As categorias Moda (34%) e Beleza & Perfumaria (35%) lideram a lista de intenção de compras dos brasileiros
Pesquisa inédita do Google mostra que cerca de um em cada três brasileiros (36%) pretende comprar ou já comprou algo para dar de presente neste Dia das Mães. A tendência é que o consumo aumente nesse período, o índice representa um crescimento de 5 pontos percentuais em relação à intenção de compra no mesmo período de 2022.
As ‘lembrancinhas’ estão no foco dos brasileiros para montar uma lista de presentes mais barata neste ano, devido ao seu valor em ticket médio. A busca por itens de menor custo é explicada sobretudo pela situação financeira dos consumidores. Três em cada quatro brasileiros (76%) afirmam que a situação financeira deve impactar nas compras de Dia das Mães.
Os produtos das categorias Moda (34%) e Beleza & Perfumaria (35%) lideram a lista de compras dos brasileiros para este Dia das Mães. Também cresceram as intenções de itens para casa, 15% neste ano e 12% em 2022 . Por outro lado, a intenção por eletrônicos está em 14% em 2023, o segmento estava em 17% em 2022.
As intenções de compra de produtos de maior valor caíram. No total, 10% dos entrevistados afirmaram que investirão entre R501 e R$1 mil na aquisição do presente. Sobre itens com valores acima de R$ 1 mil, a intenção de compra (9%) caiu 5 p.p. em relação ao ano passado.
“Mesmo com o bolso apertado, notamos que o brasileiro está mais motivado a comprar presentes neste Dia das Mães. Para se adaptar à situação financeira, as buscas por preços baixos e promoções parecem ainda mais acentuadas neste ano. A divulgação de ofertas e benefícios financeiros pode atrair quem estiver com orçamento mais apertado”, afirma Antonella Weyler, líder de insights para o segmento de Varejo do Google Brasil.
“Por isso, é importante oferecer opções de presentes para todos os bolsos, com opções de marcas e categorias mais baratas. Da mesma forma, é necessário oferecer opções de parcelamento para categorias mais caras.”, complementa.
Confira também:
NESCAFÉ® Dolce Gusto® firma parceria com XT RACER e lança linha gamer de produtos