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Gestão de Pessoas e Marketing: como as áreas podem trabalhar juntas?

Por Redação

27/05/2022 08h30

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O especialista Anthony Conde Serra compartilha como uma organização pode ser mais forte a partir do alinhamento entre as áreas

 

Termo criado em 1986 por Saul Faingaus Bekin, especialista pioneiro que trouxe o assunto para o Brasil, endomarketing diz respeito à estratégia de facilitar e realizar trocas, construindo lealdade no relacionamento com o público interno ao passo que os objetivos empresariais da organização são compartilhados e consolidados. A ideia é cativar, cultivar e fortalecer relações, melhorando assim o valor de mercado da organização.

Para garantir o sucesso do negócio, as corporações apostam cada vez mais no alinhamento entre RH e Marketing. Isso porque as empresas enfrentam um mercado cada vez mais competitivo, no qual contar com os talentos mais bem preparados e motivados é essencial para a sobrevivência da empresa. Além de estratégico, é um diferencial de mercado.

Para alcançar esse engajamento do público interno e, por consequência, um impacto positivo no mercado, as organizações se empenham na motivação e na valorização dos funcionários. O planejamento e execução dessa estratégia é realizada por duas áreas da empresa: Recursos Humanos e Marketing. O RH fica responsável por entender quais são as necessidades dos colaboradores e quais são os problemas que os impedem de engajar e interagir. Com tais informações em mãos, o Marketing fica responsável por traçar ações e estratégias que irão fomentar o engajamento, retenção de talentos, canais de comunicação etc.

 

“Uma visão mais holística e humana da organização resulta em decisões estratégicas mais centradas nas pessoas. Se por um lado o resultado é o foco e objetivo final do negócio, do outro as pessoas são a peça-chave para que ele seja conquistado. É preciso pensar primeiramente no cliente interno, o colaborador, e tornar sua experiência com a empresa única. Somente com colaboradores satisfeitos teremos clientes encantados e negócios de sucesso”, explica o professor Anthony Conde Serra, especialista em Marketing Digital e docente do MBA em Inovação e Marketing Digital da Unifametro.

Nesse desafio, o especialista destaca a Gestão de Mudanças.

“Vivemos em um mundo corporativo que sofre de forma acelerada e constante com mudanças estruturais, econômicas, geográficas, processuais, gerenciais e tecnológicas, essa última sendo talvez um dos maiores desafios para o RH atual. Desenvolver as pessoas para que se sintam mais confiantes e capazes de agir em meio tantas mudanças é latente e determinante para a sobrevivência de qualquer organização nos dias atuais”, ressalta.

 

Por isso, Anthony Conde Serra recomenda o alinhamento entre tecnologias, comunicação, estratégia e gestão comportamental para as empresas, o que necessita de um trabalho conjunto entre Marketing e Gestão de Pessoas.

“O RH já não pode se limitar a atrair, recrutar e selecionar pessoas. Mais do que processos, o RH deve focar em experiências que possibilitem a evolução do ciclo de vida do colaborador: conectando, inspirando, potencializando e encantando pessoas. Por sua vez, o Marketing precisa potencializar e fazer ecoar esse esforço nos canais de comunicação e nas ações internas”, conclui.