Grupo Boticário apresenta selo digital que classifica conteúdos de skincare e protege o público adolescente
Por Redação
30/10/2025 15h33
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Movimento busca educar adolescentes, famílias e mercado sobre uso seguro de produtos de skincare, promovendo saúde, autoestima e comunicação transparente nas redes sociais
Diante do crescente debate sobre a pressão estética precoce e uso inadequado de produtos cosméticos de skincare por adolescentes, fenômenos amplificados pelas redes sociais, o Grupo Boticário, em uma parceria com a agência GUT, lança o “Pacto Skincare Responsável”. Mais do que uma campanha, este é um movimento que redefine a responsabilidade da indústria da beleza, posicionando a companhia na vanguarda de um diálogo urgente sobre saúde e bem-estar na adolescência.
O Pacto Skincare Responsável é um chamado urgente à ação, que transforma a preocupação do Grupo Boticário em ações concretas para educar e capacitar uma nova geração consciente. Liderando um movimento nacional por uma beleza mais saudável e responsável, o Pacto convida cuidadores, educadores, influenciadores digitais e todo o mercado a se unirem em torno de três pilares inegociáveis.
No centro dessa iniciativa e como grande destaque está o pilar Comunicação Responsável, com a criação do selo digital do Pacto Skincare Responsável, que estará presente nas páginas dos e-commerces de O Boticário, Quem Disse, Berenice?, Vult e Eudora, em todos os produtos que farão parte do pacto. A partir de novembro deste ano, todos os conteúdos de redes sociais com produtos do Grupo Boticário, que possuem ativos e benefícios de skincare ideais para pele adulta (+18), trarão a sinalização indicativa: “recomendado para peles adultas”. Após a publicação do feed, o Grupo Boticário também disponibilizará o selo como sticker nos conteúdos do Instagram e TikTok, ampliando a visibilidade e o engajamento.
Complementando esse grande movimento, o Pacto também se estrutura no pilar Skin Educativo, reforçando o compromisso do Grupo Boticário em promover a educação para um skincare responsável, com a curadoria de conteúdos de especialistas e a criação de um hub de informações seguras e acessíveis para todos. Este hub de conteúdos estará no ar na Landing Page da campanha, em sincronia com as demais ações de lançamento, oferecendo materiais educacionais e informativos, além do selo para download. E, por fim, o Portfólio Livre assegura que todos os produtos da empresa são 100% livres de substâncias comprovadamente classificadas como disruptores endócrinos, garantindo a segurança e a saúde dos consumidores.
Para ilustrar e sensibilizar os públicos, a GUT desenvolveu uma campanha para amplificar essa mensagem crucial. Com o objetivo de gerar um diálogo direto com pais, educadores e, principalmente, com o mercado publicitário e de influenciadores, a estratégia criativa utiliza uma abordagem visualmente poderosa. O lançamento oficial da campanha, com seu filme principal, ocorreu no domingo, 26 de outubro, após uma veiculação de destaque no programa Fantástico e, agora, também será amplamente divulgado nas redes sociais da marca – YouTube, Instagram e TikTok – marcando o início do impulsionamento e direcionando o público para a landing page da campanha.
A produção, que mostra a transição de conteúdos inocentes para tutoriais de produtos com ativos potentes, culmina na frase que ecoa a urgência do tema: “O que elas aprendem no feed, elas aplicam na pele.” A agência utilizou os próprios rostos das meninas, cujas expressões infantis são marcantes ao revelar que esses jovens estão expostos a informações não classificadas na Internet.
“No Grupo Boticário trabalhamos sempre com o propósito de criar oportunidades para a beleza transformar a vida das pessoas e o mundo ao nosso redor, papel que vai muito além de oferecer produtos de excelência, é colocar o consumidor sempre no centro das nossas decisões e atitudes. Sendo assim, é nossa responsabilidade educar e proteger as novas gerações diante de um cenário em que os jovens têm cada vez mais acesso a conteúdos que estimulam o uso precoce de skincare”, afirma Renata Gomide, CMO da companhia. “Como mãe de duas meninas vivencio pessoalmente esses desafios. O ‘Pacto’ é a materialização do nosso compromisso de apoiar as famílias para que possamos, juntos, proteger a autoestima e o bem-estar desta geração”, conclui.
Para amplificar a mensagem e dar voz a essa causa, a campanha conta com um reforço de peso com a participação de Angélica. Como mãe de uma adolescente e figura pública desde a infância, a apresentadora vivencia os desafios da influência digital e da pressão estética, trazendo uma autenticidade e um poder de engajamento inestimáveis ao movimento.
