Com a experiência de quase quatro décadas de vivências no desafiador mundo do varejo, a Jereissati Centros Comerciais (JCC) dá um novo passo de mercado com o lançamento do Iguatemi Bosque Digital. A iniciativa consolida a ampliação da participação dos shoppings do Grupo no universo do comércio digital que vem sendo feita nos últimos anos. O Shopping Iguatemi Fortaleza, mais tradicional empreendimento do Grupo JCC, foi o escolhido para iniciar com a experiência de um espaço exclusivo de e-commerce com o conceito de marketplace.
O Iguatemi Bosque Digital nasce para ser o reflexo do Shopping Iguatemi Fortaleza no ambiente on-line. Inicialmente, a plataforma será composta por lojas que fazem parte do Iguatemi Fortaleza, marcas com produtos e serviços de qualidade e que compõem o mix do shopping, podendo também a plataforma abrigar outros players que possam colaborar com o ambiente e atender os clientes em todas as suas necessidades. A operação está no ar desde o último dia 24 de maio, em caráter de soft opening, para ajustes operacionais e no sistema, já sendo possível efetuar compras nas cerca de 60 operações em funcionamento atualmente em segmentos como vestuário, calçados, acessórios, perfumaria, entre outros. Todas as lojas do shopping são convidadas a aderir ao marketplace e, até o final de 2021, a Bosque Digital espera contar com um mix ainda bem mais abrangente, em marcas e quantidade de produtos, com a inclusão também do segmento de alimentação.
“Muito mais do que um canal de vendas on-line, o Iguatemi Bosque Digital é um ambiente de compras seguro e confiável, com um leque amplo de marcas e extensa variedade de produtos. Com ele, queremos trazer a melhor experiência aos nossos clientes nessa nova maneira de comprar, tendo como base a referência de qualidade e o relacionamento que eles têm com o Iguatemi enquanto um ambiente físico. Para manter o padrão do shopping no universo virtual, nosso projeto se debruça no design e no conteúdo de forma muito cuidadosa”, afirma Fabricio Cavalcante, CEO da Jereissati Centros Comerciais (JCC).
Conhecendo o cliente e oferecendo o que ele quer
O gerente Corporativo de Marketing da JCC, Benjamim Oliveira, destaca que o Iguatemi Bosque Digital é uma plataforma que irá integrar lojistas e trazer muitos benefícios para eles, ao gerar novas oportunidades, potencializar marcas e colocar o cliente no centro do negócio. Outro ponto de destaque é o de viabilizar um meio digital aos lojistas que seja tão interativo quanto o físico. “O Iguatemi conhece muito bem o consumidor e suas preferências. Todo esse relacionamento construído por gerações que convivem conosco veio sendo acompanhado e atualizado ao longo dos anos. É uma base de conhecimento que nos permitirá trabalhar no universo digital com as melhores ofertas e ações personalizadas que tenham forte ligação com esse cliente, estreitando e fortalecendo nossa relação com ele”, complementa Benjamim.
O projeto vem sendo desenvolvido há cerca de dois anos. Foram estudadas experiências em plataformas conceituadas internacionalmente para trazer uma solução que seja complementar ao shopping center físico, oferecendo uma jornada de consumo que se une a já existente, mantendo o Iguatemi Fortaleza na vanguarda de soluções inovadoras.
Jornada de compra simples e atraente
No Iguatemi Bosque Digital, a jornada de compra se dá na plataforma de maneira rápida, fácil, intuitiva e contando com a utilização de inteligência artificial para deixar a experiência além das expectativas dos clientes. O ambiente traz ainda um blog com informações de interesse amplo
que vão além de temas do universo da moda, trazendo um conteúdo com uma forte raiz
regional e abraçando o viés cultural cearense. Quando da efetuação da compra, o cliente pode optar por receber os produtos em casa ou poderá escolher fazer a retirada na própria loja física na qual adquiriu o produto, ou no espaço específico para retirada de produtos do Iguatemi Bosque Digital, montado no Shopping Iguatemi Fortaleza. “Para quem pedir para receber os produtos em casa, nosso compromisso é de uma jornada de compras agradável e uma entrega rápida. Teremos a premissa de entregar os produtos em menos de 24 horas em Fortaleza e Eusébio”, explica George Castro, Head de Marketplace da JCC, responsável pelo projeto do Iguatemi Bosque Digital.
