Responsabilidade

Grendene reduz em 20% as emissões de gases de efeito estufa

Por Redação

19/09/2023 11h05

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Empresa desenvolve projetos e ações de eficiência energética fabril, que incluem redesenho de processos, adaptação de equipamentos e gestão operacional

Graças ao uso exclusivo de energia elétrica renovável e outras ações sistêmicas de eficiência em suas operações, a Grendene diminuiu em 20% suas emissões totais em 2022, em relação a 2021. A calçadista também apresentou queda de 14% na intensidade das emissões por par de calçado produzido. Um exemplo de medida para redução de emissão de carbono é o uso de veículos elétricos na logística. Em 2022, aproximadamente 4.000 quilômetros foram percorridos com esse tipo de carro nas rotas entre Farroupilha e Porto Alegre, resultado da parceria com a Vésper Cargas Expressas, fornecedora da companhia desde 2017.

Carlos André Carvalho, Gerente da Divisão de Desenvolvimento Sustentável da Grendene, explica que observar as emissões em transportes é uma das ações efetivas para redução da emissão de gases de efeito (GEE) estufa.

“Na Grendene, desenvolvemos diversos projetos para diminuição das emissões de carbono no escopo 3, aquela que ocorre de forma indireta, ao longo da cadeia de fornecimento e do ciclo de vida dos produtos. Entre aqueles que estão em fase de experimentação, o uso de veículos mais sustentáveis, que são os elétricos, com novas tecnologias em motores e combustíveis alternativos, é o que está mais avançado e com expectativas de expansão”, afirma o especialista.

A Vésper foi a primeira empresa gaúcha a utilizar furgão elétrico para transporte de materiais. “Este projeto está sendo ampliado com a aquisição de veículos de maior porte, hoje já disponíveis no mercado, tornando possível atender rotas de maior distância e maior volume de cargas. A renovação e atualização da frota também está sendo estendida para nossa filial em São Paulo”, revela Rafael de David, diretor da transportadora.

Essas ações compõem a Jornada pela Sustentabilidade, criada há mais de 10 anos para contribuir com a sustentação dos negócios a longo prazo e para um futuro mais responsável, priorizando a atenção aos impactos que os processos de produção geram ao planeta e às pessoas. Os dados estão apresentados na quarta edição do relatório de sustentabilidade da empresa.

Confira o episódio completo do NMCast com Nelson Rossi, Diretor Industrial da Grendene:

Confira também:

Pacto Global da ONU no Brasil e KPTL se unem em prol do empreendedorismo amazônico na agenda climática

Programa Bandeira Azul reuniu mais de 300 voluntários em limpeza da praia em Aquiraz para ‘Clean Up Day’

Fortaleza recebe a 2ª edição da campanha “De Olho nos Olhinhos” em shopping centers