Destaque

Metro Design celebra sete anos e diretores contam detalhes da trajetória da agência

Por Gabriela Veras

02/08/2024 17h47

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Em entrevista exclusiva para o Nosso Meio, os diretores da Metro Design comentam a respeito das aceleradas transformações do mercado

A Metro celebra, nesta sexta-feira (2), seus sete anos de atuação no mercado do marketing e do design. A agência surgiu em 2017 com o propósito de transformar o mundo por meio do design. Com grandes clientes como Sebrae-CE e a NBA Store, ela angariou cases de sucesso ao longo dos anos, como a campanha pré-Oscar do longa-metragem cearense Pacarrete, vencedor do prêmio de Melhor Filme no Festival de Cinema de Gramados.

Com uma entrega 360, a Metro desenvolve projetos que englobam um acompanhamento personalizado com cada um dos clientes. A agência soma jobs de marcas como SAO, Agropaulo, Cantinho do Frango, BM9, ⁠São Cosme Forneria, ⁠Bob The Dog, Academia Personal Care e Hifive.

Em meio as celebrações de aniversário da Metro, os diretores da Metro, Guilherme Flores e Humberto Mascarenhas concederam uma entrevista exclusiva ao Nosso Meio, onde compartilharam detalhes da trajetória de sucesso da Metro e comentaram a respeito das aceleradas transformações que o mercado teve desde 2017. Confira a entrevista completa abaixo:

Nosso Meio: Metro completa 7 anos em agosto, como você se sente ao ver onde a ideia do negócio chegou?

Guilherme Flores: É uma sensação incrível ver a Metro Design e Comunicação completar 7 anos! Quando começamos, a ideia era criar uma agência que realmente fizesse a diferença na vida das marcas, e ver até onde chegamos é muito gratificante. Ao longo desses anos, superamos muitos desafios, inclusive o período da pandemia, que trouxe inúmeras dificuldades, mas também nos ensinou muito sobre resiliência e adaptação. Sinto um grande orgulho de tudo que conquistamos e, ao mesmo tempo, uma empolgação enorme para os próximos passos. Cada projeto, cada cliente e cada desafio nos ajudaram a moldar o que somos hoje, e isso me enche de satisfação e energia para continuar inovando e crescendo.

Nosso Meio: Como a agência evoluiu ao longo desses 7 anos?

Guilherme Flores: Ao longo desses 7 anos, a Metro Design evoluiu significativamente, sempre buscando aprimorar nossos processos internos para cada tipo de entrega. Com um olhar atento em busca de maior assertividade e otimização, desenvolvemos métodos únicos. Nos aprimoramos, corremos atrás de estudar, fizemos cursos, consultorias e mentorias. Com isso, criamos ferramentas próprias de gestão. Por exemplo, temos uma ferramenta exclusiva, construída do zero, para aprovação de cronogramas estratégicos, onde os clientes acessam com login e senha, garantindo a segurança das entregas. Nosso processo de criação de naming e marca, também, são bem profundos e ajudam nossos clientes a pensar e desenvolver negócios significativos e que percorrem.

Nossa estrutura tem crescido continuamente, inclusive, já já, teremos novidades empolgantes para compartilhar com vocês. Ao olhar para trás, vejo que crescemos muito como pessoas. Gerir um negócio no segmento da comunicação é complexo e exige muita resiliência. Hoje, estamos em nossa melhor fase! Mais maduros, seguros, confiantes e profissionais. Sabemos o terreno que pisamos e aonde queremos chegar.

E, afinal, não dizem que o número 7 é cabalístico? Com certeza, esses 7 anos marcaram um ciclo de crescimento e transformação que nos prepara para voos ainda mais altos. Que venham muitos mais anos de sucesso e inovação!

Nosso Meio: Como a Metro viu a evolução do cenário externo (mercado) ao longos desses 7 anos?

Humberto Mascarenhas: Nos últimos 7 anos, vimos uma transformação impressionante no cenário externo. O boom das redes sociais mudou a forma como as marcas se comunicam, tornando-se essenciais para qualquer estratégia de marketing. O varejo se digitalizou, criando experiências de compra mais fluidas e personalizadas.

A inteligência artificial (IA) trouxe novas possibilidades, desde a automação até a personalização de conteúdo, redefinindo a comunicação e o design com insights mais profundos e ações mais eficazes. A importância do branding também aumentou. Marcas fortes e bem definidas se destacam em um mercado cada vez mais competitivo. As empresas estão percebendo que investir em uma identidade sólida e autêntica é fundamental para construir relacionamentos duradouros com seus clientes.

