Movimentos do mercado

Gigantes de bens de consumo se unem contra racismo

Por Redação

30/11/2020 10h00

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BRF, Coca-Cola, Danone, General Mills, Heineken, Kellogg, L’Oréal, Mars, Mondelēz, Nestlé e PepsiCo fazem parte da iniciativa

 

Após a repercussão da morte de João Alberto Silveira Freitas, por dois seguranças de uma loja do Carrefour, em Porto Alegre, um grupo de grandes empresas de bens de consumo, sendo todas elas fornecedoras da rede Carrefour, assumiram um compromisso de combate ao racismo estrutural no Brasil.

 

Entre as empresas participantes do movimento estão: BRF, Coca-Cola, Danone, General Mills, Heineken, Kellogg, L’Oréal, Mars, Mondelēz, Nestlé e PepsiCo fazem parte da iniciativa. Por ora, uma mensagem compartilhada em redes sociais de empresas como a Coca-Cola, se inicia dizendo: “Nós, empresas do setor de bens de consumo, nos solidarizamos com a dor de familiares e amigos de João Alberto Silveira Freitas. Juntos, somamos quase 235 mil colaboradores no Brasil”. E segue afirmando que as empresas devem ser agentes de transformação e evoluir coletivamente na jornada que cada uma delas iniciou individualmente na luta pela equidade racial.

 

“O primeiro passo é assumirmos a realidade do racismo e admitirmos que ainda ocorrem diariamente atitudes que perpetuam o preconceito, a exclusão, as desigualdades e a violência. E, por isso, precisamos fazer mais”, continua a mensagem. Na sequência, as empresas propõem utilizar seu potencial para acelerar “mudanças efetivas” na sociedade”. Com isso, assumem, o compromisso público de agir de forma conjunta e propositiva em toda sua cadeia de valor, afirmando que irão fortalecer o compromisso de cada uma em ações concretas no combate ao racismo estrutural.

 

O grupo irá criar um plano de ação em parceria com organizações e especialistas que possuem conhecimento legítimo da causa e afirma que tornará público esse documento o mais rapidamente possível, assim como prestará contas dessas iniciativas regularmente.

 

Na semana passada, outra gigante de bens de consumo, a P&G, lançou o programa Racial 360, com objetivo de promover a igualdade racial em quatro pilares, entre eles no quadro de funcionários da companhia em níveis gerenciais para cima e também entre seus fornecedores, fomentando o empreendedorismo de pessoas negras e pardas.