Com o lançamento do Iguatemi Bosque Digital, o Iguatemi Fortaleza mostra sua convergência e complementaridade com o conceito de “Figital”, que é a integração do Físico com o Digital. “Essa tendência tem se consolidado na prática do mercado, com a cada vez maior divisão percentual entre os momentos de compra em meio físico com as compras online, ou nos momentos de pesquisa online para efetuar a compra offline. O importante é a interação na cabeça do consumidor entre os dois meios e a certeza de que ele terá uma experiência dinâmica e positiva, independente do ambiente em que ele esteja”, reforça George Castro.
Seleção cuidadosa e parceiros de sucesso
“O marketplace vem gerando resultados expressivos para os varejistas no mundo e também aqui no Brasil, apesar de ser algo ainda recente. Mas para isso, é preciso oferecer um espaço seguro, encantador, dinâmico, de fácil usabilidade e que preze por essa relação de proximidade entre as partes, shopping, lojistas, marcas e clientes. Tivemos dois cuidados principais na construção desse projeto. Um foi a seleção cuidadosa de marcas de qualidade e com poder de atrair a atenção e contemplar os desejos dos clientes. A outra foi trazer para junto de nós parceiros com experiência e com o mesmo grau de qualidade que os shoppings da JCC oferecem aos seus públicos”, destaca George Castro.
Para a construção da plataforma do Iguatemi Bosque Digital, a JCC contou com a parceria de alguns dos principais nomes do mercado mundial. Um deles é a Omni55, empresa que tem DNA no e-commerce e atua no mercado de varejo on-line há mais de 20 anos, tendo no portfólio de clientes marcas como Americanas.com, Ponto Frio, Cobasi e Centauro, além de executar consultoria estratégica para a formação do marketplace que opera as vendas on-line da Microsoft, da Kindle e da Nike no Brasil. Outro parceiro é a VTEX, plataforma de comércio digital com atuação global e responsável pelo desenvolvimento de mais de 2.500 lojas em 25 países, para empresas como Walmart, Lego, Disney, Coca-Cola, O Boticário, Ambev, Nespresso, entre tantas outras e de setores distintos. Completando o grupo de parceiros está a Tray, uma das maiores agências de marketing digital do país, especializada em design para criação de sites em inúmeros setores do varejo.
Amplo espaço para crescimento das vendas digitais
Novas projeções estimam que as vendas em e-commerce no Brasil devem ultrapassar os 110 bilhões de reais em vendas em 2021 (Segundo dados do relatório Ebit/Nielsen). Em países como a China e Inglaterra, mais de 20% das vendas se dão pelo digital. Nos Estados Unidos, esse percentual chega perto dos 20%. No Brasil, ainda não se chegou ao patamar dos 9%. “Isso só mostra o campo fértil que temos ainda para crescer e conquistar novos mercados e novos públicos, como tivemos oportunidade de sentir com o sucesso da experiência da campanha ´Iguatemi em Casa´, que promovemos durante o período de isolamento social por conta da pandemia da Covid-19”, destaca Benjamim Oliveira.
Para George Castro, o surgimento do marketplace é um passo natural na transformação digital para o setor de varejo de shopping em geral e para a JCC, em particular. “Trabalhar com o Iguatemi Bosque Digital será um belo desafio, mas vimos que agora é o momento certo para oferecermos um espaço que nos dará bons resultados e nos permitirá ter uma visão 360º do cliente e suas vontades. Temos certeza de que o mercado e os clientes vão gostar”, reforça George Castro.
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