3corações, M. Dias Branco e Solar Coca-Cola recebem cerca de 40 profissionais de RH de diferentes regiões do Brasil
Nesta quarta-feira (02), o Great Place to Work e o Great People Consulting promoveram, pela primeira vez no Ceará, o “Visitas de Benchmark”, encontro que reuniu cerca de 40 profissionais de RH que deu início a dois dias de aprendizado e visitas a empresas do Estado. A abertura do evento ficou por conta de Mariza Quinderé, Diretora Regional GP Consulting & GPTW, seguida da palestra de Haline Aquino, CEO GP Consulting. Com uma série de dados, a executiva apontou dados que demonstram o cenário da gestão de pessoas do Brasil.
“Não aumentou o volume de pessoas pessimistas, mas o número de incertezas. Às vezes surge uma nova notícia e somos surpreendidos pelas redes sociais. Uma marca pode entrar em queda ou ascensão a partir de uma publicação. Os negócios e o RH também tem sido assim. Temos que estar sempre atentos em como podemos nos posicionar”, introduz Haline.
Citando tendências como a epidemia do desengajamento, Haline alerta os profissionais presentes em como a nova geração apresenta outras prioridades. Em 1997, 39% das pessoas somavam de 16 a 20 anos em uma empresa. Enquanto em 2023, 44% dos profissionais possuem menos de 2 anos dentro de uma empresa. Por fim, Haline apresentou cases de empresas que investem na experiência do colaborador e em como isso gera resultados positivos e transformadores na vida dos colaboradores.
“No fim, o que mais impacta é a liderança empática e próxima. Quem dá o tom, o toque e consegue personalizar uma prática em prol das pessoas é o líder. Nenhuma empresa consegue ser excelente com somente práticas excelentes, mas é uma liderança capacitada que consegue atingir a vida das pessoas. Precisamos preparar os nossos líderes para usar essas ferramentas”, finaliza Haline.
Ana Paula Falcão, Diretora de Desenvolvimento Humano e Organizacional nos Mercadinhos São Luiz, compartilhou com o público o case da marca como Melhor Empresa para Trabalhar no Varejo em 2023. Em um momento de expansão, a empresa pretende até fevereiro de 2025 inaugurar 6 novas unidades. O primeiro momento da programação fechou com um bate-papo entre Mariza Quinderé, Haline Aquino e Ana Paula Falcão.
O evento seguiu para uma imersão in loco em empresas que são referência em clima e práticas de gestão. A 3corações abriu as portas neste primeiro dia de Benchmark e os profissionais foram recebidos por Ana Flávia Esteves, Gerente Corporativa de Comunicação e Cultura, Sueli Alves, Diretora de RH, Alves e Virgínia Santiago, Gerente de DHO.
“Perseguimos o simples com a complexidade de fazer o cliente sentir o sabor, saber quem somos e viver conosco”, afirma Sueli.
Sobre a complexidade por trás da simplicidade, Virgínia trouxe os Princípios de Liderança que foram formatados em 18 meses pela área de DHO da marca.
“Trabalhamos aqui dentro que todo mundo é líder. Todos precisam ser responsáveis pela sua rotina, decisões e possuem muita autonomia. Temos pessoas mais bem alinhadas, com capacidade de tomar decisões e fluindo melhor nos processos”, introduz Virgínia. “Durante o processo de mapeamento, a nossa busca era identificar nossa cultura e descrever o que já vivíamos”, complementa.
O evento segue com a programação amanhã (03), onde os profissionais irão visitar a M. Dias Branco e Solar Coca-Cola.