A atmosfera emocional da campanha é cuidadosamente construída pela produtora Cabaret, que assina a trilha sonora. O desafio foi criar uma música que equilibrasse um arranjo leve, minimalista e intimista a uma voz suave, capaz de conduzir com delicadeza a potente mensagem sobre o impacto das redes sociais na autoestima e a pressão estética em meninas mais jovens.
“Como agentes da comunicação, precisamos estar sempre atentos às questões de utilidade pública e atuar para mudar comportamentos. Por isso, quando a GUT cria com o Grupo Boticário o Pacto Skincare Responsável, sela a nossa missão de estar conectada à cultura, aos públicos e às suas reais necessidades. Hoje nossa luta é em defesa da pele e do bem-estar de tantas meninas, e pelo futuro de cada uma delas”, ressalta Alessandra Visintainer, Managing Director da GUT São Paulo.
A urgência e a relevância da iniciativa são validadas por uma pesquisa inédita, encomendada pelo Centro de Pesquisa da Mulher do Grupo Boticário, que revela um cenário alarmante: 99% das meninas já utilizam produtos para skincare e, de forma preocupante, 22% já recorreram a produtos anti-idade, impulsionadas pela forte influência digital. Com esta campanha multifacetada, o Grupo Boticário não apenas responde a uma demanda social urgente, mas se posiciona como um agente de mudança, utilizando sua influência para liderar um diálogo nacional sobre saúde, bem-estar e o verdadeiro significado da beleza em todas as fases da vida, construindo um futuro mais seguro e consciente para as próximas gerações.
FICHA TÉCNICA:
Agência: GUT São Paulo Anunciante: Grupo Boticário Produto: Institucional Título: Pacto Skin Responsável Território: Brasil CCO & Partner: Bruno Brux CCO: Tiago Abreu ECD: Sofia Calvit, Rainor Marinho Creative Director: Mellina Fontoura, Charles Faria Criatives: Gabriel Soeiro, José Castilho, Ana Carolina Nunes e Clécius Gonzaga CEO: Valéria Barone Manager Director: Alessandra Visintainer Business Director: Andrio Foppa Business Manager: Milena Cruz Business Executive: Alessandra Ribeiro CBO: Luiz Arruda Head of Strategy: Gisele Bambace Strategy Director: Carol Biagio Strategy Manager: Isabella Labate, Guilherme Dionísio CMO: Douglas Silveira Media Director: Tatiana Murakami Media Manager: Guilherme Pereira Media Supervisor: Mayra Sales Media Coordinador: Bianca Pirane Media Assistant:: Carolina Rozendo BI Supervisor: Luciana dos Anjos Head of Operations: Claudia Nakahara Creative Coordinator: Rosana Pelegrini Traffic Analyst: Engel Ribeiro Communications Director: Beatriz Ribeiro Head of Production: Monica Siqueira Production Director: Aline Fernandes Production Manager: Fernanda Domingues PRODUTORAS FILM Production Company: Vetor Zero Director: Nicole Fischer Executive Creative Director: Gabriel Nobrega Executive Production (live action): Francisco Puech, Diego Dossa, Lucas Romero Head of Projects: Márcia Guimarães Business Development Director: Luiz Braga Project Manager: Rubia Elias, Monica Andrade Junior Project Manager: Carolina Gorga Director of Photography: Milena Seta Still Photography: Jazzie Moyssiadis 1st AD: Akassia Gonçalves 2nd AD: Rafaella Della Rosa 3rd AD: Jade Navarro Art Director: Giulia Barbero Props: Bruna Ramos Line Production: Edu Ramos Line Production Assistant: Raquel Conde Wardrobe: Juliana Prysthon Location Producer: Edu Lima Casting: Fernanda Salém Makeup: Laura La Laina Post Production: Vetor Zero Post Production Supervisor: Tatiana Caparelli Post Production Coordinator: Rosangela Gomes, Ana Mendes, Nathaly Lopes Post Production Producer: Thatiana Climick, Paulo Dezotti, Marília Ramos Editor: Nathalia Kamura Motion: Bruno Ronzani Compositing: Diogo Girondi Color Granding: IAN (Bleach) Ingest/ Conform/ Output: Fábio Augusto, Isabela Balbo, Marcos Tavares Content Strategy: Mat Rodrigues
AUDIO: Sound Production Company: Cabaret Music Production: Letícia Medeiros Composer: André Henrique Mixing: Gab Scatolin Finalization: Letícia Medeiros and Rafael Laurenti Account: Ingrid Lopes, Junior Freitas, and Barbara Russiano Coordination: Chandra Lima, Mavi Capelasso, Leonardo Vieira, and Débora Mello