Com a criação do Bard e Windows Copilot, as gigantes do mercado de tecnologia apostam nas inteligências artificiais para imergir ainda mais seus usuários em suas plataformas.
Nos últimos tempos, vem sendo possível observarmos uma era em que as Inteligências Artificiais (IAs) estão se tornando cada vez mais presentes e desempenhando um papel fundamental em quase todos os setores da sociedade. As IAs, que foram inicialmente concebidas como meras entidades de ficção científica, estão agora se tornando uma realidade tangível.
Essas poderosas ferramentas de inteligência computacional têm se desenvolvido a passos largos, impulsionadas pelo avanço tecnológico e pela capacidade de processamento cada vez maior dos computadores. Hoje, elas estão mais inteligentes, ágeis e capazes de aprender e se adaptar ao ambiente de forma surpreendente.
E agora chegou a vez de duas grandes empresas do mercado de desenvolvimento de software, Google e Microsoft, se jogarem no mundo das IAs.
Anunciado em maio deste ano durante a Build 2023, o Windows Copilot é a versão de Windows da inteligência artificial da Microsoft que já deu as caras no Microsoft 365 e no Edge.
O objetivo é integrar o Microsoft Edge e o Bing Chat ao Windows 11. Os usuários podem esperar um melhor desempenho usando o Bing Chat. O último é um chatbot AI desenvolvido pelo ChatGPT da OpenAI, dentro de um contêiner baseado na Web habilitado pelo Microsoft Edge. Os recursos do Microsoft Edge no Bing Chat fazem com que o Windows 11 e o Windows Copilot funcionem melhor e mais rápido.
De acordo com a Microsoft, inicialmente esta versão Preview está sendo disponibilizada para um número limitado de participantes do Programa Windows Insider que instalarem o Windows 11 build 23493. Também é necessário atualizar o navegador Microsoft Edge para a versão 115.0.1901.150. Se o Windows Copilot Preview estiver disponível para você, é possível acessá-lo a partir do ícone na barra de tarefas como mostrado na imagem abaixo ou o atalho de teclado “Winkey + C”.
Como é uma ferramenta baseada na Web, a Microsoft atualizará os principais recursos do Windows Copilot quando necessário. A Microsoft está a caminho de lançar o Windows Copilot para testadores nas próximas semanas, dando aos fãs a chance de dar uma olhada pessoal na IA de ponta.
Do outro lado, o Google, desde fevereiro lançou seu próprio concorrente ao ChatGPT, intitulado Bard, a IA pode acessar informações atualizadas da internet e possui um botão “pesquisa no Google” que acessa a busca.
Ele também diz quais são as fontes das informações prestadas, como a WikiPédia.
O Google alertou que o Bard teria “limitações”, como compartilhar informações erradas e mostrar certos tipos de viés.
Isso ocorre porque ele “aprende” com bancos de dados informações no qual esses vieses podem estar presentes – o que significa que é possível que estereótipos e informações falsas apareçam em suas respostas.
“Estamos com uma postura cautelosa no rollout, que é esse processo de expansão global do produto (o Bard) e isso não é exclusivo do Brasil. Em outros países a gente também adota essa postura. Assim continuamos ousados no sentido de estar no front da tecnologia com IA generativa e ao mesmo tempo estamos cautelosos em como levamos isso para o usuário,” destaca Claudia Tozetto, gerente de comunicações e relações públicas do Google.
A ferramenta deverá chegar ao Brasil nos próximos meses. A previsão foi feita pelo presidente do Google Brasil e vice-presidente da Google Inc., Fabio Coelho, no evento Google For Brasil, realizado no dia 27 de junho, em São Paulo.
Confira também:
Estudo explora o poder da influência negra na mídia e publicidade
76% dos brasileiros estão dispostos a comprar diretamente de portais de notícias, aponta Criteo
JA Brasil, em parceria com a Avanade, lança curso gratuito para jovens interessados em tecnologia