Influência

Gestoras cearenses participam do NRF, maior evento de varejo do mundo

Por Redação

28/01/2022 17h31

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

 

Sem edições presenciais há dois anos, a NRF 2022: Retail’s Big Show, um dos mais importantes eventos do mundo no seu segmento, reuniu em Nova York (EUA) entre os dias 16 e 18 de janeiro mais de 15 mil varejistas, fornecedores e especialistas do varejo.

 

Entre os participantes, dois nomes cearenses: Sara Dantas, gerente de Marketing da Regional Nordeste do grupo Ancar Ivanhoe, e Thaisy Barbosa, Gerente de Marketing Grupo Diamantes. As gestoras conversaram com o Nosso Meio as experiencias e impressões do que viram.

 

Thaisy Barbosa é responsável pela estratégia nacional de marketing das 6 marcas do Grupo Diamantes, e gere diretamente uma equipe de 12 pessoas. Iniciou sua atuação de liderança de marketing voltada ao varejo em 2017, e desde então acompanhava a feira internacional de forma remota. A oportunidade de estar pessoalmente na edição 2022 potencializou as expectativas de conseguir absorver da melhor forma a experiência ofertado pelo evento, assim como fortalecer o elo com as pessoas que também lá estão com o mesmo proposito.

 

“A feira promove o encontro de players do mercado mundial, trazendo também toda a cadeia em torno do varejo para uma visão holística de oportunidades, tendencias e aprendizados que possam impulsionar um crescimento sustentável e consistente do setor considerando as transformações do mundo, das pessoas, dos processos e tecnologias”

 

Sara Dantas faz parte do Grupo Ancar Ivanhoe a 4 anos e meio. Seu rabalho na gerencia de marketng da regional nordeste lhe permite liderar as equipes do North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei, North Shopping Maracanaú, Via Sul Shopping e Natal Shopping, no Rio Grande do Norte. Antes do início da NRF teve junto com outros gestores da Ancar Ivanhoe, dois dias intensos de visitas técnicas realizadas pelo time da Fast Forward Xperience (FFX), o que permitiu vivenciar algumas iniciativas que foram apresentadas na Feira.

 

 

“Foi minha primeira vez na NRF e o primeiro evento desde o início da pandemia, então naturalmente havia muitas expectativas. Fui ávida pelas tendências, em especial aquelas relacionadas a comportamento/experiência do consumidor e às novidades do universo digital (Metaverso, NFT, etc). O evento foi uma bela entrega de conteúdo e de diversidade, com a participação de grandes líderes do setor”

 

Diversidade, equidade e inclusão

Em palestra na feira, James Rhee, fundador da empresa de consultoria Red Helicopter, falou sobre os esforços das empresas que direcionam o varejo para se tornar um ambiente mais inclusivo e empático para o consumidor. O mercado está cada vez mais ligado a marcas que representam ou apoiam as crenças e posicionamentos do consumidor.

 

Hoje é essencial ter uma comunicação empática e incluir as minorias, contar com tecnologia que permita a navegação e usabilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e muitas outras preocupações que englobam este núcleo de tornar o varejo digital um ambiente para todos.

 

“A geração Z, que será 50% do mundo em oito anos, por exemplo, não tolera preconceitos, ela quer autenticidade e consistência das marcas, que devem ter respaldo de ações reais para cada causa apoiada. É preciso olhar com mais atenção para a sustentabilidade, integrar ao modelo e à visão do negócio”, lembra Sara Dantas.

 

Metaverso está chegando

Apesar de ser uma tendência para os próximos 5 ou 10 anos, as empresas já estão se movimentando para inserir a tecnologia do metaverso em suas estratégias, já que as futuras gerações são nativos digitais e serão mais de 50% dos consumidores nos próximos anos.

 

“O metaverso foi o assunto de maior ansiedade da grande maioria dos participantes. Toda a aceleração da transformação digital culmina diretamente no crescimento desse universo digital que fará cada vez mais parte da vida real das pessoas. A grande recomendação para as marcas é começar, se integrar ao Metaverso com seus “avatares”, “gêmeos digitais” ou modelos de atuação totalmente inovadores, mas estar presente para entender e atender um novo mundo que já é realidade”, cita Thaisy Barbosa.

 

Voltando para casa

De volta ao Ceará, é hora de por em pratica as tendencias e insights que a NRF deixou. As gestoras compartilham do pensamento de que a melhor forma de conhecer as necessidades dos clientes é captar e ultilizar os dados para direcionar os passos futuros das empresas.

“O Mercado Cearense é fortalecido por grandes marcas com relevância mundial, local e, por isso, possui muita musculatura para estar avante em iniciativas muito importante relacionados a economia, gestão e transformação digital do varejo e cadeia produtiva. Deixo a colaboração como um dos pontos discutidos na NRF 2022 que pode ser o meio crucial do aumento da competitividade para nosso Estado”, pontua Thaisy Barbosa.

 

“É importante olhar para toda a cadeia do negócio e para os pontos de contato sensíveis, adequando os processos para impulsionar ações reais que impactem positivamente na empresa e na comunidade. Olhar com atenção a jornada do consumidor também permitirá entender pontos de fricção e melhorar a experiência, seja no ambiente físico ou online”, complementa Sara Dantas.

 

A experiencia de participar de uma feira de importância global que tem como premissa trazer uma visão ampliada de tendencias de mercado, pessoas, processos e tecnologias é enriquecedor e transformador.

“É uma grande responsabilidade traduzir valor para o crescimento sustentável do Grupo Diamantes como negócio, no fortalecimento do Branding da marca, na contribuição para o desenvolvimento e aprendizagem das pessoas e em toda contribuição que possa entregar para o nossos mercado em geral”, pondera Thaisy Barbosa.

 

“O mais importante é entender que: é sempre sobre pessoas e para pessoas. Isso significa buscar constantemente por diversidade em todos os aspectos. Minha expectativa é conseguir compartilhar ao máximo os aprendizados e levar para o dia a dia dos nossos shoppings experiências que tornem melhor a vida de quem nos visita diariamente”, finaliza Sara Dantas.

 

Confira também: