Tendência

Grupo Mateus avança no Retail Media em parceria com a LedWave

Por Redação

01/10/2025 10h59

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Terceira maior rede varejista do Brasil transforma lojas físicas em plataformas de mídia com painéis de LED, reforçando estratégia omnichannel e abrindo novo canal de receita

Com o objetivo de transformar suas lojas físicas em potentes plataformas de mídia, o Grupo Mateus, terceira maior rede varejista do Brasil, está investindo em um projeto robusto de Retail Media. Com parceria com a LedWave, empresa de tecnologia em painéis de LED, a iniciativa prevê a instalação de painéis digitais em 100 unidades da rede, distribuídas por nove estados das regiões Norte e Nordeste. No total, a rede com mais de 270 lojas.

Distribuídos por estados como Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, os painéis já estão rem 40 lojas com a estratégia em operação e foco inicial em seções que concentram maior fluxo de clientes. Outras 20 devem ter painéis instalados ainda este ano.

O principal objetivo do Grupo Mateus ao investir na solução de retail media é otimizar o espaço físico das lojas por meio de tecnologia, ampliando sua capacidade de divulgar marcas e parceiros simultaneamente, com mais dinamismo e impacto, gerando receita para o negócio. Os conteúdos exibidos – vídeos curtos de 10 a 15 segundos – são atualizados remotamente, permitindo a divulgação de diferentes marcas ao mesmo tempo, em diferentes lojas, com agilidade e relevância.

Um setor em franco crescimento
Vale destacar que mais da metade (55%) das empresas de varejo no Brasil já investem ou planejam investir em retail media, de acordo com a pesquisa “Retail Media Insights”, da plataforma especializada Newtail. Ainda segundo o levantamento, oito em cada dez anunciantes pretendem aumentar o investimento nessa modalidade nos próximos 12 meses. O ano de 2025 marca um momento decisivo para o retail media, que se consolida como uma das estratégias de marketing mais potentes no setor varejista. Segundo a consultoria eMarketer, o mercado global de retail media deve ultrapassar US$ 100 bilhões até o final de 2025.

“A parceria com a LedWave tem sido estratégica para o avanço do nosso projeto de retail media. A digitalização das lojas com os painéis de LED nos permitiu ter uma comunicação visual muito mais moderna e eficiente, melhorando o posicionamento das marcas parceiras no ponto de venda e, consequentemente, aumentando a rentabilidade de nossa operação. O sucesso foi tão evidente que, após um piloto em uma única unidade, rapidamente expandimos para 40 lojas e temos a meta de chegar a 100. Essa expansão reflete nossa total confiança na tecnologia e no know-how da LedWave para continuar inovando e fortalecendo a experiência do cliente em nossas lojas”, afirma Edson Garcia, Diretor de Trade Marketing do Grupo Mateus.

“Entendemos essa transformação e nos posicionamos como parceira tecnológica para todos os players do segmento, ampliando nossa atuação para além da comunicação tradicional”, afirma Tiago Brito, CEO da LedWave, ao destacar a inovação em painéis de LED como um dos diferenciais da empresa.