Responsabilidade

Grupo Gratidão: campanha solidária desenvolvida por estudantes da Unifor arrecada alimentos em Quixeramobim

Por Redação

31/03/2023 17h01

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Após três anos da última caravana, grupo retorna suas atividades no Sertão Central

 

Em Quixeramobim, muitas famílias estão vivendo  em situações precárias com poucos ou quase nenhum recurso. Sabendo dessa situação, o Grupo Gratidão iniciou um projeto “Caravana da gratidão em Quixeramobim”. Com o apoio do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza (Unifor), um grupo de alunas realizou a campanha para a divulgação e arrecadação. 

 

Criado em 2013, o grupo tem como missão enxergar quem não está sendo visto. A última caravana realizada pelo grupo aconteceu em 2020, no município de Ocara, e arrecadou mais de 600 cestas básicas para ajudar as famílias da região. Desde então, os voluntários têm se juntando para fazer ações pontuais, mas estão de volta esse ano com mais uma Caravana. 

 

Ao ser questionado sobre o projeto, Rafael Comaru, um dos coordenadores, demonstra sensibilidade com a situação vulnerável dos moradores da cidade

 

“Eu não consigo pensar a sensação de passar fome e não ter o que comer, mas eu posso ver a situação do outro. Quando você pensa que aquilo que você doa pode mudar a vida de muitas pessoas isso transforma tudo”, diz.

 

O conceito da campanha foi desenvolvido pelas alunas Amanda Cruz, Julia Rodrigues, Giovanna Ferreira, Suzamy Menezes, Clarice Furtado, Carolina Ribeiro, Lara Cavalcante, Kauana Alcantra, Vanessa Ribeiro e Marília Pontes, juntamente com Rafael. Intitulado “Seja um portador da esperança agora!”, o tema foi pensado como forma de encorajamento para os futuros doadores a se identificarem como alguém que faz a diferença na vida das pessoas. 

 

Segundo Giovanna Ferreira, estudante de Publicidade e Propaganda da Unifor, o projeto amplia as suas perspectivas sobre o impacto de sua carreira no mercado.

 

“Para mim, é como se fosse outra perspectiva, a gente acaba sendo acostumada a trabalhar com verbas enormes para marcas que já são bem posicionadas no mercado. Mas quando se trata de uma campanha de arrecadação, não tem verba, ou seja, para fazer algo massa é preciso ter uma criatividade enorme, botar a cabeça pra pensar, sabe? E a partir desses desafios, começo a exercitar minha mente para não ficar nas mesmas ideias mas para ir além, independente do valor da verba”, afirma.

 

Nesta edição, a meta da arrecadação é de 600 cestas básicas, 400 kits de bombons para as crianças e lanche para 600 pessoas. A arrecadação ocorrerá até o dia 20 de abril e o evento ocorrerá dia 29 de abril.