Gerente de marketing nacional da Expresso Guanabara, uma das seis marcas do grupo, explica os desafios e bastidores dessa conquista
Em 2022, ano em que comemorou 30 anos de história, a Guanabara foi agraciada na 35ª edição do Prêmio Maiores & Melhores do Transporte e figurou em primeiro lugar nas categorias “Operadores de Transporte Rodoviário de Passageiro”. O Prêmio Maiores Melhores do Transporte é realizado anualmente pela revista Transporte Moderno, da OTM Editora. Os vencedores são elencados com base na análise dos balanços financeiros e indicadores de desempenho, incluindo satisfação dos clientes, qualidade dos serviços e avaliações de fornecedores.
Rodrigo Mont’Alverne, Gerente de Marketing Nacional da Expresso Guanabara, explica qual o impacto dessa conquista para a marca.
“A conquista é fruto de um trabalho focado em proporcionar a melhor experiência de viagem aos clientes, aliado a uma gestão financeira eficiente, uma política comercial robusta e uma administração arrojada e inovadora. Tudo isso fez da Guanabara uma marca forte, sempre presente na lembrança e nos corações das pessoas. Por esse motivo, a marca Guanabara passou a abrigar todas as empresas de transporte rodoviário que compõem o Grupo Guanabara (UTIL, Sampaio, Brisa, Real Expresso e Rápido Federal), num processo de unificação das marcas que teve início em 2022”, aponta.
Com a unificação das marcas, o alinhamento de processos e a integração das culturas organizacionais foi um desafio, segundo Rodrigo, já que cada empresa possui as suas particularidades.
“A Guanabara ampliou, com a unificação, a sua conectividade, saindo de 800 para mais de dois mil destinos. Também diversificou os serviços, passando a oferecer categorias como ‘Cama’ e ‘Semileito’. Investiu ainda na unidade de Experiência do Cliente (CX) e ampliou seus canais digitais através da Gipsyy, empresa do Grupo responsável pela gestão desses canais, o que gerou um aumento importante nas vendas on-line”, explica.
Com 20 anos de atuação na empresa, Rodrigo explica que viu a primeira empresa do setor de transporte rodoviário a criar uma área específica para o marketing e a partir disso, inspirou novas empresas no setor.
“Vejo com muita alegria que hoje, 20 anos após o meu início na Guanabara, muitas empresas do setor no Brasil contam também com uma área de marketing e enxergam esse trabalho como estratégico para os seus negócios. É motivo de muito orgulho ter aberto essa estrada por onde hoje tantos profissionais trilham seus caminhos”, finaliza.
Confira a lista de vencedores:
Operadores:
- Áereo de passageiros: Líder Táxi Aéreo
- Ferroviário de carga: Rumo Malha Norte
- Marítimo e Fluvial: NorSul
- Rodoviário de passageiros: Expresso Guanabara
- Metropolitano de passageiros: Viação Pioneira
- Fretamento e Turismo: Univale
- Operador logístico e Armazenagem: Vix Logística
Indústria:
- Montadora de veículos: Renault
- Carrocerias para ônibus: Marcopolo
- Indústria Naval: Estaleiro do Rio Maguari
- Peça para caminhões e ônibus: Acumuladores Moura
- Indústria Ferroviária: Amsted Maxion
- Matérias Primas e Insumos: Usiminas
As maiores do transportes:
- Tam
- CPTM
- Prosegur
- Univale
- Correios
- Viação Metrópole
- Viação Piracicabana
- Greenbier Maxion
Serviços
- Transporte de carga e serviços: Brink’s
- Concessionárias de rodovias: Eixo SP
- Petróleo e derivados: Petrobras
- Distribuidoras de combustível: Vibra energia
- Concessionárias de veículos: WLM Participações
- Equipamento de movimentação interna: Somov
- Locação de ativos pesados: Vamos
- Locação de veículos: Localiza
- Distribuidores de autopeças: Distribuidora Automotiva
- Monitoramento e rastreamento: Autotrac
- Automação e informática: Accenture
- Infraestrutura e gestão: Acciona Construcción
- Operadores de sistemas: Autopass
- Sistema de bilhetagem: Prodata Mobility Brasil
Serviços Financeiros:
- Banco de montadoras: Banco CNH Industrial Capital
- Bancos Comerciais: Bradesco
- Leasing: Santander
- Seguradoras: Porto Seguro
- Corretora de seguros: BV Corretora