Profissionais contam suas experiências com o movimento de mercado da “juniorização” das agências de marketing
A “juniorização” das agências de marketing, percebida nos últimos anos, se trata de uma tendência do setor em que as empresas estão contratando profissionais mais jovens e menos experientes para ocupar cargos que anteriormente eram ocupados por profissionais mais seniores. Dados de 2022 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostram que no Brasil, duas a cada três vagas abertas são preenchidas por profissionais de até 24 anos.
Para se aprofundar no tema alguns profissionais foram questionados sobre esse movimento de mercado em algumas agências. Alessandra Garcia, de 49 anos de idade e 26 anos dedicados à publicidade. Executiva de negócios da agência de marketing Ipanema Comunicação, conta os desafios e as oportunidades marcam a chegada dessas tendências no marketing.
“Com a chegada da era digital muitos publicitários se viram perdidos com receio de que a publicidade dita tradicional iria perder força, que cada vez mais seria um buraco sem fim, mas aqueles que sempre acreditaram que o novo sempre vem para agregar, vejo que os jovens estão mais abertos ao conhecimento, as informações chegam para eles com mais facilidade e com mais naturalidade, já que muitos nasceram na era digitalizada”, afirma.
Esse movimento pode ser atribuída por diversos fatores. Primeiramente, as empresas estão buscando maneiras de reduzir custos operacionais, e uma maneira de fazer isso é contratando profissionais mais jovens e recém formados, que geralmente possuem salários mais baixos do que os mais experientes. Além disso, as agências de marketing, muitas vezes, precisam se adaptar às mudanças no cenário digital e tecnológico – algo que os jovens tendem a ter habilidades mais atualizadas.
Para Thainá Nogueira, de 28 anos, Coordenadora de Conteúdo na Engaja Comunicação há 2 anos, agilidade e inovação são as principais mudanças de comportamento do mercado das agências de marketing digital. A jornalista ainda complementa que a geração mais jovem tende a estar mais familiarizada com as últimas tendências tecnológicas e de mídia social.
“Nós tendemos a ter uma abordagem criativa e “fora da caixa” para resolver problemas e encontrar soluções inovadoras. Essa criatividade pode ser aplicada em projetos da empresa para oferecer algo único aos clientes. Além disso, a juventude é muitas vezes caracterizada pela vontade de aprender e crescer profissionalmente. Essa atitude de busca por conhecimento pode levar a um contínuo aprimoramento das habilidades e competências, resultando em melhorias nos serviços prestados por qualquer companhia”, aponta.
A ascensão das mídias sociais e do marketing digital também têm desempenhado um papel importante nessa tendência, pois as empresas estão cada vez mais voltadas para estratégias de marketing online, as quais os profissionais mais novos têm mais facilidade e conhecimento, justamente, por terem nascido e crescido em um ambiente digital, fazendo com que estejam desde muito cedo familiarizados com as plataformas e ferramentas necessárias para esse tipo de marketing.
O presidente da ACADi (Associação Cearense de Agentes Digitais) e CEO da Tatics, Chateaubriand Arrais, não se trata de uma tendência ou atraso, mas de um movimento natural do marketing. O especialista ainda explica de onde vem a raiz desse movimento.
“Entendo esse movimento de duas formas: profissionais mais sêniores buscando empreender e ter uma carreira própria, consequentemente saindo das agências e abrindo espaço para os mais jovens; como também as próprias agências buscando, talvez, uma redução de custos com folha, e apostando em profissionais mais juniores. Ambos os caminhos são arriscados”, afirma
Por meio de sua experiência dentro da ACADi, Chateaubriand ainda destaca algumas dicas para agências e profissionais da publicidade.
“Não vejo como tendência, nem atraso, vejo como um processo natural. Profissionais mais experientes saem, por diversos motivos, e os jovens tendem a assumir as responsabilidades. É o ciclo do mercado. O segredo, enquanto agência, é não deixar que a chamada “juniorizacão” seja a regra. Já enquanto profissional, é estar sempre atualizado e pronto para assumir novas demandas”, conclui.
Confira também:
Pesquisa aponta quais profissões gostariam de contar com as IA’s na rotina de trabalho
Completando 68 anos, Piracanjuba apresenta sua personagem digital