Inovação

Google lança ferramenta de tradução simultânea com uso de IA para videoconferências

Por Lucas Abreu

23/05/2025 16h27

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Recurso será disponibilizado, inicialmente, em inglês e espanhol, mas BigTech garante que português e outras línguas chegarão em breve

O Google Meet, ferramenta para videoconferências do Google, contará com uma ferramenta de tradução simultânea por meio da inteligência artificial Gemini. A tecnologia contará com recursos de voz para preservar o tom e a entonação dos participantes das reuniões online.

O anúncio da nova ferramenta ocorreu na última terça-feira (20), durante a Google I/O, conferência anual da BigTech. Na ocasião, foi apresentado um vídeo em que duas mulheres utilizam a plataforma para conversar sobre o aluguel de um imóvel – uma falando em inglês e a outra, em espanhol. O discurso, traduzido com IA, se sobrepõe às vozes originais para facilitar a compreensão das conversadoras. Confira o vídeo abaixo:

A tradução de fala no Google Meet começará a ser disponibilizada para assinantes dos planos Google Al Pro e Ultra em fase beta. Inicialmente, os idiomas inglês e espanhol estarão disponíveis, mas a BigTech garantiu que mais idiomas, como o português, devem estar disponíveis nas próximas semanas.

Além do Meet, outras ferramentas que fazem parte do Google Workspace vão receber atualizações relacionadas a recursos de inteligência artificial. No Gmail, o Google quer oferecer mais integração com o Gemini para oferecer sugestões de respostas no tom que o usuário costuma responder seus e-mails. Outra novidade é a possibilidade de usar a ferramenta Vids para transformar apresentações do Google Slides em vídeos que podem ser compartilhados com o público até nas redes sociais.