O filme da marca apresenta a Geração P com foco em acompanhar as necessidades dos tutores que consideram seus pets como parte da família
O Grupo Petz, ecossistema de produtos e serviços pet, lançou no último domingo (22), no intervalo do programa Fantástico, da rede Globo, a campanha “Geração P”, que exalta a nova relação entre as pessoas e seus animais de estimação. Além de oficializar a nova identidade, um dos objetivos da campanha é anunciar o novo posicionamento da marca Petz, que também ganha uma nova assinatura: “Tudo que seu pet precisa”. A mudança tem como contexto a transformação ocorrida nos últimos anos na relação entre tutor e pet, que hoje é mais emocional e humanizada.
Para além do varejo, a empresa reforça o vínculo tutor- pet como o centro da sua estratégia, tornando-se um ecossistema completo de produtos e serviços para fortalecer ainda mais essa conexão. O novo momento da empresa é marcado pelas oportunidades de inovação criadas a partir da aquisição de novas empresas (Zee.Dog, Cansei de Ser Gato, Cão Cidadão e Petix), e refletidas no desenvolvimento de produtos exclusivos e em novidades nos canais de atendimento físico e digital.
Para Ana Cecília de Paula e Silva, Head de Marketing do Grupo Petz, essas transformações foram fundamentais para trazer clareza de propósito e atributos para a Petz ser cada vez mais uma marca única do segmento.
“Acreditamos que esses movimentos vão contribuir para manter o posto da marca mais lembrada pelos consumidores, já que somos Top of Mind no mercado por alguns anos consecutivos, assim como acelerar o ganho de Consideração e Preferência da marca”, afirma a executiva.
A empresa encomendou uma pesquisa para entender melhor o vínculo entre os tutores e seus pets e principais tendências de comportamento dessas pessoas, embasando toda a estratégia da campanha. Foi assim que surgiu a Geração P, uma nova geração de tutores que não se define pela idade, mas que enxerga os pets como parte fundamental de suas vidas.
A Petz, através de um estudo encomendado para a consultoria IMO Insights, onde ouviu 753 pessoas, com representatividade estatística do cenário de total Brasil, e descobriu declarações relevantes:
- 63% não se consideram donos de um pet, mas sim pais ou mães do animal de estimação;
- 75% dos entrevistados assumem que conversam diretamente com seus pets (sendo que esse indicador sobe para 80% quando olhamos para um recorte de idade mais avançado – mais de 55 anos);
- Quase 50% reconhecem que o animal é fundamental no combate ao estress e solidão.
“Estamos muito orgulhosos em apresentar o conceito de ‘Geração P’ e perceber a identificação genuína de tantas pessoas”, afirma Ana Cecília.
A campanha utiliza uma estratégia multicanal para alcançar e engajar essa nova geração de tutores. Para a estreia, a exibição de um filme no intervalo do Fantástico, da rede Globo, foi a tática de mídia adotada para conectar a marca com sua audiência, em alcance nacional.
“Além da exibição nos breaks dos principais programas da TV Globo e mídia exterior, dentro do digital desenhamos uma estratégia de conteúdo para impactar e gerar identificação com nosso público, por meio de peças que revelam quais são os novos comportamentos dessa geração”, conta Matheus Machado, Gerente de Marketing da Petz e responsável por liderar a estratégia da campanha.
Dividida em duas fases, a campanha também apresentará soluções do ecossistema Petz para amparar as necessidades dos tutores, e conta com um squad de influenciadores que são o retrato das famílias multiéspecies. O projeto foi conduzido de forma colaborativa entre a Petz e a agência Ginga, e contou com a participação das equipes de Marketing e Criação da marca, bem como com um time multifuncional da agência.
“A campanha foi criada de forma totalmente colaborativa entre agência e cliente. Utilizamos a metodologia UMDOIS, que foi essencial para chegarmos a um resultado criativo que representasse todo o cuidado que a Petz teve no processo de renovação de sua identidade e posicionamento, além do carinho que a marca tem com tutores, que se relacionam com seu ecossistema de lojas e serviços espalhados pelo País”, afirma Marcos Brabo, Chief Strategy Officer da Ginga.
- Ficha Técnica
- Cliente: Petz
- Produto: Institucional – Nova Petz
- Marketing: Ana Cecília de Paula e Silva, Matheus Machado, Pedro Dorta, Lincoln Dias, Isis Zonaro, Melise Scarpa e Raphael Oliveira.
- Criação & Inovação: Ana Brandão, Mellyna Conde, Nicole Tomazi, Giovana Soares, Thaís Cordeiro, Gustavo Grobe e Mavi Albuquerque.
- Consultoria: Galileo Branding.
- Realização de pesquisa: IMO Insights
- Agência: GINGA
- Sprint UMDOIS
- Liderança sprint UMDOIS: Ilana Stivelberg
- Liderança executiva UMDOIS: Marcos Brabo
- Líder de Recrutamento: Marina Carvalho
- Estrategistas: Mahira Oliveira, Helena Freitas e Cesar Belem
- Direção de arte e design gráfico: Caio Costa, Fernanda Caetano e David Silva
- Redação Criativa: Ludmila Maia e Nicolas Vargas
- Apoio Gestão Pré Campanha: Tatiana Di Rienzo
- Montadores: Gabriel Parente e Samantha Audi
- Equipe campanha
- Direção Executiva: Pedro del Priore, Paulo Martinez e Marcos Brabo
- CCO: Fernanda Fontes
- Head de Operações: Laís Araújo
- Diretor de Planejamento e novos negócios: Thomas Rebergue
- Diretor de Criação: David Galasse
- Diretor de Mídia, Dados e Performance: Felipe Zelito
- Gerente de Mídia: Letícia Ricardo
- Coordenadora de mídia: Vitória Borin
- Supervisora de Mídia: Natália Ottoni
- Analista de Mídia: Mariana Alves
- Gestão de Projetos: Marina Baravelli
- Redação e Roteiros: Eduardo Pelosi
- Direção de Arte: Fernanda Caetano e David Silva
- Motion Design: Samantha Audi
- Community Manager: Victória Alves