Inovação

Meta mira em realidade virtual e lança Orion

Por Victor Campos

30/09/2024 15h54

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

O lançamento do novo produto da Meta ocorreu no Meta Connect 2024; Relembre óculos já lançados no mercado

Assuntos como Inteligência Artificial, Realidade Virtual e Realidade Aumentada sempre estão nos tópicos de assuntos relacionados ao futuro da tecnologia, visando esse mercado e o avanço tecnológico que essas tecnologias possam agregar empresas como Meta e Apple, lançaram seus óculos de RV como forma de se firmarem nesse mercado e serem as detentoras dessa tecnologia no mercado.

Meta: Orion

Semana passada a Meta, empresa de Mark Zuckerberg dona do Facebook, anunciou o Orion, seu primeiro par de óculos de realidade aumentada. A novidade foi compartilhada no Meta Connect 2024, evento em que outras novidades também foram anunciadas pela companhia.

O novo dispositivo da marca combinará os benefícios de um grande display holográfico e uma assistência personalizada de inteligência artificial em um formato confortável, que poderá ser utilizado o dia todo. Ainda conforme a Meta, o lançamento é o que eles acreditam ser “o par de óculos de realidade aumentada mais avançado já produzido”.

A empresa diz que o novo dispositivo permitirá experiências digitais que não são limitadas pelos limites da tela de um smartphone. Com grandes displays holográficos, será possível utilizar o mundo físico como tela, colocando conteúdo e experiências 2D e 3D no lugar que o usuário escolher.

Além disso, os óculos contam com uma IA contextual que tem a função de detectar e compreender o mundo ao redor para antecipar e atender as necessidades do usuário. Segundo a Meta, o dispositivo é leve e funciona para uso interno e externo, permitindo que as pessoas vejam o rosto do usuário que utiliza o Orion.

O Orion ainda não possui uma data de lançamento nem valor. Isso porque existem dois obstáculos que ainda impedem que o par de óculos chegue ao consumidor. No evento, a Meta apontou quais são eles: os avanços tecnológicos necessários para fornecer uma tela grande em um formato de óculos compacto e a necessidade de experiências de realidade aumentada úteis e atraentes que possam ser executadas nos novos óculos.

Apple : Vision Pro

A Apple, por exemplo, anunciou em junho ano passado o Vision Pro, seu modelo de óculos de realidade mista pode ser controlados com os olhos, as mãos e a voz, além do teclado e do touchpad da empresa. Eles servem para assistir vídeos, fazer chamadas de vídeo, navegar na internet e controlar objetos virtuais em 3D, por exemplo.

O Vision Pro conta com duas telas 4K, sendo uma em cada lente. Quem usar o dispositivo, poderá ver o que está ao seu redor enquanto navega no sistema e escolher se o visor fica transparente para que outras pessoas possam ver seus olhos por meio do recurso EyeSight (“visão”, em tradução direta).

Por outro lado, quando o objetivo é focar no sistema, é possível bloquear a visão do ambiente externo. Isso é feito com o Environments (“ambientes”), recurso que exibe paisagens como papéis de parede.

O Vision Pro da Apple promete transformar a maneira de se relacionar com o trabalho e até nos momentos de lazer, com uma imersão profunda no ambiente digital onde o usuário pode optar por trabalhar na sala de casa navegando dentre múltiplas tarefas e se divertir de maneira mais imersiva em games e filmes.