Inovação

Gramado Summit 2023: Rafael Sbarai discute como Meta, Google, Apple e Amazon vão inovar no futuro

Por Redação

14/04/2023 18h39

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Em uma palestra que tem como o objetivo apontar possibilidades dessas grandes empresas para o futuro, Rafael Sbarai, jornalista e mestre em Tecnologia e Mercado, discute os setores que serão foco das próximas inovações tecnológicas e sugere quais Big Techs podem competir dentro desse mercado, citando Meta, Google, Apple e Amazon como Big Four. 

 

O jornalista inicia sua participação afirmando, “Para falar do futuro, é preciso falar do passado e do presente”, e começa a contextualizar a história das quatro empresas, revelando os pontos de destaque em suas trajetórias. O que ele aponta é que elas têm em comum o fato de investirem muito em pesquisa e inovação e empresas que investem em pesquisa dificilmente deixam de crescer. 

 

Ainda falando sobre semelhanças, Sbarai aponta o que Google e Amazon têm em comum: a diversificação de negócio, já que o Google não se identifica apenas como uma ferramenta de busca e a Amazon como um e-commerce, ambos buscam inovar para além do seu segmento de base.

 

“Pra mim, os quatro grandes pilares do futuro, especialmente em Big Techs, são sáude, saúde, serviços automobilísticos, conteúdos e Livestream, qualquer Big Tech está de olho nesses produtos”, aponta.

 

Rafael ainda ressalta quais empresas podem competir em cada setor. 

 

“Quem eu acho que vai brigar pelo serviço de saúde no mundo, Google, Apple e Amazon, pelo o que eu acredito são as empresas que vão investir mais em Health Tech”, aponta.

 

Ele analisa a presença dessas marcas atualmente no segmento da saúde. A Amazon, por exemplo, já oferece um plano de saúde e farmácia. 

 

Já para o setor automobilístico, o jornalista afirma que Google e Apple podem competir nesse mercado, logo que o Google já está desenvolvendo seu próprio carro. 

 

“E eu não duvido que a Apple entre nesse mercado em algum tempo, em função de como ela enxerga o futuro do consumo de conteúdo. O investimento que ela faz na Apple TV, é altamente interessante, e quando você não precisa mais conduzir o seu veículo, você tem tempo para consumir conteúdo”, afirma.

 

Sobre conteúdos, ele ressalta a presença e investimentos que a Amazon está fazendo nos últimos anos, em conteúdos e formatos que estão em alta, como o cenário esportivo e o investimento em streaming. 

 

Rafael finaliza falando sobre suas perspectivas para o Livestream, destacando o Meta e a Amazon como as principais Big Techs para esse mercado.  

 

“Esse é um modelo que com inteligência artificial e todas as questões que estão sendo desenvolvidas, vão mudar a maneira de como a gente consome conteúdo”, conclui.

 

A Gramado Summit é o maior brainstorming da América Latina. Uma verdadeira imersão no ecossistema de inovação. São sete palcos de conteúdo simultâneos, com mais de 200 palestrantes. Além das áreas de conteúdo, o evento possui uma das melhores feiras de negócios do país, com mais de 500 expositores e centenas de investidores.

Rafael Sbarai 

Jornalista e mestre em Tecnologia e Mercado. Atua como Head de Produto e Operações do Cartola Express, do grupo Globo.