Calçadista brasileira amplia presença internacional com primeira loja no oeste americano; projeto de expansão prevê novas lojas nos Estados Unidos, China e em países da Europa, Oriente Médio e América do Sul a partir de 2021
Para ampliar sua atuação fora do Brasil, a Grendene, maior exportadora de calçados do país e uma das maiores produtoras mundiais, anuncia a inauguração, em dezembro, da primeira unidade própria do Clube Melissa em Los Angeles, nos Estados Unidos, um dos principais mercados para a Grendene.
“Os estudos e experiências que temos do canal on-line nos Estados Unidos nos mostram que a California concentra um volume significativo de consumidores. Los Angeles, que sempre teve uma conexão forte com a marca, respira arte, moda e design e tem muita sinergia com as ações e projetos que estamos trabalhando no âmbito da sustentabilidade. Acreditamos que esses diferenciais são potenciais para ainda mais experiência com a marca”, afirma Alceu Albuquerque, diretor de Relações com Investidores da Grendene.
A nova loja terá disponível todo o portfólio internacional da marca Melissa, modelos já consagrados no Brasil como a sandália Possession e as best sellers papetes coloridas e confortáveis da Melissa, além de colaborações, como a parceria com a grife Viktor&Rolf anunciada neste ano para uma coleção exclusiva e sustentável de calçados e bolsas produzidas com Melflex®, PVC proprietário da Melissa, que é vegano e 100% reciclável.
Com a expansão do varejo próprio de Melissa no exterior – que já tem Galerias em Nova York e Londres, além de São Paulo, a Grendene também pretende ampliar a discussão sobre sustentabilidade. Assim como acontece no Brasil, na nova loja em Los Angeles os consumidores terão acesso a informações sobre o tipo de matéria-prima usado na fabricação dos produtos e as iniciativas da companhia com foco em economia circular, além dos coletores para descarte de calçados sem condições de uso.
Raquel Scherer, gerente de Melissa, explica que o novo passo da Grendene no exterior tem como objetivo principal o fortalecimento da marca no território internacional, assim como encontrar um modelo de negócio adequado à realidade de outros mercados. Todas as lojas do exterior também integrarão as estratégias de Omnichannel já iniciadas no Brasil, que visam a construção de uma série de iniciativas para aprimorar o relacionamento da marca com o público, em todos os pontos de contato. “Estamos promovendo mudanças estruturais e adotando tecnologias e métodos que vão criar ainda mais sinergia entre os nossos canais on-line e off-line para impulsionar as iniciativas da Grendene que visam criar novas formas de acesso aos seus produtos e gerar experiências inesquecíveis para os consumidores”.
Além da nova loja da Melissa em Los Angeles, a Grendene também pretende abrir outras nove unidades próprias nos Estados Unidos. O projeto de expansão também inclui três lojas físicas da marca na China, com expectativa de abertura a partir de março de 2021, após as celebrações do ano novo chinês.
Hoje a Grendene já conta com 20 mil pontos de venda no exterior e 65 mil no Brasil, e comercializa seus produtos por meio de representantes comerciais, distribuidores, exportações diretas e a partir da sua subsidiária Grendene USA Inc. Nos Estados Unidos, a marca Melissa já possui uma galeria em Nova York (inaugurada em 2012), a loja on-line Shopmelissa e é representada por mais de 500 clientes multimarca.
Sobre a Grendene
Fundada em 1971, a Grendene é a maior exportadora de calçados do Brasil e uma das maiores produtoras mundiais. Detentora das marcas Melissa, Grendha, Zaxy, Rider, Cartago, Ipanema, Pega Forte e Grendene Kids possui tecnologia proprietária e exclusiva na produção de calçados para os públicos feminino, masculino e infantil.
Com cinco unidades industriais, distribuídas por Ceará, Bahia e Rio Grande do Sul e 11 fábricas, tem capacidade instalada para produzir 250 milhões de pares/ano. Por meio de representantes comerciais, distribuidores, exportações diretas e da subsidiária Grendene USA, Inc. (EUA), seus produtos alcançam 65 mil pontos de venda no Brasil e 60 mil fora do país. A Companhia conta ainda com showroom Melissa em Milão, três “Galeria Melissa” (São Paulo, Nova York e Londres). Em 2019, registrou lucro líquido de R$ 495 milhões.
*Texto Divulgação