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ICC anuncia unificação de suas marcas e agora passa a se chamar Rede ICC Saúde

Por Redação

12/05/2025 11h34

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A mudança foi desenvolvida em parceria com a agência Acesso Estratégia Criativa que assina a estratégia de unificação, posicionamento e nova arquitetura da rede

O ICC agora passa a ter um novo nome e posicionamento atualizados: Rede ICC Saúde. A mudança marca um novo capítulo na história da instituição. O trabalho é resultado de um projeto robusto de
diagnóstico e planejamento, que teve como ponto de partida a necessidade de representar, com mais clareza e força, todos os negócios da holding sob uma marca unificada.

Durante o processo de imersão conduzido pela agência Acesso Estratégia Criativa, ficou evidente que o antigo nome já não refletia a complexidade do grupo, que hoje atua com hospitais, operadora de saúde, centro de inovação, laboratório de genética, programas educacionais e projetos sociais. A partir dai a agência pensou uma marca institucional ampla, estratégica e preparada para comunicar o presente e sustentar o futuro da organização.

“Planejar o posicionamento de marca e a comunicação do ICC neste novo momento foi um processo que exigiu muita imersão para entender as peculiaridades de cada marca e os aspectos afetivos de sua história, equilibrando racional e emocional, sem descaracterizar quem a marca é e como quer passar a ser percebida”, comenta Camilla Bracioli, Planner da Acesso Estratégia Criativa.

Foi assim que nasceu o nome Rede ICC Saúde, um decodificador que traduz, de forma clara e acessível, a nova dimensão da organização. Com ele, também criou-se um conceito capaz de abraçar toda essa diversidade de negócios e causas: a tagline “Todo cuidado cabe aqui”. Uma frase que sintetiza a essência da marca e funciona como base para narrativas que envolvem seus hospitais, farmácia, laboratório, projetos sociais, centro de inovação e serviços de saúde integrada.

“Nosso desafio criativo era traduzir em imagem, palavra e conceito tudo o que o ICC representa hoje, sem perder a força do que já foi. A Rede ICC Saúde nasce como um novo nome, mas carrega um legado de 80 anos. Cada peça da campanha foi pensada para refletir essa transição: uma marca que cresce, se expande e continua cuidando, agora com ainda mais clareza e propósito”, afirma Matheus de Sena, Coordenador de Criação da Acesso Estratégia Criativa.

“Traduzir 80 anos de uma instituição como o ICC exigiu mais do que criatividade — foi preciso sensibilidade, profundidade e estratégia. Desde a imersão no negócio até a definição da nova identidade visual, cada etapa foi pensada para refletir o real papel do ICC como uma rede de cuidado completa. A campanha que criamos não apenas celebra a história da instituição, mas inaugura momento de marca. A tagline ‘Todo cuidado cabe aqui’ sintetiza isso com força e simplicidade: ela transmite, em poucas palavras, a abrangência, a empatia e a conexão que definem o ICC hoje. É uma frase que carrega um legado, mas também aponta para o futuro”, compartilha Rodne Torres, Sócio e Diretor de Criação da Acesso Estratégia Criativa.

Essa estratégia foi divulgada através da campanha de 80 anos, o primeiro grande marco público desse novo momento institucional para a instituição. Com filme, peças digitais, conteúdos informativos e materiais de marca, a campanha apresenta a Rede ICC ao mercado de forma integrada, emocional e inspiradora.

Dentro dessa dinâmica, a agência também estruturou uma nova arquitetura de marca híbrida, idealizada para dar clareza à hierarquia entre a marca institucional e suas derivadas, respeitando a identidade de cada unidade, mas conectando todas sob uma mesma proposta de valor.

“Construir esse projeto ao lado do ICC foi um exercício de profunda escuta e alinhamento. Nosso papel foi garantir que cada etapa, do planejamento à execução, traduzisse o propósito da marca com clareza, sensibilidade e coerência. Mais do que entregar uma campanha, entregamos uma plataforma estratégica que prepara a Rede ICC para crescer com consistência e impacto nos próximos anos”, comenta Luciana Junqueira, Sócia e Diretora de Operações da Acesso Estratégia Criativa.

“Posicionar uma instituição que é motivo de orgulho para todo o Ceará nos honra profundamente, e reforça a imensa responsabilidade que assumimos. Foram meses de levantamento, análise de dados e alinhamento com as lideranças internas. É muito gratificante ter um cliente que valoriza e cumpre cada etapa metodológica para alcançarmos esse resultado”, conclui Ana Celina Bueno, Sócia Fundadora e CEO da Acesso Estratégia Criativa.

Confira:

Ficha Técnica:

Equipe Acesso no projeto
CEO: Ana Celina Bueno
Direção de Criação e Planejamento Estratégico: Rodne Torres
Diretora de Operações e atendimento: Luciana Junqueira
Criação: Rodne Torres, Matheus de Sena, Breno Barroso, Felipe Cavalcante, Adones Cardoso,
Janaina Flor
Copy e Conteúdo Digital: Janaina Flor, Auri Freire
Planejamento Estratégico: Camilla Bracioli, Mateus Lima
Executivo de Contas: Tom Brito, Adriano Franco
Mídia: Tiago Diógenes, Luiza Rocha, Daniel Costa
Produção: Pammela Saraiva
Produtora de Vídeo: Criativo Gato Preto
Produtora de Áudio: Buzzina