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Google anuncia início processo de desativação de cookies no Chrome

Por Redação

04/01/2024 12h00

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Após diversos adiamentos, a previsão para que o processo aconteça é o segundo semestre de 2024

Nesta quinta-feira (04), o Google anunciou o início do processo de desativação de cookies de terceiros em seu navegador, o Chrome. A mudança, que faz parte da iniciativa chamada Privacy Sandbox, será implementada gradualmente, começando com 1% da base de usuários do Chrome, essa decisão pode impactar diretamente as estratégias de Marketing Digital.

Esse movimento, já era aguardado há algum tempo, o Google planeja avaliar os impactos iniciais para publishers e anunciantes antes de estender a desativação para toda a base de usuários até o final do ano. O adiamento do fim do rastreamento de cookies de terceiros ocorreu ao longo dos anos, inicialmente previsto para 2022 e, posteriormente, para o segundo semestre de 2024.

O Google alegou a necessidade de dar mais tempo ao mercado para se adaptar a essa nova realidade digital e realizar testes mais aprofundados no Privacy Sandbox, seu conjunto de soluções de rastreamento de dados sem o uso de cookies de terceiros.

No entanto, questionamentos sobre a preparação do mercado para essa transição têm sido levantados. Em junho de 2023, o IAB Brasil divulgou dados do estudo “State of Data Brasil”, revelando que 52% dos respondentes afirmaram que se sentem preparados para o cenário sem cookies. Isso representou um crescimento de 15% em relação ao mesmo estudo realizado em 2021.

Alexandre Kavinsky, presidente do Comitê de Privacidade e Personalização do IAB Brasil, destaca a busca por alternativas, como o foco na coleta, propriedade e gestão de dados próprios, conhecido como first-party data. Empresas estão investindo em tecnologias, como CRM e CDP, para ativar e utilizar esses dados de maneira segura.

“A colaboração entre diferentes áreas, como Marketing, Tecnologia, Dados, Análises, Conformidade e Governança, também é importante para garantir uma abordagem integrada à transição pós-cookies”, ressalta Kavinsky.