes dão suporte na estrutura base, sobreposta com as Franjas da Paz, confeccionadas pelas tecelãs de Caraibeiras (Cooperativa Coopertextil), da região Pankararu. No peito, o branco também pinta os tubos plásticos que materializam a renda renascença cenográfica, além da cabeça (bico) e crista grisalha”, explica o artista plástico.

A escultura gigante do Galo foi revestida por mil penas cenográficas confeccionadas com lonas de outdoor descartado e sobre elas, pinturas artísticas, das quais duzentas unidades foram cocriadas com diferentes comunidades periféricas e grupos da terceira idade, por meio de oficinas ministradas pelo artista idealizador da obra, Leopoldo Nóbrega, e o atelier Arte Plenna.

Sustentabilidade em alta

A escultura do Galo da Madrugada ratifica seu compromisso com a preservação do meio ambiente e a inovação de procedimentos artísticos para a promoção da sustentabilidade, por meio da adoção do upcycling. Este ano, mais de 90% do material que veste a estrutura é fruto de descarte de materiais e reaproveitamento de resíduos tecnológicos, como dois mil metros de lonas de materiais publicitários, além de 10 mil CDs e DVDs doados.

Coral em Recife

A Coral mantém, ao longo dos anos, uma estreita relação com os recifenses. Foi a primeira fábrica de tintas do Nordeste, inaugurada em 24 de janeiro de 1968. Em 2008 foi adquirida pela multinacional holandesa AkzoNobel, que atua para oferecer ao mercado brasileiro uma marca que seja sinônimo de qualidade, inovação e sustentabilidade.

A marca participa de diversos projetos que impactam positivamente a sociedade pernambucana. Provavelmente, o de maior visibilidade e que alcança direta ou indiretamente um maior número de pessoas, é o Movimento Tudo de Cor, que é parceiro de programas como o Mais Vida nos Morros e o Colorindo o Recife. A Coral também apoia a CASACOR local, como tinta oficial da principal mostra de arquitetura, design e paisagismo das Américas.