Gestão

Grupo JCPM apresenta experiência de regeneração ambiental na COP30 

Por Redação

17/11/2025 16h02

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Painel destaca os resultados de um projeto de reflorestamento desenvolvido pelo Grupo JCPM no entorno do RioMar Recife, na Bacia do Pina, na área de um antigo aterro industrial

O Grupo JCPM, administrador do RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy, apresentará uma experiência de regeneração ambiental no Recife na programação oficial da COP30 nesta terça-feira (18), em um dia dedicado a discutir as florestas, biodiversidade e soluções climáticas inclusivas. Em painel sobre o Projeto de Revitalização de Áreas Verdes (PRAV), será apresentado os resultados do reflorestamento de 2,53 hectares, no entorno do shopping RioMar, em uma área antes ocupada por um aterro industrial, na Bacia do Pina, na Zona Sul da capital pernambucana.    

Iniciado em 2012, o PRAV inclui o plantio de 686 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, como ipês, pau-brasil, ingá e aroeira. Integrado ao Parque dos Manguezais, um dos maiores mangues urbanos no país, atualmente a área verde revitalizada pela iniciativa privada conta com 75% de cobertura vegetal arbórea e arbustiva, com árvores de até 15 metros de altura, e taxa média de sequestro de carbono de 1,32 t/ha/ano.

Com o tema “Regeneração: O Compromisso do Nosso Tempo”, a apresentação ocorre às 10h, na Zona Azul, no espaço da ONG britânica Responding to Climate Change (RTCC), entidade reconhecida pela ONU por promover boas práticas globais em sustentabilidade. 

O painel será conduzido pela gerente de Sustentabilidade do Grupo JCPM, Thayara Paschoal. “A regeneração ambiental deve se tornar o eixo transversal do planejamento urbano. Com a iniciativa no Recife buscamos demonstra como setor privado pode contribuir efetivamente para a recuperação de espaços naturais, com ganhos concretos para a regulação climática, a proteção da biodiversidade e o bem-estar social”, antecipa a gestora.