Elaborado pelo Ecossistema Sinapro/Fenapro o documento apresenta ferramentas e práticas essenciais para a gestão de pessoas / recursos humanos
O objetivo da terceira edição do Papper desse ano visa ajudar a capacitar as agências de propaganda com as melhores práticas na gestão das pessoas. O documento é uma publicação do Ecossistema Sinapro/Fenapro, e foi elaborado a partir da constatação da pesquisa VanPro de que o tema está posicionado abaixo de outras prioridades das agências.
“A pesquisa VanPro mostra que há boas oportunidades para melhorar os resultados das agências com o desenvolvimento de práticas e políticas de recursos humanos. Especialmente com os grandes avanços tecnológicos que teremos no futuro próximo e no médio prazo, potencializar as pessoas se faz ainda mais importante para gerar resultados distintivos para as agências”, conta Fernando Augusto Braga e Silva, da Delta Consulting.
A pesquisa da VanPro mostrou que as agências têm maior adesão a práticas mais consolidadas e tradicionais, priorizando aquelas relativas à empresa, como o planejamento estratégico (62%), o planejamento orçamentário (61%) e o acompanhamento de indicadores / KPI (24%). Já as que tratam da gestão de recursos humanos estão em segundo grau de prioridade, como feedback gerencial (44%), avaliação de desempenho (31%) e programa de remuneração variável (26%).
O descompasso é ainda maior em relação a iniciativas estruturadas de desenvolvimento, posicionadas em terceiro lugar entre as prioridades. Este item abrange os programas de desenvolvimento gerencial e de liderança (23%), os planos de desenvolvimento individual (20%) e os programas de mentoria interna (14%).
Já as práticas mais ousadas como a gestão ágil (18%), OKRs (15%) e avaliações 360º (9%) aparecem na penúltima posição. Em último lugar, foram citadas as práticas relacionadas à inovação, como design sprint (6%), colegiados de inovação (4%) e hackathons (1%).
“Vemos que as agências precisam avançar em práticas de gestão que vão além daquelas tradicionais, principalmente se quiserem ter políticas inovadoras alinhadas às atuais demandas do mercado de trabalho”, observa Fernando Augusto.
Com o objetivo de melhorar este cenário, o Paper do Ecossistema Sinapro/Fenapro trata de vários aspectos que os gestores de recursos das agências devem observar. Entre eles, como desenhar a equipe necessária, definir o organograma e a distribuição de responsabilidades e como realizar um processo seletivo focando as habilidades e os atributos necessários ao cargo.
“As agências que não possuem um profissional de RH precisam entender que seu patrimônio são as pessoas, e que é preciso ter alguém dedicado a essa função, e não apenas um departamento pessoal, e tampouco atribuir essa responsabilidade a profissional sem a formação adequada. Estes são requisitos para se garantir melhores resultados”, diz Patricia Alexandre, diretora executiva do SinaproSP e integrante do GT da Fenapro.