Inovação

Grendene lança Nuar, plataforma de melhor impacto

Por Redação

03/03/2021 08h00

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Iniciativa é resultado do laboratório de inovação criado para desenvolver e testar soluções que aproximem pessoas e negócios sustentáveis, e marca os 50 anos da Grendene em 2021

 

Resultado do Bergamotta Works, laboratório de inovação criado pela Grendene para desenvolver e testar soluções que aproximem pessoas e negócios de forma sustentável, a Plataforma Nuar representa um marco nas ações da companhia com foco em inovação e marca os 50 anos de história da companhia em 2021. O espaço virtual que já está no ar desde dezembro, via blog e Instagram, será utilizado de forma colaborativa para estimular consumidores a repensarem formas de consumo e, ao mesmo tempo, alavancar negócios com melhor pegada ambiental.

 

A plataforma digital será alimentada por conteúdos informativos e inéditos ligados à economia circular, que descomplicam o conceito de melhor impacto e a sua aplicabilidade no dia a dia, e estimulam hábitos mais sustentáveis na vida urbana, com o intuito de ajudar no processo de evolução e transformação pessoal dos consumidores. A plataforma também vai permitir cocriação e conexão com pessoas, marcas, produtos e serviços.

 

Para chegar a esse formato, a Grendene reuniu durante quatro meses um grupo de consumidores, especialistas em sustentabilidade, inovação e engenharia e designers da própria companhia e do mercado. O time usou metodologias ágeis e a missão, além de discutir os temas que serão abordados no espaço virtual, foi recriar, sob a ótica do design circular e atemporal, os calçados Nuar, primeira sandália lançada pela da Grendene no final da década de 70. O tipo de matéria-prima a ser utilizada também foi um dos pontos do processo criativo.

 

O novo calçado será apresentado pela Grendene na Plataforma Nuar, materializando o propósito de melhor impacto: modelos veganos, 100% recicláveis e com pelo menos 30% de material reciclado na composição, como todo calçado da Grendene. A sandália conta, ainda, com o diferencial de ter 10% de matéria-prima de fonte renovável oriunda de óleos vegetais e casca de arroz e sem uso de solventes.

A linha é composta por um único produto que irá atender todas as idades e gêneros e o design foi pensado para ser um modelo atemporal, indo contra a lógica tradicional da moda por coleções, fomentando assim a economia circular em que se estimula a extensão do ciclo de vida do produto ao máximo possível. Além disso, a Nuar é a primeira no Brasil com uso de um novo termoplástico utilizado neste tipo de modelo de calçado, um tipo de plástico com melhor impacto por possuir maior valor nas cooperativas de reciclagem e também apresentar maior durabilidade.

 

Para estar alinhada à economia circular em todo o processo, a Nuar irá utilizar embalagens que sejam úteis para as pessoas, buscando evitar o descarte. Trata-se de uma mochila desenvolvida em parceria com a Dobra, marca que se tornou conhecida por fabricar carteiras artesanais de “papel” e que preza por uma produção de baixo impacto e sustentável. Além disso, após o uso da mochila, o consumidor poderá descarta-la através do programa de reciclagem da Dobra e ganhará descontos e vantagens por estar participando de um ciclo mais benéfico para todos os envolvidos.

 

Paulo Pedo, diretor de Negócios Digitais da Grendene, explica que o lançamento é um dos 11 MVP’s (Produto Mínimo Viável, na sigla em inglês) do laboratório Bergamotta Works e que ajudará a companhia a buscar novas oportunidades no mercado de melhor impacto. “É resultado de um processo criativo, colaborativo e ágil, que faz parte da jornada de transformação digital da Grendene, onde é preciso inovar e testar soluções em tempo recorde, como o mercado exige”. Por se tratar de um MVP, neste primeiro momento, Nuar terá disponível para venda três mil pares de calçados, com grade de tamanhos reduzidos (Baby: 23/24; Infantil: 30; Adulto: 335, 36, 37, 40 e 41).

 

“No Bergamotta Works compreendemos que para inovar é preciso colocar a sustentabilidade enquanto lente em todas iniciativas que forem desenvolvidas. A Nuar é um projeto que traz a sustentabilidade em seu core e teremos a oportunidade de coletar aprendizados riquíssimos para irrigarmos todas as marcas da companhia”, afirma Bianca Dallegrave, head de inovação do laboratório de inovação e líder do projeto da nova marca Nuar.

 

O negócio dá ainda mais peso ao papel do Bergamotta Works na estratégia de inovação da Grendene, segundo Pedo. Outro resultado recente do laboratório é a rede de vending machines, ou seja, máquinas automáticas para venda no Brasil e nos Estados Unidos de produtos Ipanema, outra marca da companhia. A empresa está testando a iniciativa como novo canal de acesso e autosserviço, e pretende escalar o projeto a partir de um modelo de franquia no Brasil e no mercado internacional.

 

O Bergamotta Works também tem apoiado a Grendene no processo de internalização das lojas on-line no Brasil e no exterior – já estão sob a gestão da empresa o e-commerce de Zaxy, Melissa USA, Ipanema, Grendene Kids e Rider Brasil, além do e-commerce B2B. A expectativa é concluir a migração de todas as marcas até março deste ano.

Sobre a Nuar

Nuar é uma marca criada pela Grendene para ser uma plataforma de melhor impacto, com a missão de fomentar um ecossistema a partir da conexão de pessoas, marcas, conteúdos, produtos e serviços alinhados com os valores da companhia. Atua com base em três pilares: Pessoas, para criar e suportar produtos que beneficiam a economia local, que promova inclusão e condições justas de trabalho; Planeta, para estimular negócios de baixo impacto ambiental e impulsionar a economia circular; e Animais, com o intuito de criar e amplificar produtos fabricados a partir de métodos que protejam o bem-estar animal.

 

Sobre a Grendene

Fundada em 1971, a Grendene é a maior exportadora de calçados do Brasil e uma das maiores produtoras mundiais. Detentora das marcas Melissa, Grendha, Zaxy, Rider, Cartago, Ipanema, Pega Forte e Grendene Kids possui tecnologia proprietária e exclusiva na produção de calçados para os públicos feminino, masculino e infantil.

 

Com cinco unidades industriais, distribuídas por Ceará, Bahia e Rio Grande do Sul, e 11 fábricas, tem capacidade instalada para produzir 250 milhões de pares/ano. Por meio de representantes comerciais, distribuidores, exportações diretas e da subsidiária Grendene USA, Inc. (EUA), seus produtos alcançam 65 mil pontos de venda no Brasil e 20 mil fora do país. A companhia conta ainda com showroom Melissa em Milão e três “Galeria Melissa” (São Paulo, Nova York e Londres). Em 2019, registrou lucro líquido de R$ 495 milhões.

 

*Texto Divulgação