Com uma trajetória de quase 30 anos de carreira, Alessandra Ginante assume a Vice-Presidência de Gente do Grupo Boticário, impulsionando a estratégia da empresa de continuar construindo o RH do Futuro, ancorado em suas essências e ambições estratégicas de negócio. O objetivo é preparar continuamente os colaboradores para construir o melhor e maior ecossistema de beleza do mundo, através de uma cultura centrada no cliente, de alto crescimento, empreendedora e inovadora.
Alessandra chega ao Grupo Boticário com uma vasta experiência internacional, adquirida ao longo de mais de 15 anos vivendo entre a Europa e a América do Norte, incluindo os últimos oito anos atuando especificamente no Vale do Silício em cargos de direção. A executiva possui ampla experiência em liderar transformações globais de negócios, tendo impulsionado a inovação em setores como tecnologia, bens de consumo, ciências da vida, automotivo e serviços financeiros.
“Alessandra traz uma perspectiva global, rica em experiências de gente e gestão de classe mundial, com muita proximidade aos negócios, aos nossos colaboradores e às nossas essências. Sua experiência profissional se soma à vice-presidência de Gente e, juntos, vão continuar atuando para maximizar a geração de valor e facilitar a fluidez da nossa operação por meio do desenvolvimento das nossas pessoas, estimulando um ambiente de alto desempenho”, diz Fernando Modé, CEO do Grupo Boticário.
Ao longo de sua trajetória, a executiva liderou iniciativas de inteligência artificial, fusões e aquisições e expansão orgânica de receita e resultados, demonstrando sua habilidade de alinhar estratégias de negócios com gestão de pessoas em classe mundial e cultura organizacional. Sua experiência inclui passagens por grandes multinacionais como NetApp, Pure Storage, Hewlett Packard Enterprise, Diageo, Avon, Philips e Volkswagen.
Alessandra é conselheira independente da iCIMS (empresa de tecnologia baseada nos EUA), possui doutorado em estudos organizacionais, MBA pela FGV-EAESP e também mestrado em recursos humanos. Ela já foi reconhecida duas vezes com o prêmio “RH do Ano” pelo Grupo Abril e participou do programa “Modern CHRO” da Cornell University.
“Estou extremamente feliz em voltar ao Brasil e me juntar ao Grupo Boticário e seus mais de 21 mil colaboradores para contribuir na construção de um RH vanguardista, que impulsione o crescimento da empresa, o desenvolvimento de nossas pessoas e a excelência e digitalização das nossas formas de trabalho. Acredito que, junto ao meu time e a todas as lideranças e ao nosso conselho, iremos criar um ambiente de trabalho ainda mais inovador, colaborativo e inspirador”, afirma Alessandra Ginante, vice-presidente de Gente do Grupo Boticário.