Novo projeto gráfico traz marca com tipologia em minúsculo e que será exibida em todas as mídias
Com aposta no minimalista, a Globo inicia o ano com uma nova identidade visual. O projeto da mudança recebeu o nome de “Uma Só Globo“, que tem como objetivo colocar todas as empresas do grupo sob a mesma gestão e padronizar as marcas. Sendo assim, os ajustes não se resumem apenas à emissora, já que o redesignado está vindo para marcar que o grupo Globo passará a ser chamado apenas de Globo e usará uma marca parecida com a da TV.
Além disso, um dos objetivos da mudança é conversar com todos os públicos e mídias. O filme, que traz locução da atriz Taís Araújo, revela que a empresa vem se transformando ao longo dos anos e segundo a companhia, a nova marca representa uma empresa que cresceu e que traduz uma Globo mais leve e próxima. Reforçando que agora todas as empresas do grupo – TV aberta, TV por assinatura, streaming e plataformas digitais – formam uma só Globo, mas com todos os valores que a trouxeram até aqui.
O ícone continuará, mas com diversas possibilidades de cores diferentes que podem ser utilizadas sozinhas ou misturadas. Além disso, existe ainda a possibilidade de ser usado em 2D ou 3D. A nova identidade visual é um pouco diferente da antiga, até mesmo uma nova fonte foi desenvolvida para o projeto.
“A marca que tem sido apresentada como ‘a’ identidade visual da Globo é apenas uma das execuções que vão simbolizar a empresa que nasce da união das empresas Globo de TV aberta, TV por assinatura e plataformas digitais, além do Globoplay e da Som Livre. Ela faz parte de um projeto de arquitetura de marca que harmoniza de forma integrada as marcas dos nossos produtos construindo uma só Globo, com toda sua essência, e simbolizando uma companhia ainda mais inovadora, leve e próxima das pessoas. Vale destacar, ainda, que este símbolo não tem uma única textura nem um formato exclusivo em 2D, sendo possível ser utilizada sua versão com acabamento 3D.O importante é que seu uso sempre estará adequado ao papel que desejamos na arquitetura de marca da empresa“, comentou a emissora.
Outra novidade é que não será permitido que se use a cor preta em nenhuma circunstância. Os padrões de gradiente demandarão sempre pelo menos três opções de cores. A partir do começo deste ano a nova identidade visual será implementada e os logos dos canais também deverão passar pela mudança.