Destaque

Helena Rocha abre Perspectivas Nordeste 2025 apresentando resultados da 28ª CEO Survey

Por Lucas Abreu

12/02/2025 10h30

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Reinvenção, uso de inteligência e otimismo econômico estão entre os destaques da pesquisa desenvolvida pela consultoria global PwC

No fim da tarde de ontem (11), o Salão Aventino do Hotel Gran Marquise, localizado em Fortaleza (CE), recebeu a segunda edição do Perspectivas Nordeste. Realizado pelo Nosso Meio, o evento tem o objetivo de apresentar o panorama do mercado nordestino, focando no ponto de vista das pessoas que fazem ele acontecer. Entre as marcas patrocinadoras, estão: Aaron Rótulos & Etiquetas, Banco do Nordeste, Band, Cajuína São Geraldo, EBMQUINTTO, Eletromidia, Fortes Tecnologia, Mulato, Sobral Indústria Gráfica, Somapay, Terravista 360 e Unimed Fortaleza.

O fundador do Nosso Meio, Fernando Hélio Martins Brito, esteve presente na cerimônia de abertura e apresentou o calendário de eventos programados para este ano, pela plataforma de comunicação especializada em negócios. Após a solenidade, a sócia da PwC Brasil, Helena Rocha subiu ao palco para apresentar a 28ª CEO Survey – A reinvenção batendo à porta, pesquisa realizada pela consultoria global PwC com mais de 4.700 líderes empresariais de mais de 100 países.

Helena Rocha iniciou sua apresentação com o salto de confiança entre os CEOs no Brasil, com 68% acreditando na retomada da economia global, um salto de 32% em comparação com os 36% registrados no período anterior. O número é 10% maior que a média global, com 58% dos líderes empresariais apostando em um cenário de aceleração para o crescimento global. Helena também apontou a reinvenção (45%) como a tendência da vez dentro das empresas, que, dentre suas principais ações, buscam uma nova base de clientes (51%) e desenvolvem produtos e serviços inovadores (47%).

Em relação a Inteligência Artificial Generativa, a sócia da PwC Brasil demonstrou que expectativa de aumento da lucrativa com a nova tecnologia supera em 9% a média mundial, com 55% dos líderes empresariais brasileiros otimistas em relação aos 46% do globo. “Essa IA é utilizada principalmente nos processos de Jornada do Cliente, para entender as dores dos consumidores e entregar valores”, afirma Helena.

Foto: JCD Produções

As empresas brasileiras também estão buscando novos setores nos últimos cinco anos, com 39% dos executivos brasileiros que realizaram esses movimentos (34% no mundo) relatando que eles representaram 20% ou mais da receita da empresa no período.

No cenário mundial, Helena destacou o Brasil entre os três países mais otimistas com as perspectivas locais, com 73% dos líderes empresariais acreditando no crescimento dos negócios. Os Estados Unidos, o México e a Argentina foram considerados como os mercados mais importantes para o Brasil pelas lideranças empresariais do país. Em contrapartida, o Brasil desperta o interesse do México, da Espanha, dos Estados Unidos, da Irlanda e dos Países Baixos.

Helena Rocha também discutiu a respeito das principais ameaças para os líderes mundiais no Brasil e no mundo. No cenário nacional, a falta de mão de obra qualificada liderou o ranking, sendo apontada por 30% dos executivos. Globalmente, a preocupação maior é com a instabilidade macroeconômica, com 29%.

Ao final de sua apresentação, Helena respondeu perguntas do mestre de cerimônias e diretor da AD2M Comunicação, Mauro Costa, e de Fernando Hélio. Entre os temas questionados, estavam a reputação das empresas perante seus clientes, a qual Helena Rocha fez questão de destacar o aumento do consumo consciente entre as classes C e D.

“O consumidor C e D também busca reputação nas marcas. Ele também busca está correto nas suas opções de consumo, mesmo com suas restrições financeiras. Eles estão dispostos a pagar mais em marca A ao invés de marca B se ela estiver mais alinhada com uma razão social válida”, pontuou.

Confira as fotos do evento AQUI