Na Metro Design, somos eternos curiosos. Nunca deixamos de estudar e nos aprimorar para nos prepararmos para o futuro da comunicação. A união entre design, branding e comunicação é, para nós, fundamental para construir negócios rentáveis e impactantes. Nosso compromisso é usar essas ferramentas para criar soluções inovadoras e ajudar nossos clientes a prosperar em um mercado em constante mudança.

Nosso Meio: Vocês acreditam que o design é uma ferramenta poderosa de transformação. Para os próximos anos…como vocês pretendem continuar colocando o design e a criatividade como protagonistas?

Guilherme Flores: Acreditamos firmemente que o design é uma grande fatia de um bolo chamado branding. Seguiremos aplicando nosso conhecimento em design, branding e comunicação, explorando novas tecnologias e tendências.

Queremos investir em treinamentos e workshops para manter o MetroTeam atualizado, fortalecendo nosso time e ajudando a formar profissionais mais qualificados e seres humanos melhores para a sociedade. Além disso, queremos formar parcerias estratégicas com criadores de conteúdo, o que faz muito sentido para a aplicação do nosso trabalho de gestão de marcas.

Continuaremos a estudar e nos aprimorar constantemente, mantendo uma cultura de aprendizado, pois acreditamos que esse é o segredo do sucesso. Estamos cada vez mais atentos ao poder do branding e da comunicação aliados a um design forte, funcional e sustentável. Assim, continuaremos a transformar marcas e criar impactos positivos para nossos clientes.

Nosso Meio: Uma empresa é feita por pessoas. Colaboradores que apostam no propósito de existência da marca. Como você, juntamente com o Humberto, seu parceiro, aplicam métodos e estratégias de gestão para manter o time engajado ao longos desses 7 anos?

Humberto Mascarenhas: Gerir pessoas é, sem dúvida, a parte mais desafiadora do nosso projeto. Quando iniciamos a Metro há 7 anos, tínhamos apenas um computador e um sonho. Com o crescimento da empresa e a contratação de novos colaboradores, aprendemos que cada pessoa é um universo, e isso nos levou a desenvolver uma cultura voltada para o fortalecimento da equipe.

Para manter nosso time engajado, recentemente, sentimos a necessidade de passar por uma consultoria com uma equipe de RH a fim de aprimorar ainda mais nossos métodos. Promovemos rodas de conversas focadas no desenvolvimento humano, permitindo que todos compartilhem suas experiências e aprendam uns com os outros. Além disso, incentivamos cada membro a trazer, quinzenalmente, temas técnicos para discutir com o time, promovendo um ambiente de aprendizado contínuo.

Em um futuro próximo, planejamos implementar um projeto educacional para capacitar ainda mais nossa equipe. Acreditamos que investir no desenvolvimento pessoal e profissional de nossos colaboradores é fundamental para o sucesso da Metro.

Nosso Meio: O que os parceiros podem esperar da Metro para os próximos anos?

Guilherme Flores: Nos próximos anos, os parceiros podem esperar uma Metro Design e Comunicação ainda mais próxima e comprometida com suas necessidades. Seremos uma empresa parceira que entende profundamente as dores de nossos clientes e oferece soluções de branding eficazes para tanto a comunicação externa quanto interna. Queremos que nossos clientes percebam nossa atuação como um pilar fundamental para o crescimento de seu faturamento e a valorização de suas marcas.

Nosso compromisso é estar inseridos no dia a dia das empresas que atendemos, tornando-nos uma extensão natural de suas equipes. Continuaremos a investir em profissionais altamente qualificados, equipamentos e tecnologia. Nossa missão é ser um suporte essencial para o sucesso dos nossos parceiros, proporcionando inovação, criatividade e resultados tangíveis em cada projeto.

Nossos parceiros podem contar com uma dedicação incansável para compreender suas necessidades e superar suas expectativas, ajudando-os a alcançar novos patamares de sucesso e reconhecimento.

Sobre a Metro Design

A Metro é um estúdio de design nascido em 2017 com foco em branding. A Metro é guiada pelo desejo de transformar o mundo usando o design como principal ferramenta, unindo pessoas determinadas e a experiência de mais de 15 anos vivendo comunicação e gestão de projetos on e off.

Para saber mais, acesse metrodesign.com.br