Confira entrevista exclusiva do presidente do Conselho de Administração do Grupo Edson Queiroz para o Nosso Meio
A CDL Jovem de Fortaleza tem realizado uma série de eventos para comemorar os 20 anos da entidade. Na programação está o almoço empresarial, um tradicional evento que reúne associados e grandes personalidades empreendedoras do Estado. Igor Queiroz Barroso, presidente do Conselho de Administração do Grupo Edson Queiroz, foi o convidado desta tarde para compartilhar sua experiência com os promissores nomes do mercado cearense. O encontro aconteceu no auditório Gervásio Pegado da CDL Fortaleza, conduzido por Aline Felix, esposa do convidado e ex-presidente da CDL Jovem na gestão de 2002–2004.
“A ideia é convidar ex-presidentes da casa para revivermos o almoço empresarial sob uma outra perspectiva. A Aline Félix já presidiu nossa casa e irá comandar a tarde de hoje. Assim, ela convidou o Igor Barroso para acrescentar mais um elemento nesse bate-papo”, explica o presidente da CDL jovem, Roberto Leite.
Liderança, novos modelos de gestão, desafios, estratégia, posicionamento de mercado, pandemia, impactos na economia e muitos outros temas foram pautados no evento.
Confira entrevista exclusiva de Igor Queiroz Barroso ao Nosso Meio:
NM: Os últimos meses trouxeram muitas mudanças estruturais ao Grupo Edson Queiroz. Transição da gestão familiar para uma gestão executiva, Esmaltec foi colocada à venda, houve a aquisição de novos negócios, como parte da Liquigás e a divisão de águas minerais da Nestlé Waters. Para onde apontam essas mudanças?
Igor Barroso: Mudanças ocorrem, é natural. Apareceram oportunidades de negócio e nós estávamos preparados para garantir esses avanços no mercado de energias, por exemplo. Se eu tenho uma distribuidora de gás liquefeito de petróleo (GLP), o natural é eu buscar expandir o segmento e agregar ainda mais valor ao nosso portfólio. É assim que vamos ganhando espaço, avaliando os investimentos em cada setor e garantindo inovação e renovação ao Grupo.
NM: Em 2019, o Grupo Edson Queiroz teve o melhor resultado dos últimos 20 anos. Enquanto presidente do Conselho de Administração do GEQ, a que você atribui esse resultado? Uma nova presidência de gestão executiva externa cai bem diante desse contexto?
Igor Barroso: Na gestão do ex-presidente Abelardo Rocha, trabalhamos intensamente na Governança Corporativa, além da ampliação da estrutura profissional da companhia, com renovação de quadros, sistemáticas de gestão por resultados, aquisições de novos negócios e uma nova composição do Conselho de Administração. Foram passos importantes para alcançarmos esse patamar. Sobre a gestão executiva externa, entendo que é a solução mais viável para pensar a expansão de uma empresa com característica familiar. É uma visão imparcial posicionada a partir de uma análise de mercado com decisões mais assertivas, por isso tenho total confiança no novo presidente Carlos Henrique Stella Rotella.
NM: Quanto ao cenário imposto pela pandemia, o que foi mais desafiador para o setor empresarial?
Igor Barroso: Os novos desafios são muitos e envolvem os gestores de forma central. Gestão de tempo e pessoas, adesão de novas tecnologias, jornada de trabalho adaptadas ao home office, tudo isso pôs em questão nossa capacidade de adaptação e flexibilidade. É uma reestruturação do mundo corporativo para avançar e superar as adversidades. Acredito que o jovem empresário precisa acompanhar esse novo ritmo do mercado para se sobressair.
NM: Recentemente, você conquistou a Medalha do Mérito Industrial, homenagem prestada pela FIEC, reconhecimento pelos mais de 20 anos dedicados ao GEQ e iniciativa de cunho social. Onde mais Igor Queiroz Barroso deseja chegar?
Igor Barroso: Eu sou um empresário socialmente responsável. Verdadeiramente, meu desejo é ampliar o alcance do trabalho desenvolvido pelo Instituto Myra Eliane, entidade sem fins lucrativos voltada para o incentivo à educação da qual sou fundador. Quero chegar aos 184 municípios do Ceará com a tecnologia social para estimular e garantir educação. Faz parte de uma filosofia indiana desenvolvida pelo educador Sathya Sai, que relaciona o ensino com valores humanos como amor, paz, retidão, verdade e não-violência. Já chegamos a 17 municípios e tenho muita vontade de fortalecer ainda mais essa corrente.
NM: Por fim, fazendo um balanço das conquistas e passos dados na carreira, o que mais traz orgulho até hoje?
Igor Barroso: O Instituto Myra Eliane realmente é um grande sonho para mim. É meu maior motivo de orgulho e realização. Prêmios e títulos são só a consequência de um trabalho compromissado com a sociedade, não me servem como trampolim para outras áreas, como a política, por exemplo. Sou também muito honrado de ter servido Yolanda e Airton Queiroz, pessoas que me inspiram até os dias de hoje.
Saiba Mais sobre o empresário Igor Queiroz Barroso
Nasceu em Fortaleza em 1972, filho de Myra Eliane e Regis Barroso. Herdou a visão empresarial de seu avô materno Edson Queiroz, fundador do Grupo Edson Queiroz, e carrega em seu DNA o legado intelectual e político de seu avô paterno, Parsifal Barroso, ex-governador do Estado. É graduado em Administração de Empresas e Contabilidade, com MBA Executivo Global — OneMBA e tem mestrado em Ciências Políticas pela Universidade de Lisboa. Acumula experiência profissional em empresas nacionais e multinacionais e já soma mais de 20 anos no Grupo Edson Queiroz. É presidente do conselho administrativo do GEQ e fundador do Instituto Myra Eliane, instituição de educação infantil baseada em valores humanos.
Na última quinta-feira (09), Igor Queiroz Barroso foi agraciado com a Medalha do Mérito Industrial, mais alta honraria concedida pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) àqueles que contribuem com o desenvolvimento da indústria cearense. A solenidade também celebrou os 70 anos da FIEC.
Ciclo 20 anos da CDL Jovem
A CDL Jovem Fortaleza está promovendo semanalmente atividades para celebrar os 20 anos e fortalecer o jovem empresário no Ceará. O próximo almoço empresarial acontece no dia 28 de setembro, com Pedro Ivo Frota, executivo da empresa de tecnologia Ibyte. Em outubro, para marcar o Dia da Criança, o Iprede receberá os associados da CDL Jovem Fortaleza, que estimulará uma ação social para contribuir com o trabalho da entidade. Além disso, entre 19 e 23 de outubro, acontece a missão empresarial com destino a Manaus (AM), que visa integração e visita técnica em empresas da capital amazonense.
Confira também:
- Filme do Grupo Edson Queiroz está entre os mais acessados do país com 800 mil visualizações
-
Dia da Televisão: meio século de informação e entretenimento no Ceará