Influência

Ilustradora cearense ganha concurso nacional do Spoleto

Por Redação

15/11/2022 11h33

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Desde 2016 o Spoleto realiza o concurso cultural, no qual o público tem a possibilidade de enviar suas artes para votação por meio digital. Os artistas devem seguir o regulamento e o tema que muda a cada ano. As artes são julgadas por um júri especializado, composto por artistas plásticos, designers e profissionais ligados à gastronomia. Depois de selecionadas, as artes ficam disponíveis para voto popular. As oito obras mais votadas ganham o concurso e suas artes são estampadas em pratos e vendidas em todos os restaurantes Spoleto do Brasil.

 

Pelo segundo ano, primeiro em 2019, a ilustradora cearense Tamires de Lima, também conhecida no Instagram como @ilustratam, ficou entre os ganhadores no concurso de pratos do restaurante de massas italianas Spoleto. Foram enviadas duas artes e as duas foram selecionadas.

O tema do concurso foi ‘Estampas da Natureza’ e a primeira ilustração que criou, intitulada de ‘Jardim Secreto’, foi inspirada na ideia de aprofundar-se dentro de si, encontrar o jardim interior, plantar, cultivar e deixar florescer. A segunda ilustração, intitulada de ‘Minha gaiola é a imensidão do mundo’, foi inspirada em um trecho do poema ‘O pássaro cativo’ de Olavo Bilac. Essa segunda arte também é sobre liberdade, lar e aconchego.

Tamires de Lima Pereira, tem 26 anos e é natural de Fortaleza, Ceará. Se formou em Design de Moda em 2016 e trabalha como artista freelancer desde 2019, com diversos projetos nacionais e internacionais, ilustrando livros, produtos e retratos. É apaixonada em poder transmitir emoções e contar histórias através dos desenhos, sejam eles elementos botânicos, personagens ou cenários. O seu trabalho gira em torno principalmente da feminilidade e natureza.

Tamires conta que se identificou muito com o tema do concurso desse ano:

“Uma das coisas que mais gosto de desenhar e que estão muito presentes nas minhas artes são elementos florais. E quando vi que o tema era ‘Estampas da Natureza’ fiquei muito animada pra participar! Eu adoro ilustrar personagens femininas rodeadas de padrões da natureza.” 

O grande desafio da produção das artes foi encontrar um equilíbrio entre a composição e as cores envolvidas.