De olho em uma nova geração que vê o wellness como lifestyle, vertical de studios boutique do grupo se apoia no AERA Pilates para transformar a imagem da modalidade e escalar operação pelo Brasil
A vertical de studios boutique do Grupo Smart Fit acaba de anunciar o rebranding de sua marca de pilates. Antes conhecido como One Pilates, o studio passa a operar sob o nome AERA Pilates, em um movimento que reflete não somente uma mudança de identidade visual, mas um reposicionamento estratégico com foco em performance, lifestyle e crescimento em escala via franquias.
Segundo a Carolina Corona, CEO da vertical, a decisão foi motivada por aprendizados obtidos ao longo da operação da marca, incluindo pesquisas com clientes e análises de comportamento do consumidor.
“Inicialmente, a marca foi pensada para um público mais maduro, com uma comunicação clássica e tradicional. Mas percebemos que o perfil real das nossas clientes era composto por mulheres mais jovens, conectadas às tendências e que buscam uma experiência intensa e transformadora”, explica a executiva.
A mudança também responde a uma necessidade de diferenciação. “O nome ‘One Pilates’ apresentava baixa distintividade no mercado, com vários players, até fora do segmento fitness, usando o mesmo termo. Isso dificultava a construção de uma marca forte e escalável”, afirma.
Com base em análises do mercado nacional e de países como os Estados Unidos, a marca identificou espaço para uma proposta mais ousada. Carolina conta que o AERA nasce com o propósito de inaugurar uma “nova era do pilates”, com uma experiência de treino mais intensa, contemporânea e conectada a universos como moda e bem-estar. A nova proposta também busca romper com o estereótipo de que pilates é uma atividade apenas terapêutica e de baixa intensidade.
O novo posicionamento chega com uma identidade visual repaginada, que preserva o azul do legado anterior, mas em tom atualizado, combinando com cores quentes para sugerir vitalidade. A atual estética reforça os pilares da marca: força, longevidade e lifestyle. A mudança também inclui atualizações no treinamento dos instrutores e ajustes na periodização das aulas.
Para apoiar o lançamento da nova fase, a marca escolheu a influenciadora Lívia Nunes como embaixadora.
“Ela representa juventude, autenticidade e atitude, qualidades que traduzem perfeitamente a essência da AERA. Mais do que seguir tendências, ela cria movimentos. É essa energia que queremos levar para nossos studios e comunidade”, afirma.
Com metas ousadas para os próximos 12 meses, a AERA pretende se consolidar como a principal referência de pilates reformer do país, transformando a relação dos brasileiros com a modalidade. A vertical dos Studios aposta no crescimento acelerado via franquias, com foco nas principais capitais e grandes centros urbanos do Brasil.
“Já temos um pipeline robusto e muitos leads qualificados interessados e a expectativa é de 18 salas inauguradas ainda este ano”, diz Corona.