Influência

Governo Federal apresenta nova identidade visual; slogan do governo será ‘União e Reconstrução’

Por Redação

02/01/2023 13h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

 

O slogan do governo Lula será “União e Reconstrução”. A logo da nova administração foi exibida neste domingo, dia da posse presidencial, no Palácio do Planalto. As palavras “união e reconstrução” foram constantes nos discursos de Lula na campanha eleitoral e ao longo das semanas da transição, após ele ter sido eleito.

 

 

A frase que veio a público é um resumo da frente ampla que levou o presidente a conquistar as eleições. Além disso, reforça a ideia de que o governo Lula herdará um país com graves problemas, que precisará de reconstrução.

 

A nova identidade visual remete ao segundo governo de Lula, entre 2007 e 2010. Naquele período, “Brasil, um país de todos”, trazia a ideia de diversidade com três cores a mais que as da bandeira. Com a fonte gorda (bold), preenchida e divertida utilizada, a marca reforça a informalidade, criatividade e diversidade cultural brasileira. As cores estão distribuídas entre as vogais, criando geometrias, que remetem à arte abstrata modernista e à simplicidade infantil. 

 

Por outro lado, as letras R, A e S, de Brasil se penetram gerando uma transparência e conexão entre elas. Esta ideia também tem sido reforçada na retórica do novo governo, em contraponto à dificuldade de acesso à informação do governo anterior. A participação social e a consulta às entidades da sociedade civil também contribuem para reforçar esta ideia de transparência.

 

A marca também traz uma verticalidade na distribuição das ideias. ‘Governo Federal’ aparece no alto em fonte negritada, e o lema aparece abaixo do Brasil em fonte bem mais fina.

 

SLOGANS ANTERIORES

 

A ex-presidente Dilma Rousseff adotou “Brasil, Pátria Educadora” no seu governo, enquanto Michel Temer, seu sucessor escolheu “Ordem e Progresso”. Já o ex-presidente Jair Bolsonaro optou por “Pátria Amada Brasil”.