As organizações vêm se percebendo, cada vez mais, como ambientes vivos, sensíveis e atentos às expectativas dos seus públicos, de modo a garantir gestões cada vez mais participativas e humanizadas. A valorização das pessoas é um aspecto considerado primordial para estimular o envolvimento de todos nas entregas almejadas, sem perder de vista a estruturação de processos formais e indicadores para a mensuração de resultados. Destaco, com propriedade, as instituições de ensino dentre essas organizações, que aprenderam a se perceber como empresas dinâmicas e inovadoras.
Profissionalizar as instituições de ensino é identificar talentos e melhorar setores, para além dos próximos da alta gestão. É quando olhamos para todas as áreas, não somente para diretorias, gerências e coordenações, cuidando dos diferentes pontos de contato estabelecidos com a comunidade escolar, dos professores aos alunos e suas famílias. E a escola, nesse aspecto, tem uma vantagem em relação a outros negócios, porque conhece e sabe aplicar metodologias ativas, desenvolver projetos e engajar os colaboradores, fazendo o exercício de uma escuta realmente ativa, interessada.
Outro aspecto a ser considerado é o reconhecimento das diferentes gerações que fazem parte da comunidade escolar. Estamos acompanhando, com cada vez mais atenção, o interesse das novas gerações em identificar e estabelecer mais propósito à rotina diária de atividades. É quando se sabe, com clareza, o motivo da execução daquela atividade e quais os ganhos que ela vai proporcionar no desenvolvimento das pessoas. Estabelecer e comunicar propósito é envolver os colaboradores, das lideranças a quem operacionaliza a demanda. E, não há como negar, que isso vai refletir na compreensão e cumprimento dos resultados.
Para que tudo isso aconteça de forma bem-sucedida, a área que cuida da gestão de pessoas precisa estar muito bem alinhada com as outras, que pensam o negócio institucionalmente e mercadologicamente falando, como Marketing e Comercial. Um alinhamento que fortalece a cultura, e cultura estabelecida e bem comunicada tende a desenvolver e reter talentos, projetando a escola a patamares ainda mais significativos.
Sobre a autora:
Renata Paz – Diretora Administrativa e de Pessoas do Colégio Darwin