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Governo do Brasil lança campanha “Do lado da COP30. Do lado do povo brasileiro.” assinada pela Calia

Por Redação

11/11/2025 15h26

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Campanha nacional celebra a COP30 em Belém e reforça o protagonismo do Brasil na luta global contra as mudanças climáticas

O Governo do Brasil anuncia o lançamento da campanha publicitária nacional “Do lado da COP30. Do lado do povo brasileiro.”, desenvolvida pela agência Calia para celebrar a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em 2025, em Belém do Pará, no coração da Amazônia. A iniciativa marca o protagonismo brasileiro nas negociações climáticas globais e reforça o compromisso do país com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

A campanha parte de uma mensagem impactante, que dá voz ao “não” dos brasileiros à destruição do planeta e à indiferença diante da crise climática. A partir desse ponto de partida, a narrativa se transforma em uma afirmação positiva e orgulhosa: o Brasil é a casa da COP30, o país da Amazônia e um líder mundial na busca por soluções reais para o futuro do clima.

Este é um momento histórico para o Brasil e para o mundo. Sediar a COP30 no coração da Amazônia é um símbolo da confiança internacional em nossa capacidade de conduzir o diálogo climático. A campanha traduz esse orgulho e convida todo brasileiro a fazer parte dessa jornada coletiva pelo futuro do planeta. 

Assinada pela Calia, a campanha foi concebida com um conceito inclusivo, emocional e de forte apelo popular. Sob a assinatura “Do lado da COP30. Do lado do povo brasileiro.”, o projeto utiliza múltiplas linguagens e formatos para dialogar com públicos em todas as regiões. A veiculação ocorrerá em televisão aberta, internet, redes sociais, mídia impressa e painéis digitais, reforçando a dimensão nacional da mensagem. 

“Criar a campanha da COP30 é um enorme orgulho para a Calia, porque ela representa o Brasil em um dos debates mais urgentes do nosso tempo. Nosso desafio foi traduzir em uma linguagem simples e emocionante o papel de protagonismo que o país assume ao sediar a conferência, mostrando que estar do lado da COP30 é, acima de tudo, estar do lado do povo brasileiro. A mensagem reforça nossa identidade, a força da Amazônia e a capacidade que temos de inspirar o mundo com ações concretas em defesa do planeta”, afirma José Augusto, vice-presidente da Agência Calia.

Os materiais valorizam a cultura e a identidade da região, integrando a Amazônia à narrativa global sobre o clima, mas também mostra todo o Brasil unido, com seus diferentes sotaques, cidades e biomas.

A campanha reflete a essência do Brasil contemporâneo: otimista, plural e engajado, que inspira orgulho e senso de pertencimento. Ela começa com uma recusa – o não à destruição do nosso futuro – e se transforma em uma afirmação de unidade e esperança. O resultado é uma mensagem que convida o mundo a olhar para o Brasil como exemplo de diálogo e ação climática.

Com a COP30, o país assume o papel de anfitrião de um dos eventos mais importantes do planeta, reunindo Chefes de Estado, cientistas, organizações ambientais e a sociedade civil para discutir os rumos das políticas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. O Brasil chega à conferência como liderança reconhecida pela diversidade de sua matriz energética, pelos investimentos em bioeconomia e pela cooperação internacional em defesa da Amazônia.

FICHA TÉCNICA
Agência: CALIA Y2 
Cliente: SECOM/ PR 
Campanha: COP30
Direção-Geral de Criação: Geisa Lopes.
Direção de Criação: Paulo Fernandes, Maurício Oliveira, Alexandre Ferro e Cícero Fraga.
Head of art: Bruno Lima.
Criação: Paulo Fernandes, Cicero Fraga, Eve Portilho, Ronilton Costa, Livia Roma e Alexsander do Nascimento. 
Direção Executiva e Geral de Atendimento: Claudia Lassance.
Atendimento: Samir Augusto, Letícia Fekete, Aline Souza e Ludmila Queiroz. 
Atendimento Digital: Juliana Vasconcellos. 
Mídia/BI: Milena Lima, Mayko Chaves, Luana Pessoa, Alaine Santos, Felipe Pereira, Vinicius Menezes, Lucas Germano, Marcos Alencar, Alexandre Maluf, Yussef Hagge e Gracielly Lemos.
Planejamento: Analuiza Kazniakowski, Isabel Aquino, Liana Bonaccorsi, Cezar Pinheiro e João Pinheiro.
Planejamento e Conteúdo Digital: Lucas Mansur, Camila Batista, Camila Beatriz e Regina Arruda. 
Conteúdo Digital: Diego Matos, Lucca Farinasso, Ari Neto, Alessandro Resende, Marcela Silva, Débora Freitas, Guilherme Paiva e André Oliveira.
Diretor de Produção: Marcos Araújo. 
Produção gráfica e RTV: Fernanda Machado, Adriana Berquó, Tamiris Monroe e Edson Lima 
Produção Digital: Lucas Xavier. 
Arte-final: Antônio Elias, Suzana Daniel e Mardelson Carmo.
Revisão de Textos: Magda Carlos.
Aprovação: Samantha Marchiori, Matheus Fernandes e Julieta Pinheiro. 
Período: Novembro/2025 
Produtora de vídeo: Labalaba Produções
Diretor de Cena: Matheus Vianna 
Diretor de Fotografia: Peu Ribeiro
Assistente de Direção: Carla Rebouças
Diretor Executivo: Silvana Assis
Atendimento: Silvana Assis
Diretor de Produção: Marzio Lacerda
Produção: Wilson Paz
Diretor de Arte: Bea Morbach
Coordenador de Pós-Produção: Tito Oliveira
Montagem: Bruno Massato
Colorização: Reizinho Bacelar
Produtora de Elenco: Cecilia Ferreira
Chefe Maquinária: Andreson Conte /Ailton Barbosa
Chefe Elétrica: Angelo Conte / Axson Barbosa
Som direto: Leo
Maquiagem: Rose Geha
Figurino: Ketlen Suzy
VFX: Mauricio Ragi
Produtora de audio: Sagaz Audio
Atendimento: Amanda Serra
Diretor Musical: Moisés Souto
Produtor Musical: Moisés Souto e Rafael Jardim
Mixagem e Finalização: Dado Almeida
Coordenação de Produção: Amanda Serra