Os internautas iniciaram a semana com uma surpresa: o Google fora do ar. Entre os relatos na Internet, serviços como Gmail, Google Drive, YouTube, Google Meet, Google Forms, Google Keeps, Analytics e outros apresentam “erro 503”. Segundo o DownDetector, que monitora o funcionamento de serviços na web, o problema começou por volta das 8h30 e atingiu um pico de mais de seis mil reclamações no Brasil, mas a maioria dos relatos são nos Estados Unidos e em países da Europa.
A companhia informou na página de status que “Estamos cientes do problema com o Gmail que está afetando a maioria dos usuários. Os usuários afetados não conseguem acessar o Gmail. Forneceremos uma atualização às 09h12 com detalhes sobre quando o problema deve ser resolvido. Observe que esse tempo de resolução é uma estimativa e pode sofrer alterações”.
A pane do Google trouxe diversas reclamações para os usuários, já que ferramentas da empresa, como a plataforma de chamadas de vídeo Google Meet e o Google Classroom (ou Google Sala de Aula), são populares no ensino à distância. O problema durou cerca de uma hora, retornando o funcionamento às 9h30.
A companhia informou na página de status, às 9h31, que os serviços estão sendo estabilizados aos poucos, e às 9h52 deu a instabilidade como resolvida: “Tenha certeza de que a confiabilidade do sistema é uma prioridade para o Google, e estamos fazendo aprimoramentos contínuos para tornar os nossos sistemas melhores”.
O Google reconheceu a instabilidade dos seguintes produtos da empresa:
- Gmail
- Google Agenda
- Google Drive
- Documentos do Google
- Planilhas do Google
- Apresentações Google
- Google Sites
- Grupos do Google
- Hangouts clássico
- Google Chat
- Google Meet
- Google Vault
- Currents
- Google Forms
- Google Cloud Search
- Google Keep
- Google Tarefas
- Google Voice
- Admin Console
- Google Analytics
- App Maker
- Google Maps
- Blogger
- Google Sync for Mobile
- Google Sala de Aula